quinta-feira, abril 25, 2024

Crítica | ‘SAWAYAMA’ é uma explosão musical exuberante e pessoal

Rina Sawayama não é um nome que você já ouviu por aí – mas deveria. Tendo lançado seu mini-EP ainda em 2017 e participado de algumas séries, a cantora, modelo e formada em Política começaria a investir na promoção de seu primeiro grande álbum de estúdio apenas no final de 2019, lançando um espetacular single que cairia nas graças do público e da crítica especializada. A música, intitulada “STFU!”, cultivaria altas expectativas para o début oficial de sua obra homônima – que ocorreu apenas há alguns dias e já se tornou um dos favoritos do ano. E não é por menos: a competente produção é simplesmente uma amálgama irreverente de inúmeros gêneros musicais, que desprendem-se de suas engessadas convenções para explodir em uma dançante, crítica e apaixonante jornada sinestésica.

‘SAWAYAMA’, como fica conhecido o CD, começa de um jeito bastante inesperado. Apesar de rotulado como o gênero pop – que faz sentido, considerando as canções promocionais -, as iterações se aproximam muito mais de um heavy metal e de um nu-metal vibrante, colorido, permeado por guitarras impactantes e rendições vocais que se assemelham à perfeição operística de Tarja Turunen e que rendem explorações diversas conforme nos deliciamos com treze irretocáveis faixas. “Dynasty” dá a abertura com um ressonante órgão antes de se dispersar em uma letra romântico-épica que cresce a cada nova batida e mergulha numa atmosfera dark e envolvente após o primeiro refrão. Logo de cara, percebemos que a iteração entra em uma teatral contradição com “Snakeskin”, balada que se constrói apenas através do piano e dos sintetizadores muito bem colocados.

Diferente de outros artistas, que já vêm há algum tempo canalizando seus esforços para homenagens diversas às últimas décadas do século passado, Rina opta por se estender apenas uns anos no passado, destinando sua inspiração aos anos 2000 e ao potente R&B que dominava as rádios e as paradas – mas é claro que ela não faz algo esperado: em “XS”, ela transforma o estilo em questão em uma experiência única que transgrede basicamente tudo que se conhece: a cantora e compositora imprime acordes do rock em colaboração à melodia das tubulares baterias e do violão, além de fundi-la a mudanças bruscas de tempo e de progressão que são um deleite para os ouvidos. O mesmo acontece na supracitada “STFU!”, que une a rebeldia da guitarra com uma dramática unilateralidade dos versos.

Sawayama parece brincar com o que tem: ela nos transporta a uma espécie de karaokê no meio das ruas com a kawaii “Paradisin’”, que nos dá uma sensação propositalmente infantiloide pelo uso de elementos próprios do mundo dos games e de uma repetição constante dos acordes e de sua tecedura – tudo isso em contradição com uma divertida história de amadurecimento; na clubby “Comme Des Garçons (Like The Boys)”, sente-se confiante o bastante para voltar a um synth-pop noventista mascarado com aspectos do avant-industrial e um chorus simplesmente maravilhoso que é premeditado desde o começo; no ato final, entrega-se ao hino de superação “Who’s Gonna Save U Now?”, colocando-o de modo bastante sagaz como uma apresentação ao vivo que apenas aumenta sua sensação de triunfo.

Enquanto “Akasaka Sad” pode passar despercebida em meio a outras produções mais mercadológicas e instigantes, a track merece maior atenção e reconhecimento por ser a mais pessoal de todo o CD. Novamente, Rina nos guia através de um escopo instrumental marcado por sintetizadores e bastante upbeat, deixando suas reais intenções atrás de um significado familiar que atravessa gerações e até mesmo serve como análise antropológica. Nessa faixa, Sawayama explora sua descendência japonesa e a imigração para Londres aos cinco anos de idade, percebendo, anos depois, que sente-se alheia aos dois locais, criando um lugar chamado Akasaka Sawayama (que faz alusão ao palácio Akasaka, no Japão, que abriga os visitantes do Estado), que estende suas raízes para a mãe e para o pai.

Pouco depois, ela volta a entender a si mesma com um autodescobrimento bastante singelo em “Love Me 4 Me”, que ergue-se sob um pop-rock influenciado tanto pelas frases motivacionais da lendária RuPaul e dos sintetizadores cíclicos dos anos 1980 (mantendo relações dialógicas até mesmo com Michael Jackson), sem deixar isso muito claro. Na verdade, a artista é cautelosa em demasia e, num complexo universo que cria dentro do CD, coloca sua identidade única do mesmo modo que cultiva uma ambiência cotidiana e relacionável o bastante. Em outra esfera, ela não deixa construções mais lentas de fora, entregando joias lapidadas como a exuberante “Chosen Family” ou a nostálgica “Bad Friend”.

Não deixe de assistir:

‘SAWAYAMA’ segue o caminho de revitalização da música mainstream e indie e equipara-se a tantos ótimos álbuns lançados em 2020. Rina, por sua vez, mostra-se como um nome que tem muito a oferecer nos próximos anos, talvez representando um futuro brilhante para a esfera fonográfica: suas habilidades criativas são invejáveis e aplaudíveis em todos os sentidos – conseguindo enterrar os poucos deslizes do álbum em performances implacáveis.

Nota por faixa:

  • Dynasty – 4/5
  • XS – 5/5
  • STFU! – 5/5
  • Comme des Garçons (Like the Boys) – 5/5
  • Akasaka Sad – 5/5
  • Paradisin’ – 4,5/5
  • Love Me 4 Me – 4/5
  • Bad Friend – 4,5/5
  • Fuck This World (Interlude) – 4,5/5
  • Who’s Gonna Save U Now? – 5/5
  • Tokyo Love Hotel – 4,5/5
  • Chosen Family – 5/5
  • Snakeskin – 5/5

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Rina Sawayama não é um nome que você já ouviu por aí – mas deveria. Tendo lançado seu mini-EP ainda em 2017 e participado de algumas séries, a cantora, modelo e formada em Política começaria a investir na promoção de seu primeiro grande álbum...Crítica | 'SAWAYAMA' é uma explosão musical exuberante e pessoal