sábado, abril 27, 2024

Crítica | Tire 5 Cartas – Lilia Cabral Vive Taróloga Trambiqueira em Comédia Almodovariana

Um dos gêneros que mais atrai público aos cinemas brasileiros é a comédia – mais especificamente a comédia protagonizada por mulheres, que enfrentam uma jornada de aprendizado, trazendo ensinamento aos espectadores através do entretenimento. Esse é provavelmente um dos melhores métodos de diálogo com o grande público consumidor de cinema. Talvez por isso vira e mexe as produtoras busquem trazer novas histórias com essas características, tal como o grande lançamento brasileiro da semana, a comédia nacionalTire 5 Cartas’.

Fátima (Lilia Cabral) é uma mulher que saiu de São Luís, no Maranhão, para viver seu sonho de se tornar uma grande cantora na capital do Rio de Janeiro. Porém, o sonho foi frustrado e sua vida se tornou uma sequência de trambiques, organizados por ela e seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian), que, quando não está ajudando a esposa a enganar os clientes durante a leitura das cartas, está trabalhando como cover fajuto de Sidney Magal. Certo dia Fátima recebe uma inesperada visita de um cliente suspeito, que acaba deixando em cima da sua mesa um valioso anel de esmeralda. Fátima, então, acha que essa será a grande virada de sua vida. Ao mesmo tempo, ela recebe uma surpreendente ligação de sua irmã, comunicando o falecimento de uma pessoa que deixara a mansão como herança para as duas. Diante da reviravolta em sua vida, Fátima e o marido decidem voltar a São Luís atrás dessa herança, mesmo que isso signifique encarar velhas desavenças do passado.

Gravado em sua maioria no próprio São Luís, em cerca de uma hora e meia o espectador é convidado principalmente a se deslumbrar com a deliciosa paisagem da capital maranhense. A fotografia é um dos principais pontos fortes do filme, demonstrando as fortes influências almodóvarianas do filme de Diego Freitas (‘O Segredo de Davi’), numa estética bastante colorida imprimida à personagens bastante demarcados, que remetem a uma espécie de releitura contemporânea do clássico ‘O Cortiço’, de Aluísio Azevedo. O elenco inclui nomes luxuosos como Giulia Bertolli, Sérgio Malheiros, Gabriel Godoy, Allan Souza Lima, da influencer Thaynara OG e da cantora Alcione.

Com um humor inocente voltado para o grande público, ‘Tire 5 Cartas’ é uma comédia bem dirigida e finamente estrelada por Lilia Cabral e Stepan Nercessian, afinados na medida certa com tiradas sagazes e rápidas, assumindo a responsabilidade do protagonismo com desenvoltura. Destaque para Thaynara OG, que ganhou espaço para sua personagem carismática e demonstra potencial artístico para as telonas.

A produção de Joaquim Haickel e Elisa Tolomelli é um filme que atende à toda a família, demonstrando, justamente, as imperfeições da vida comunitária de um casarão e seus inquilinos disfuncionais. Mesmo com um momento inesperado e controverso de reviravolta na trama, ‘Tire 5 Cartas’ é um filme leve de risada mais leve ainda, com todo o potencial para ser desenvolvido em uma série de humor posteriormente.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Um dos gêneros que mais atrai público aos cinemas brasileiros é a comédia – mais especificamente a comédia protagonizada por mulheres, que enfrentam uma jornada de aprendizado, trazendo ensinamento aos espectadores através do entretenimento. Esse é provavelmente um dos melhores métodos de diálogo com...Crítica | Tire 5 Cartas – Lilia Cabral Vive Taróloga Trambiqueira em Comédia Almodovariana