terça-feira, abril 23, 2024

Crítica | Um Clássico Filme de Terror – Netflix entrega mais um terror tenebrosamente ruim

Filmes de terror italianos sempre foram uma grande referência no gênero, seja por suas fotografias vibrantes, trilhas sonoras marcantes ou sua violência brutal, essas produções deixaram sua marca e imprimiram suas identidades na indústria. É por este motivo que todos os fãs de horror estavam ansiosos com o lançamento do longa italiano ‘Um Clássico Filme de Terror‘, que prometia não apenas homenagear as obras dos mestres Dario Argento (‘Suspiria’), Lucio Fulci (‘Zumbi 2 – A Volta dos Mortos’) e Mario Bava (‘Mansão da Morte’), como também brincar com os clichês do gênero em um enredo enganosamente simples.

A trama acompanha cinco viajantes dividindo carona num motorhome para chegar a um destino comum. Durante a viagem, eles acabam se acidentando quando tentam desviar da carcaça de um animal morto na estrada. Ao recobrarem a consciência, eles se encontram no meio do nada. A estrada em que viajavam desaparece e há apenas uma floresta densa e impenetrável e uma casa de madeira no meio de uma clareira, dominada por um culto macabro.

Quando assistimos o trailer de ‘Um Clássico Filme de Terror‘, fica claro que podemos esperar de tudo, menos algo convencional. A abordagem é muito semelhante com ‘O Segredo da Cabana‘, que se vendia como uma clássica história de terror em uma cabana na floresta, mas a realidade era algo completamente diferente. Esse filme segue basicamente a mesma estrutura, porém, ‘Um Clássico Filme de Terror‘ não entrega o suficiente para manter nosso interesse até a grande “revelação”, e, quando ela finalmente acontece, sentimos que era preferível que o filme realmente tivesse seguido por um caminho “clássico”.

Apesar do filme apresentar alguns elementos intrigantes que nos fazem questionar o que realmente está acontecendo na história, não demora muito para a trama sair dos trilhos e perder o nosso interesse. Os personagens são mal aproveitados e despachados sem muita cerimônia ou resistência, enquanto o “mistério” principal é enfraquecido em detrimento de uma reviravolta abrupta que muda completamente nossa perspectiva do filme. É um desfecho que surpreende, mas não de forma positiva.

Um Clássico Filme de Terror‘ traz umas das reviravoltas mais bobas que já vi em uma produção do gênero. Além de desconstruir tudo o que tínhamos visto anteriormente, não faz o menor sentido no contexto geral da história. Para piorar a situação, o roteiro nunca se prontifica a explorar sua própria reviravolta e, quanto mais pensamos em todas as suas circunstâncias, mais ridículos e improváveis ficam esses acontecimentos.

Matilda Lutz, que esteve ótima no violento ‘Vingança‘, é outra fatalidade dessa produção. A atriz já se provou uma forte protagonista no gênero, mas infelizmente não tem material suficiente para se destacar – apesar de permanecer sendo um dos poucos pontos positivos nesse longa.

Muitos filmes de terror já usaram metalinguagem para fazer referências ao gênero, mas poucos realmente foram bem-sucedidos nessa proposta. Ao invés de fazer uma crítica inteligente como o clássico ‘Pânico‘, esse filme compromete sua identidade ao investir em um retalho de referências, clichês e conceitos que se apoiam em uma reviravolta infeliz, resultando em um terror decepcionante que pensa ser mais inteligente do que realmente é.

Não deixe de assistir:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Filmes de terror italianos sempre foram uma grande referência no gênero, seja por suas fotografias vibrantes, trilhas sonoras marcantes ou sua violência brutal, essas produções deixaram sua marca e imprimiram suas identidades na indústria. É por este motivo que todos os fãs de horror...Crítica | Um Clássico Filme de Terror – Netflix entrega mais um terror tenebrosamente ruim