sexta-feira, abril 26, 2024

Dia Internacional contra a Homofobia | 10 recentes filmes LGBTQIA+ para conferir nos streamings

Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde removeu a homossexualidade da lista internacional de doenças, permitindo que a comunidade LGBTQIA+ desse um passo curto, porém significativo, na luta por direitos dentro de uma sociedade que, mesmo hoje, continua a usar argumentos falaciosos e impalpáveis para justificar um preconceito condenável.

Por essa razão, a data supracitada foi escolhida como a comemoração do Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, coordenando eventos mundiais que denunciem as violações dos direitos queer e a estimulação de projetos que acolham pessoas marginalizadas e que continuem a apostar fichas na necessária representatividade midiática, política e social.

Ainda que tenhamos evoluído consideravelmente desde as últimas décadas do ano passado, é notável como o caminho permanece longo – o Brasil, por exemplo, continua no topo do ranking de maior número de mortes LGBTQIA+ anuais, bem como outras formas de abusos físicos e psicológicos contra essa comunidade.

Pensando nisso e celebrando esse importante dia, o CinePOP preparou uma breve lista com dez recentes longas-metragens LGBTQIA+ para você conferir nos streamings e compreender a multiplicidade cultural dessa comunidade.

Veja:

RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (2019)

Onde assistir: Globoplay, Telecine

‘Retrato de uma Jovem em Chamas’ é mais uma obra-prima da diretora Célina Sciamma e, apesar de ter sido lançado ano passado no circuito internacional, chegou ao Brasil em janeiro de 2020. A trama é centrada em Marianne, uma jovem pintora na França do século 18, com a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais apaixonada por sua modelo.

AMMONITE (2020)

Não deixe de assistir:

Onde assistir: Apple TV+

‘Ammonite’ se passa em 1840 e é a história da caçadora de fósseis Mary Anning (Kate Winslet), que trabalha sozinha para uma companhia. Com seus dias de fama ficados para trás, ela agora procura por fósseis comuns para vender para turistas, com intuito de sustentar a si mesma e a sua mãe doente. Quando um homem rico lhe oferece um trabalho, Mary passa a criar laços com sua esposa, obrigando as duas mulheres a determinarem a verdadeira natureza de seu relacionamento.

TIO FRANK (2020)

Onde assistir: Prime Video

Ambientado em meados da década de 1970, ‘Tio Frank’ gira em torno de uma adolescente chamada Beth Bledsoe, que deixa sua cidade natal na zona rural do sul dos Estados Unidos para estudar na Universidade de Nova York, onde seu amado tio Frank é um reverenciado professor de literatura. Ela logo descobre que Frank é gay e mora com seu parceiro de longa data, escondendo o fato por anos. Após a morte repentina do pai, Frank é forçado a voltar para casa de sua infância, com relutância, para o funeral, e finalmente enfrentar um trauma do qual ele passou toda a sua vida adulta fugindo.

THE BOYS IN THE BAND (2020)

Onde assistir: Netflix

A Netflix acertou em cheio com a adaptação da adorada e premiada peça ‘The Boys in the Band’, reunindo-se com um time criativo e performático aplaudível para o longa-metragem. Na trama, em uma festa de aniversário na Nova York de 1968, um convidado surpresa e um jogo regado à bebedeira colocam sete amigos em uma espécie de acerto de contas, trazendo à tona sentimentos jamais revelados e verdades enterradas há muito tempo.

VOCÊ NEM IMAGINA (2020)

Onde assistir: Netflix

Um filme que tinha tudo para ser mais uma fórmula esquecível da Netflix se transformou em um ótimo e representativo tour-de-force adolescente. A trama traz Ellie, uma tímida e inteligente jovem que ajuda Paul, um atleta gentil, a conquistar o coração de uma garota popular. Entretanto, a improvável amizade entre os dois é colocada em xeque quando Ellie descobre que está apaixonada pela mesma garota.

SUPERNOVA (2020)

Onde assistir: Prime Video

É o auge do outono e o casal Sam e Tusker, que estão juntos há vinte anos, estão aproveitando o feriado e viajam através da Inglaterra em seu velho trailer para visitar amigos, família e lugares de seu passado. Desde que Tusker foi diagnosticado com demência há dois anos, suas vidas mudaram: ambos desistiram de seus trabalhos e planos para o futuro foram adiados. Seu tempo juntos é a coisa mais importante, agora. Conforme a viagem segue seu curso, entretanto, eles percebem que ideias individuais para o futuro começam a colidir. Segredos são revelados, planos privados vêm à tona e o amor que sentem um pelo outro é colocado em xeque. Eventualmente, eles são confrontados com a seguinte pergunta: o que significa amar um ao outro em virtude da doença irreparável de Tusker?

A VOZ SUPREMA DO BLUES (2020)

Onde assistir: Netflix

Negra, gorda e bissexual. Ma Rainey, a Mãe do Blues, é uma das figuras mais importantes da história da música – e ganhou sua homenagem neste ano com a adaptação da peça de August Wilson‘A Voz Suprema do Blues’, para a Netflix. Dirigido por George C. Woolfe, o longa apresenta a cantora e compositora como uma impetuosa personalidade que não abaixa sua cabeça para os homens brancos e que não pensa duas vezes antes de demonstrar suas paixões e seus interesses românticos.

EVERYBODY’S TALKING ABOUT JAMIE (2021)

Onde assistir: Prime Video

Estrelado por nomes como Max HarwoodRichard E. GrantSharon Horgan‘Everybody’s Talking About Jamie’ funciona como adaptação do aclamado musical da Broadway e da própria vida de Jamie Campbell. A história gira em torno de um adolescente de 16 anos de idade que enfrenta inúmeros preconceitos até resolver sair do fundo do poço e tornar-se uma drag queen de grande sucesso.

BENEDETTA (2021)

Onde assistir: Apple TV+

O longa de Paul Verhoeven narra a história real da freira Benedetta Carlini que foi julgada e condenada pela Igreja Católica por viver um caso de amor com outra freira em um convento, no século XVII. A produção concorreu à Palma de Ouro e ao Queer Palm, no Festival de Cannes 2021.

APRESENTANDO, NATE (2022)

Onde assistir: Disney+

Nate Foster, de 13 anos, é um garoto impopular que nutre fantasias vívidas de se tornar uma grande estrela musical da Broadway. No entanto, Nate não consegue nem mesmo um papel decente nas produções dramáticas de seu ensino médio, sendo escalado como uma árvore em vez do papel principal que ele deseja. Quando ele e sua melhor amiga Libby planejam uma viagem ousada a Nova York, sem o conhecimento de seus pais, para uma audição para Lilo & Stitch: The Musical, Nate pode estar prestes a realizar seu sonho de toda a vida. Mas, primeiro, ele tem que superar uma série de obstáculos cômicos que ameaçam sua aventura na Broadway com um desastre a cada passo em falso.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS