Há uma linha muito tênue entre a curiosidade e a idolatria, entre o foco e a obsessão, e entre a realidade e a imaginação. Quando essa linha fina que separa estes dois polos opostos se rompe, não é mais possível ter qualquer controle sobre si mesmo ou sobre a sua vida. No limite da tensão entre estes elementos antagônicos, estreia este final de semana na Amazon Prime o thriller apimentado ‘The VoyersObservadores’.

Pippa (Sydney Sweeney) e Thomas (Justice Smith) são um casal muito apaixonado que acabam de se mudar para o seu primeiro apartamento, onde vão morar juntos pela primeira vez. Tudo é um mar de rosa para este casal até eles perceberem que pela janela conseguem ver absolutamente tudo que se passa no apartamento do seu vizinho do prédio em frente. Então os dois começam um passatempo de observar a rotina do casal vizinho: o fotógrafo bonitão (Ben Hardy) e a esposa misteriosa (Natasha Liu Bordizzo). Aos poucos o que era uma mera curiosidade inicial vai se tornando uma verdadeira obsessão para Pippa, e o enorme interesse que ela constrói sobre a vida de seus vizinhos começa a ameaçar o seu próprio relacionamento com Thomas.

Escrito e dirigido por Michael Mohan, ‘Observadores’ toca em um ponto comum a todo ser humano: a curiosidade. Com isso o filme imediatamente se conecta com o espectador, pois nos reconhecemos – ainda que com um pinguinho de culpa por isso – nos protagonistas e suas incontroláveis vontades de observar a vida alheia. De uma forma curiosa, porém, o filme até acende o alerta sobre a fragilidade que é essa tal privacidade a qual a maioria das pessoas preza – e acha que possui – mas, no fim das contas, nossos dados, nossas intimidades são mais públicas do que as ruas.



O filme percorre um caminho interessante pelos diferentes gêneros cinematográficos. Começamos com o romance bem no início, que rapidamente é substituído pelo drama e o suspense, à medida que os protagonistas vão mergulhando no universo de seus vizinhos; em seguida o suspense dá lugar à obsessão, que tenciona a atmosfera do longa, fazendo com que a gente prenda a respiração pois sabemos que naquela ladeira em que estamos descendo fatalmente alguma coisa dará errado – e muito errado. E, quando menos esperamos, uma sequência de plot twists acelera o ritmo da produção com elementos muito mais pesados e inesperados até mesmo para o espectador mais assíduo desse gênero de filme.

Aproveite para assistir:

Não bastasse ‘Observadores’ ser um bom thriller, ele ainda possui uma peculiar fotografia, que, somada à uma montagem e à uma edição certeiras, confere um aspecto belo dentro desse contexto bizarro, além de acelerar o ritmo nos momentos certos nos quais sentimos nosso coração bater um pouco mais rápido, quebrando a adrenalina em que os personagens estão se jogando.



Observadores’ é o melhor suspense lançado esta semana, lembrando clássicos como ‘Louca Obsessão’ e ‘Dormindo com o Inimigo’. Com uma pitadinha erótica que provoca a libido, é um thriller bem construído com uma história provocante e que ainda deixa um resquício de paranoia na cabeça do espectador.

Comentários

Não deixe de assistir: