Crítica | O Retorno de Antígona: 38ª Mostra de Cinema de SP

NÃO FEZ JUS AO MITO

 

Típico filme que promete e não cumpre.  Se vocês lerem a sinopse do grego O Retorno de Antígona (Na Kathese Kai Na Koitas), podem pensar que se trata de uma obra com muitas camadas e de conflitos épicos! Antígona retorna para sua cidade natal e descobre que, por de baixo de um clima tranquilo, seus moradores vivem uma onda de violência e discriminação. Um círculo vicioso que permanece pela cumplicidade entre vítimas e perpetradores.

Ler o resumo pode passar a impressão de um filme interessante. Que nada, inocente! Até debate eleitoral é mais instigante do que isto. O diretor e roteirista Yorgos Servetas não consegue equilíbrio entre o esconder e o revelar, gerando desinteresse pela narrativa. Além do mais, a protagonista não possui empatia e nem passa credibilidade, dificultando a identificação com o público.

Enfim, um filme que não faz jus à carga dramática existente em Antígona, peça de Sófocles. Ao menos, em filmes assim, sempre podemos culpar o cara que fez a sinopse.

avatar do autor
Georgenor Franco Neto

Notícias

Jason Momoa quer estrelar filme SOLO do Lobo, mas com uma CONDIÇÃO

Em entrevista ao Collider, Jason Momoa ('Aquaman') revelou que...

10 séries para assistir com amigos e criar teorias mirabolantes!

Já imaginou maratonar algumas séries com seus amigos em...