segunda-feira, março 18, 2024

Crítica | O Preço da Verdade – A História Real da Água Contaminada nos EUA

Em tempos de água contaminada no Rio de Janeiro, a estreia de ‘O Preço da Verdade’ nos faz refletir sobre como as medidas adotadas lá e aqui foram (e continuam sendo) terrivelmente diferentes.

Baseado em fatos reais, o longa conta a impressionante história da pequena cidade de Parkersburg, onde uma poderosa empresa, DuPont, se instalara e vinha despejando dejetos tóxicos de maneira inapropriada nos rios da região, além de a DuPont enterrar produtos químicos que, em pouco tempo, também contaminaram o solo. Um dia o fazendeiro, Wilburt Tennant (o ótimo Bill Camp) contacta o advogado Robert Billiot (o famoso Hulk, Mark Ruffalo) e pede seu auxílio. O que de início parecia apenas uma ajudinha para um morador local rapidamente se transforma numa das maiores ações judiciais contra uma poderosa empresa estado-unidense, literalmente encabeçada por um único (e corajoso) advogado.

dar

A história de ‘O Preço da Verdade’ é melhor do que as atuações apresentadas ou que seu título em português. Com exceção de Bill Camp, todo o resto do elenco parece estar dessintonizado, como se não tivessem tido preparação ou orientação em conjunto. Mark Ruffalo passa o filme inteiro com cara de sofrimento, o que não ajuda quando seu personagem de fato sofre no longa; Anne Hathaway, que é anunciada como um dos principais nomes do longa, na verdade faz uma figuração de luxo, e até metade do filme seu rosto sequer aparece na telona; o resto do elenco masculino anunciado faz o que tem que ser feito, sem oferecer nada além do básico.

Porém, como falamos, o principal destaque é a história absurda de ‘O Preço da Verdade’: o fato de a empresa DuPont ter contaminado toda uma cidade com um composto químico chamado C-8 (carbono 8, ou seja, 8 moléculas de carbono agrupadas), que eles convenientemente mudaram de nome nos relatórios e chamaram de PFOA para disfarçar. Para vocês terem uma noção, o C-8 é um bioacumulador, uma substância que entra no organismo do ser humano ou do animal e fica nele para sempre! É, é isso mesmo. Como sintoma, há o endurecimento dos dentes, que a médio prazo ficam pretos, o enlouquecimento de animais e o desenvolvimento de nove tipos diferentes de câncer no organismo humano. O C-8 é um ácido químico não regulado, fortemente monitorado hoje em dia pelo governo dos EUA.

anne

O processo iniciado por Tennant e Billiot levou quase vinte anos nos tribunais, e expandiu para mais de três mil casos diretamente atingidos pela imprudência da DuPont. E sabem onde o C-8 pode ser encontrado desde aquela época? Em quase tudo que usamos: o C-8 é o composto químico base do teflon – a tecnologia que permite as panelas serem antiaderentes. Ou seja, comemos C-8 desde sempre, e ele basicamente está presente no organismo de todo ser humano do planeta, tendo a gente consumido o ácido direta ou indiretamente ao longo de nossas vidas. Legal, né?

Em tempos de contaminação do lençol freático carioca, que há mais de um mês vem recebendo água suja para consumo humano, é doloroso ver como uma situação semelhante foi tratada nos EUA (com ações judiciárias milionárias) e como tem sido no Rio de Janeiro (com o presidente da Cedae falando que a água está apta para consumo, só não está confortável). Filmes como esse nos fazem abrir os olhos não só sobre os perigos das multinacionais preocupadas unicamente com o lucro e não com o meio-ambiente, mas também sobre como o nosso país não se preocupa nem um pouco com os recursos naturais e com a própria população brasileira.

O Preço da Verdade’ é exatamente o que o título anuncia: um filme que você vê para saber a verdade, porque ela precisa ser contada, mas que deixa uma tristeza profunda dentro da gente, afinal, esta verdade é terrível e, infelizmente, imutável.

Não deixe de assistir:

dark waters 1

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Em tempos de água contaminada no Rio de Janeiro, a estreia de ‘O Preço da Verdade’ nos faz refletir sobre como as medidas adotadas lá e aqui foram (e continuam sendo) terrivelmente diferentes. Baseado em fatos reais, o longa conta a impressionante história da pequena...Crítica | O Preço da Verdade – A História Real da Água Contaminada nos EUA