sexta-feira, abril 26, 2024

David Cronenberg critica cultura do cancelamento: “É usada como uma arma”

O transgressor, visceral e aclamado cineasta David Cronenberg falou a respeito da chamada cultura do cancelamento, como também a tendência do movimento em sufocar a criatividade dos artistas.

Roteirista e diretor de obras-primas como ‘Scanners – Sua Mente Pode Destruir‘, ‘A Mosca‘ e ‘Videodrome – A Síndrome do Vídeo‘, Cronenberg disse a IndieWire que, embora alguns movimentos sejam responsáveis e justificados, perseguir pessoas por tweets e arte controversas é algo muito “stalinista”.

“Muitos artistas estão preocupados em dizer algo errado no Twitter ou serem cancelados. É algo meio stalinista de uma forma bizarra. Não é a mesma política, mas é sobre o que acontece, sobre ser inflexível e da falta de compreensão do que é arte. Você pega algo como o movimento MeToo, ver que é totalmente legítimo, mas também pode ser politizado e armado por pessoas que querem levar tudo ao extremo, e é isso que acontece nesse caso”, falou o cineasta.

Que completou: “Então, como você lida com isso? Acho que isso sempre acontece. Algo que tem valor é mal utilizado e usado como arma. Pode ser por vingança pessoal. Neste momento, há muitas pessoas correndo com medo”.

Veja nossa matéria sobre os 10 melhores filmes do diretor!

Cronenberg teve pouca experiência com a tal cultura do cancelamento em sua forma moderna e exacerbada pelas mídias sociais, mas há muito tempo enfrenta críticas pelo excesso de sangue e violência sobre as suas produções.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS