quinta-feira, abril 25, 2024

Curiosidades | Os 8 anos de ‘Birdman’, aclamado drama estrelado por Michael Keaton

Alejandro González Iñárritu é um dos diretores mais famosos de todos os tempos e, caso você não tenha ouvido falar dele, provavelmente já ouviu falar de seus filmes – incluindo a ácida dramédia tour-de-force ‘Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’.

Lançado em 2014, a trama acompanha Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que, no passado, fez muito sucesso interpretando Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

O longa se tornou um sucesso considerável de bilheteria, ultrapassando os US$100 milhões mundialmente, e alcançou aclame crítico quase imediato, ganhando inúmeros elogios pela condução da obra, pelo roteiro, pelos aspectos estéticos e pela atuação do elenco protagonista e coadjuvante – além de levar quatro estatuetas do Oscar para casa, incluindo Melhor DireçãoMelhor Filme.

Em 2022, a produção completa 8 anos desde seu lançamento oficial e, pensando nisso, montamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.

Confira:

  • Pelo fato do filme ter sido tão cautelosamente ensaiado e rodado em sequência, a montagem demorou apenas duas semanas para ser finalizada.
  • Há apenas dezesseis cortes visíveis no filme inteiro.
  • Similar a como o Birdman de Keaton é reflexo em seu papel anterior como Batman, o personagem de Norton é uma paródia da reputação do próprio Norton por ser bastante abrasivo e difícil de se trabalhar.

  • A cena de Riggan correndo pela Times Square de cuecas foi rodada depois da meia-noite – logo, a quantidade de pessoas na câmera deveria ser limitada e a maioria das pessoas em cena eram extras contratados ou membros da equipe.
  • O traje do Birdman que Keaton utiliza foi feito a partir de um manequim de seu próprio corpo do filme ‘Batman’, de 1989.

  • Philip Seymour Hoffman era originalmente mencionado no roteiro como o ator que estava trabalhando em ‘Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1’. Depois de sua trágica morte por abuso de drogas, o roteiro mudou para Woody Harrelson, que estrela o mesmo filme.
  • ‘Birdman’ se tornou o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme a ter sido rodado inteiramente em formato digital. Antes de sua vitória, todos os outros vencedores haviam sido rodados total ou parcialmente em película.

  • Emma Stone, que conquistou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance, participou do filme durante uma pausa das gravações de ‘O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro’.
  • Nas próprias palavras de Iñárritu, o final do filme “veio em sonho” para ele.
  • A voz de Birdman, alter-ego de Riggan, é uma paródia da voz do Batman de Christian Bale na trilogia ‘O Cavaleiro das Trevas’, de Christopher Nolan.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS