sábado, abril 27, 2024

Dica | ‘Aconteceu no Natal do Mickey’ é o filme subestimado perfeito para o natal

A véspera de natal é uma data extremamente tradicional na América Latina, em especial no Brasil. Por aqui, a data costuma marcar a reunião de familiares e, muitas vezes, é mais celebrada que o próprio natal. Por conta disso, esse clima natalino fica marcado pelos filmes típicos dessa época. A dica deste feriado é um especial que marcou minha infância e acabou se transformando em uma tradição natalina quase que sem perceber.

Lançado em 1999, Aconteceu No Natal do Mickey é uma coletânea de três aventuras com a ‘trindade’ da Disney. O filme dura aproximadamente uma horinha, construindo aquele clima natalino inocente para o público se ambientar. Cada um deles é estrelado por um núcleo icônico do estúdio. O primeiro é do Pato Donald, o segundo é do Pateta e, encerrando, o Mickey Mouse protagoniza uma aventura com seu cachorro e sua amada.

O primeiro conto é uma versão de Feitiço do Tempo (1993). Na história, Huguinho, Zezinho e Luisinho acordam na manhã de natal e tal qual toda criança, estão empolgados em abrir os presentes, encher o bucho com a ceia e brincar. Para eles, o verdadeiro significado é a diversão, enquanto Donald e Margarida tentam ensinar que é uma data sobre família e amor. No fim do dia, os meninos rezam à estrela para que todo dia seja natal. Milagrosamente, eles acabam ficando presos em um loop temporal. Mas o que parecia um sonho, logo se transforma em pesadelo. Afinal, ninguém merece viver o mesmo dia todo dia.

Dessa forma, depois de curtirem o natal de todas as formas possíveis, eles começam a enjoar da comida, de brincar todos os dias com os mesmos presentes, ouvindo sempre as mesmas conversas. Então, eles decidem parar de aloprar e tentar entender sobre o que é a data e como ela é importante para seus parentes. É uma história clássica sobre família e os personagens são carisma purinho.

A Disney tem esse estranho costume de colocar aves comendo outras aves, mas juro que a história é adorável.

A segunda história é estrelada pelo Pateta e seu filho Max em uma situação muito comum na paternidade, que é o momento em que os filhos começam a se questionar se o Papai Noel existe ou não. Para complicar mais a situação, o vizinho da dupla, Bafo de Onça, começa a pilhar o garoto ao dizer que tudo não passa de uma invenção dos adultos. Pronto, era o que bastava para alugar um tríplex na mente do Max, que tenta se agarrar ao máximo em suas crenças para evitar perder seu espírito natalino.

Enquanto isso, o Pateta vê o filho se desiludir aos poucos e vai fazer de tudo para evitar a perda da inocência da criança. Paralelamente a suas ações, o pai tenta mostrar ao filho que o natal é muito mais do que só o Papai Noel e seus presentes. Ele busca levar o Max para realizar ações de caridade, brincar com crianças carentes e fazer atividades típicas.

Mas o mais legal de tudo é ver como o Pateta é provavelmente um dos maiores pais da ficção, senão o maior. Ele faz de tudo e passa o tempo inteiro se esforçando para que o garoto não perca a crença mais pura que uma criança pode ter. E mesmo com toda a forçada de barra do Bafo em fazer o menino acreditar que não existe Papai Noel, o Pateta jamais se destempera ou ataca o vizinho.

E chega a um ponto em que a inocência dos personagens troca de papel, com o Pateta plenamente convencido de que existe Papai Noel, enquanto Max está completamente desiludido. Ainda assim, o amor do pai pelo filho é tão grande que o menino se sente acolhido e contemplado, até a conclusão completamente inesperada.

Não deixe de assistir:

Por fim, o último segmento do filme é uma clássica história de amor entre Mickey Mouse e Minnie. Na trama, Mickey é um rapaz humilde, que vê na época de natal uma oportunidade de trabalhar como entregador de pinheirinhos para conseguir uma graninha extra e comprar uma corrente de ouro para sua amada. Junto ao emprego, ele nutre um hobby de tocar gaita, que conquista todo mundo de forma quase instantânea.

Do mesmo jeito, a Minnie está passando por dificuldades financeiras e conta com o bônus natalino para comprar um presente singelo para seu amado. O problema é que o chefe da coitada engana as funcionárias e troca o bônus por um bolo de frutas cristalizadas. No dia de natal, Mickey passa por uma série de desventuras e perde seu suado dinheirinho. Faltando poucas horas para a noite mais importante do ano, ele precisa encontrar uma forma de conseguir o tão sonhado presente para a Minnie.

Cada história traz suas particularidades, mas é divertido ver como cada um conversa com a outra na hora de abordar diferentes tradições e situações natalinas. É plenamente possível identificar familiares e amigos nos casos retratados na animação e o carisma dos personagens é mesmo um diferencial.

E vale destacar que a animação desse filme é aquela que se popularizou nos anos 2000, dos personagens 2D interagindo em meio a cenários que parecem pintados de aquarela. Também tem os primeiros traços que marcariam uma série animada muito famosa, O Point do Mickey. É visualmente fantástico.

É pouco comum ver filmes da Disney estrelados por seus três principais personagens. E aqui é mesmo um caso de filme subestimado. É simples, divertido, passa uma mensagem e tem todos os pontos para se tornar um clássico natalino. Aqui em casa, assistir Aconteceu No Natal do Mickey é uma tradição que começou no VHS, passou pelo aluguel do DVD na locadora e agora chegou ao streaming. Caso não saiba o que assistir nesta noite para embarcar no clima de natal, fica aqui a sugestão.

Aconteceu no Natal do Mickey está disponível no Disney+. Feliz natal, pessoal!

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS