quinta-feira, abril 25, 2024

Detetive (Clue) volta em breve às telas | Relembre ‘Os Sete Suspeitos’ (1985), adaptação que se tornou cult

Os Sete Suspeitos é um clássico dos anos 80 e uma comédia bastante efetiva até hoje

Foi noticiado que a Fox Entertainment, em parceria com a Entertainment One (subsidiária da Hasbro), tem planos de adaptar o famoso jogo Detetive (Clue) para uma série animada, além de uma nova produção cinematográfica já estar sendo desenvolvida com direção de James Bobin (Os Muppets), roteiro de Rhett Reese (Zumbilândia) e Paul Wernick (Deadpool), e protagonizada por Ryan Reynolds e Jason Bateman. O passatempo de tabuleiro é um dos mais tradicionais do gênero e traz uma premissa básica fortemente inspirada em histórias de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle: um assassinato ocorreu em uma mansão durante uma festa e os jogadores devem descobrir aonde ele ocorreu, que arma foi usada e, o mais importante, quem matou.

Mesmo sendo um jogo de 1949 o produto é considerado como atemporal e, nas mãos certas, tem material para render uma narrativa interessante. Essa, no entanto, não será a primeira vez que o jogo receberá uma adaptação em outra mídia. Por volta de 1985 o diretor Jonathan Lynn lançou o filme Os Sete Suspeitos, este que se propunha a ser uma comédia de humor negro baseada no jogo Detetive.

Apesar da premissa ter alguns detalhes diferentes, ela segue em paralelo com a famosa sinopse: um grupo de sete desconhecidos, que nunca se viram na vida, recebem convites para um jantar em uma mansão isolada. A proposta, feita pelo sr. Boddy, é irrecusável pois cada um dos convidados está sendo chantageado por alguém e por algum motivo. Ao chegarem na mansão eles são recepcionados pelo mordomo, Wadsworth (em uma grande atuação de Tim Curry), e aí as coisas começam a dar errado com um assassinato.

Um dos grandes momentos da carreira do Tim Curry

Além da decisão narrativa e estética, no caso a mansão onde se desenrola o filme, a produção também opta por reutilizar o nome dos personagens do jogo em seu elenco. Na versão em tabuleiro, cada jogador escolhe um suspeito diferente que pode ou não ser o assassino; cada um deles é identificado por uma cor (Coronel Mostarda, Professor Black, Srta. Scarlet etc) e no filme acontece a mesma coisa.

De quebra, o roteiro ainda adiciona histórias prévias sobre esses mesmos suspeitos, os interligando, que servem como desculpas para comportamentos cômicos ou pela razão de estarem sendo chantageados. Isso ajuda bastante a diferenciar quem é quem, além de conferir personalidades, ainda que não muito profundas, que tornam aqueles personagens em algo mais do que conceitos originados do manual de instrução de um jogo.

Só que o grande diferencial que o filme traz, e é aquilo que o torna um pouco mais memorável, é seu final. Melhor dizendo, seus finais. O jogo original foi concebido para que houvesse sempre uma rotatividade do culpado\arma\local do crime, ou seja, nunca será propositalmente a mesma solução em duas partidas seguidas; o filme, tendo sempre em mente que é uma adaptação desse material não segue por um caminho tradicional de estabelecer um único e definitivo fim.

A variedade de finais em “Sete Suspeitos” serviu para dar uma vida um pouco mais longa à obra

Pelo contrário, foram gravados três finais para o filme e cada um desses finais foi exibido em cinemas diferentes; ou seja, cada plateia conheceu uma determinada conclusão em que um dos personagens era o assassino e isso rendia um último acontecimento. Esse tipo de narrativa variada seria usada anos mais tarde em Efeito Borboleta, por exemplo, em que dependendo da versão que se assiste é exibido uma conclusão.

Esse foi um detalhe que tornou essa comédia um exemplar um pouco mais lembrado na década de 80, mas a versão disponível atualmente no Prime Vídeo contém todos os finais lançados. Enfim, Os Sete Suspeitos é um filme que, mesmo não tendo grandes histórias por detrás das câmeras, é bem sucedido na única coisa em que ele se propõe a ser: uma boa comédia. A ambientação policial, somada a um elenco que tem Tim Curry e Christopher Lloyd em grande forma (além de por muito pouco não ter tido Carrie Fisher como Srta. Scarlett) contribuíram para o êxito final.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS