sexta-feira, março 29, 2024

Curiosidades | ‘A Noiva Cadáver’, aclamada animação de Tim Burton, completa 16 anos!

Apesar de Tim Burton ter uma carreira relativamente irregular (afinal, é quase impossível esquecer controversos projetos como ‘Alice no País das Maravilhas’‘Sombras da Noite’), quando o famoso cineasta dá tudo de si, ele consegue criar maravilhas. E, felizmente, esse é o caso de ‘A Noiva Cadáver’.

A animação, lançada há dezesseis anos pela Laika Studios, conquistou o público ao trazer à vida uma fictícia vila vitoriana e focar no complexo relacionamento de Victor (Johnny Depp), um jovem estabanado que é visto com olhos tortos onde mora, e Emily, a personagem titular que volta dos mortos ao ser pedida em casamento por Victor. Trazendo também no elenco nomes como Emily WatsonRichard E. Grant, o filme foi aclamado pela crítica especializada e arrecadou quase US$120 milhões ao redor do mundo, além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Animação.

Para celebrar seu iminente aniversário, separamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.

Confira:

  • Os bonecos feitos para o filme tinham de 25 a 28 centímetros cada – e boa parte dos cenários era tão grande, que os animadores conseguiam realmente passar por eles sem muitos problemas.
  • O lendário compositor Danny Elfman, que já trabalhara com Burton em ‘O Estranho Mundo de Jack’, originalmente escreveu a música de Bonejangles e procurou por outro performer para cantá-la. Entretanto, por não conseguir encontrar ninguém, Burton pediu para que Elfman a interpretasse.

  • No filme, Albert Finney interpreta dois personagens. O papel foi dado a ele como um pedido de desculpas de Burton por não tê-lo escalado para o remake de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’, projeto a que estava atado como o Vovô Joe. Além disso, o diretor alegadamente ofereceu um papel a Sam Neill na animação, mas o ator o recusou.
  • Quando Victor está tocando o piano, ele inclina para trás e a placa de identificação do instrumento diz Harryhausen, em homenagem ao icônico animador em stop-motion Ray Harryhausen.
  • A produção do filme levou nada menos que 55 semanas109440 quadros individualmente animados para ser completada.

  • Bonejangles e a banda de esqueletos foram inspirados pelo desenho ‘A Dança dos Esqueletos’, de 1929, bem como por Cab Calloway e seu grupo, visto que apareciam em rotoscopia em diversos desenhos da personagem Betty Boop. Outras referências utilizadas foram Ray CharlesBill Robinson.
  • Mike Johnson, co-diretor da produção, falou que ele e Burton adotaram um tom mais orgânico para a produção: “em uma situação de co-direção, um dos diretores normalmente fica a encargo de uma sequência, enquanto outro toma conta de outra. Nossa abordagem foi mais orgânica. Tim sabia o que queria fazer com o filme em relação ao tom emocional e à história. Meu trabalho foi trabalhar com a equipe em uma base diária e deixar o filme o mais próximo possível do que eu achava que ele queria”.
  • Apesar de ter trabalhado na clássica produção ‘O Estranho Mundo de Jack’, em 1993, Burton entrou apenas como produtor executivo. Sua estreia na animação stop-motion ocorreu com ‘A Noiva Cadáver’, quase 15 anos mais tarde.
Black Widow, voiced by JANE HORROCKS, the Corpse Bride, voiced by HELENA BONHAM CARTER, and Maggot, voiced by ENN REITEL, in Warner Bros. Pictures’ stop-motion animated fantasy “Tim Burton’s Corpse Bride, also starring the voice of Johnny Depp.
PHOTOGRAPHS TO BE USED SOLELY FOR ADVERTISING, PROMOTION, PUBLICITY OR REVIEWS OF THIS SPECIFIC MOTION PICTURE AND TO REMAIN THE PROPERTY OF THE STUDIO. NOT FOR SALE OR REDISTRIBUTION.
  • No começo do filme, Victor solta uma borboleta presa através de uma janela. A sequência foi uma provável homenagem a ‘A Lenda do Cavaleir sem Cabeça’, adaptação também dirigida por Burton e estrelada por Depp. No longa, o protagonista Ichadod Crane liberta um pássaro cardeal pela janela de seu quarto.
  • A climática cena do duelo, em que o antagonista Barkis Bittern (Grant) bebe veneno, é referência direta à clássica peça trágica ‘Hamlet’, de William Shakespeare.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS