Contando com um extenso catálogo de longas-metragens, o MUBI é um dos serviços de streaming de maior prestígio da atualidade – e, até hoje, não tem o reconhecimento que tem por trazer produções mais “complexas”, por assim dizer.
A plataforma não conta apenas com dramas premiados e intrincados, mas com uma variedade considerável de gêneros – e, depois de termos passado pelo gênero fantástico, chegou a hora de explorar o que o serviço nos oferece para o terror e o suspense.
Confira abaixo as principais escolhas que fizemos para você assistir:
ERASERHEAD (1977)
Direção: David Lynch
David Lynch tem um estilo de direção e de narrativa único que conquistou uma legião de fãs – e, em 1977, fez sua estreia oficial na sétima arte com o lançamento do icônico ‘Eraserhead’, um suspense body-horror surrealista que se tornou um dos símbolos do movimento conhecido como “filme da meia-noite”. Na trama, Henry Spencer vive em uma cidade industrial, em meio à fumaça, ao barulho e a prédios abandonados. Nesse cenário desolador, ele tem estranhas visões enquanto tenta sobreviver à raiva da namorada, Mary X, e aos gritos incessantes de seu filho recém-nascido, uma criança mutante.
OLDBOY (2003)
Direção: Park Chan-wook
Considerado um dos filmes mais influentes do século e carregando um status cult que continua a se firmar mais de vinte anos depois de seu lançamento, ‘Oldboy’ é livremente baseado nos mangás japoneses homônimos e acompanha Dae-Su, um homem que é raptado e mantido em cativeiro por 15 anos num quarto de hotel, sem qualquer contato com o mundo externo. Quando ele é inexplicavelmente solto, descobre que é acusado pelo assassinato da esposa e embarca numa missão obsessiva por vingança.
[REC] (2007)
Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Lançado em 2007, o longa-metragem espanhol acompanha uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera, faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal. Com um baixíssimo orçamento de US$2 milhões, ‘[REC]’ fez um estrondo de bilheteria, arrecadando mais de US$32,5 milhões ao redor do mundo e dando origem a nada menos que três sequências.
A EMPREGADA (2010)
Direção: Im Sang-soo
Em ‘A Empregada’, Lee Eun-yi (Jeon Do-yeon) é recrutada por uma governanta de aristocratas coreanos para trabalhar como babá e empregada. No luxuoso ambiente moram o executivo Hoon (Lee Jung-jae), sua esposa Hae-ra (Seo Woo), que está grávida de gêmeos, e sua filha pequena, Nami (Ahn Seo-hyeon). Eun-yi é recebida respeitosamente e logo se adapta ao local. Até que um dia, quando viaja com a família para cuidar de Nami, Hoon resolve visitá-la em plena madrugada. Eles passam a manter um caso, que logo é descoberto pelas demais mulheres da casa.
MELANCOLIA (2011)
Direção: Lars von Trier
Lars von Trier é um dos diretores mais polêmicos das últimas décadas e ganhou fama após comandar o visceral ‘Dogville’, com Nicole Kidman, em 2005. Mais de meia década depois, ele retornou ao cenário audiovisual com o aclamado ‘Melancolia’, que trouxe ninguém menos que Kirsten Dunst no papel protagonista. Na trama, duas irmãs, afastadas pelo tempo, têm reações completamente distintas ao saber que o mundo pode estar chegando ao fim com o planeta Melancolia se movimentando em direção à Terra. Uma aceita calmamente a situação enquanto a outra se desespera.
CORRENTE DO MAL (2014)
Direção: David Robert Mitchell
Nesse clássico instantâneo do cinema contemporâneo, algo apavorante está rondando os adolescentes de um subúrbio de Detroit. A bela Jay, de 19 anos, não parece perceber: ela aproveita o outono ao lado de sua irmã Kelly, de seus amigos de escola e de seu novo namorado, Hugh, com quem faz sexo pela primeira vez. Após o ato, porém, ela não consegue evitar a sensação de que alguém – ou algo – está seguindo todos os seus passos. À medida que a ameaça torna-se mais real, Jay e seus amigos descobrem que ela se tornou o principal alvo de uma força macabra e inexplicável.
GAROTA SOMBRIA CAMINHA PELA NOITE (2014)
Direção: Ana Lily Amirpour
Nesse arrepiante thriller feminista, o público é levado a Bad City, uma cidade iraniana abandonada e sem leis, onde vivem diversos traficantes e prostitutas. Enquanto Arash (Arash Marandi) luta para sobreviver e para afastar o próprio pai do vício em drogas, a Garota (Sheila Vand) parambula pelas noites, com um segredo: ela é uma vampira, e mata seres solitários para saciar a sede de sangue. Quando os dois se encontram, as suas vidas se transformam.