Keanu Reeves é um dos atores mais conhecidos da história do entretenimento e, apesar de ter vivido inúmeros papéis memoráveis no cinema, poucos deles chegam aos pés do personagem titular em John Wick.

Dirigido por Chad Stahelski em sua estreia como realizador, a história é centrada no protagonista epônimo, que parte em uma jornada de vingança contra os homens que invadiram sua casa, roubaram seu carro e mataram seu cachorrinho (último presente dado pela esposa recentemente falecida).

Trazendo no elenco nomes como Michael NyqvistAlfie AllenJohn LeguizamoIan McShane, a produção recebeu inúmeros elogios da crítica, fez um sucesso considerável de bilheteria e rendeu três sequências (a última com estreia marcada para 2022) e uma série spin-off que deve ser rodada em breve.

Para celebrar o sétimo aniversário do longa-metragem, que é comemorado amanhã, 19 de setembro, separamos uma breve lista com várias curiosidades de bastidores.



Confira:

Aproveite para assistir:

  • Segundo Reeves, ele performou nada menos que 90% de todas as acrobacias na produção.
  • Reeves aprendeu e memorizou a sequência de luta da balada no dia em que a cena foi filmada.
  • Quando Wick acorda com os russos em sua casa, a cena reflete um incidente similar que aconteceu com Reeves em 2014, no mesmo ano em que John Wick foi lançado. Reeves revelou que, em uma determinada noite, ele acordou com um perseguidor que invadira sua casa. O ator conversou calmamente com ele e ligou para a polícia na primeira oportunidade que teve. O invasor foi preso pouco depois pela polícia.

  • Gordura de bacon foi colocada no rosto de Reeves para atrair o cachorrinho e fazê-lo pular em seu rosto e lambê-lo.
  • No roteiro original, o personagem de John Wick foi escrito para um “homem de sessenta anos, aproximadamente”, interpretá-lo, visto a reputação fabulesca do protagonista. Porém, o chefe da Thunder Road PicturesBasil Iwanyk, foi contra a ideia, dizendo que, “em vez disso, vamos procurar por alguém que não seja literalmente velho, mas que seja veterano no mundo cinematográfico”.
  • O treinamento de Reeves para o papel incluiu armas e artes marciais. O ator treinou oito horas por dia durante quatro meses seguidos.



  • John Wick é referido como aquele que você pede para matar Baba Yaga. No folclore eslavo, Baba Yaga é normalmente representada como uma bruxa que vive em uma casa construída sob pernas de galinhas. Ela é caracterizada de uma forma assustadora, mas tende a ser mais enganadora do que horrenda. Mesmo assim, ela é conhecida por ajudar aqueles que têm o coração puro.
  • Em uma entrevista com o elenco, tanto Iwanyk quanto Reeves confirmaram que o total de mortes cometidas por John Wick no filme é de 84.
  • Allen, intérprete de Iosef Tarasov e responsável pela morte do cachorrinho de John Wick, visitou salas de banho públicas russas na cidade de Nova York para ajudá-lo com o sotaque do personagem.

  • Lance Reddick dá ida ao concièrge do Hotel Continental, cujo nome é Charon. Na mitologia grega, Charon corresponde a Caronte, o barqueiro do Hades (o submundo do mundo antigo). Nos contos, Caronte fornece passagem segura para o inferno em troca de um pagamento – motivo pelo qual Reddick coloca a moeda de ouro em seu bolso. John, de certo modo, está pagando para ser protegido.
  • A fachada do santuário do Continental é a mesma utilizada na sequência de troca em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge’, de 2012.
  • Segundo Stahelski e o produtor David Leitch, alguns dublês foram utilizados diversas vezes ao longo do filme. Para não deixá-los parecidos, eles mudavam o cabelo dos personagens. Logo, cenas com guardas e seguranças de cabelo e barba longos eram rodadas primeiro, enquanto as sequências com os homens carecas ou sem pelo eram deixada para o final.
Comentários

Não deixe de assistir: