Dica da Semana | ‘Fantasmas’ é uma série de comédia que você PRECISA conhecer

spot_img
spot_img
DestaqueDica da Semana | 'Fantasmas' é uma série de comédia que você PRECISA conhecer

Baseada na sitcom britânica de mesmo nome, ‘Fantasmas’ é uma série que não tem o devido reconhecimento. Estrelado por Rose McIver e Utkarsh Ambudkar, a trama é centrada em Samantha e Jay Arondekar, um casal que descobre ter herdado um suntuoso casarão no interior de uma tia-avó de Sam. A princípio relutantes em deixar a vida urbana para trás, os dois decidem reformar a Mansão Woodstone, como é conhecida a propriedade, e transformá-la em uma espécie de pousada. Porém, no dia da mudança, Sam sofre um acidente e morre por alguns minutos antes de ser trazida de volta à vida; o que ela não imaginava é o que evento a traria a habilidade de enxergar espíritos que ainda estão presos em terra – incluindo as dezenas de almas que habitam a casa.

De início, ela acredita que está sofrendo alucinações – e a teoria é encorajada por Jay, que fica visivelmente preocupado com a esposa. Todavia, Sam descobre que realmente consegue enxergar fantasmas e, a partir daí, a vida do casal vira de cabeça para baixo. Eles agora devem lidar com Hetty Woodstone (Rebecca Wisocky), matriarca ancestral de Sam que já está lá há séculos; o Capitão Isaac Higgintoot (Brandon Scott Jones), oficial do exército dos Estados Unidos durante a Revolução Americana – que é secretamente gay; Sass (Román Zaragoza), um caçador lenape cínico e apaixonado por histórias; Thorfinn (Devan Chandler Long), um viking irritadiço, mas de bom coração, e um dos fantasmas mais antigos da mansão; Alberta (Danielle Pinnock), uma cantora de jazz e blues que acredita ter sido assassinada; Flower (Sheila Carrasco), uma hippie dos anos 70 que foi morta por um urso; Trevor (Asher Grodman), um empresário mulherengo que teve um ataque cardíaco; e Pete (Richie Moriarty), um espirituoso agente de viagens e líder de acampamento.

A série já se estende por quatro temporadas e, apesar de não ter tanta popularidade quanto produções similares do gênero, de fato merece nossa atenção. Afinal, Joe Port e Joe Wiseman, responsáveis pelo remake, constroem uma divertida e despretensiosa narrativa que une os melhores elementos da comédia, do drama e do sobrenatural em um mesmo lugar – construindo uma narrativa mais profunda do que aparenta e que discorre sobre o propósito da vida e as constantes explorações metafísicas do que existe após a morte. É claro que, de certa maneira, podemos traçar a atmosfera jocosa e ácida da produção a ‘The Good Place’ – mas é notável que os objetivos das duas produções são bem diferentes entre si.

Port e Wiseman têm plena noção de que desviar de convencionalismos é um trabalho difícil, ainda mais com a popularização de séries de comédia sobrenaturais nos últimos anos. Apoiando-se na base oferecida pelo original britânico, a dupla promove referência múltiplas enquanto busca por algo novo a ser ofertado ao público – e encontrando isso nos incríveis e propositalmente absurdos arcos que envolvem os personagens. McIver e Ambudkar desfrutam de uma química inenarrável como os protagonistas, brilhando juntos ou separados em atuações apaixonantes e delineadas com complexas camadas mascaradas pela sutileza performática; dessa maneira, Sam emerge como guia e força principal para que a narrativa ganhe momento e traz Jay consigo pouco a pouco.

A quantidade de personalidades distintas e conflitantes vibra as telas em um vórtice de personas que nos envolvem do começo ao fim, cada qual com seu respectivo problema a ser resolvido – e a um prospecto de que, um dia, eles seguirão em frente. E, enquanto Sam e Jay se veem desconectados de uma realidade única “vivida” pelos fantasmas, eles seguram as rédeas de uma peça teatral à la commedia dell’arte que os transforma em arquétipos sociais hiperbólicos e dotados de um timing cômico de nos tirar o fôlego. É impossível desviar o olhar do elenco e mais impossível ainda tentar escolher um como favorito, visto que todos nos cativam de imediato.

Estruturalmente, o projeto é uma sitcom; porém, é notável como ele se calca como um encontro entre as clássicas comédias de situação dos anos 1980 e 1990 e a acidez contemporânea de títulos como ‘Schitt’s Creek’ e o já mencionado ‘The Good Place’. Aliando-se a um time competente de roteiristas e diretores, os showrunners reduzem o escopo imagético para cenários controlados e práticos, mas expandem os inteligentes diálogos sem se valerem de didatismos baratos, e sim nos convidando a uma branda e despojada reflexão – e, dessa maneira, as engrenagens se completam sem muitas atribulações e de forma a nos satisfazer por completo.

‘Fantasmas’ merece nossa atenção e, ao lado de premiadas séries contemporâneas, sagra-se como uma das melhores comédias da década. Contando com atuações exemplares e um enredo fácil e interessante de ser acompanhado, a produção está disponível no catálogo da Netflix, na Paramount+ e no Prime Video.

avatar do autor
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Inscrever-se

Notícias

Tom Hanks admite que ODEIA alguns de seus filmes

Em uma recente entrevista ao The New Yorker, o...

10 filmes que vão virar seus favoritos da semana

Toda nova semana vamos trabalhar já pensando no próximo...

Amor é TESTADO no trailer de ‘Buzzheart’, novo TERROR do diretor de ‘A Última Casa’

O terror psicológico 'Buzzheart' ganhou o primeiro trailer.Confira e...

‘Scooby-Doo’ ganhará série animada com RETORNO de Matthew Lillard

De acordo com o Variety, Matthew Lillard ('Pânico') reprisará...

“EU TENHO A FORÇA”: Adam se transforma no He-Man em clipe de ‘Mestres do Universo’

'Mestres do Universo', aguardado live-action do herói He-Man, ganhou...