Lançado em 2002, ‘Lilo & Stitch‘ marcou a infância de muitas crianças ao acompanhar as aventuras de Lilo pelo Havaí em companhia de um alienígena fugitivo apelidado de Stitch.

No entanto, a animação da Disney foi a primeira a dar protagonismo a uma família formada apenas por duas irmãs, Lilo e Nani, que se tornou guardiã da caçula após a morte dos pais.

Em 2013, ‘Frozen‘ resgatou a trama sobre o vínculo da irmandade entre a protagonista Elsa e sua irmã, Anna.

Por conta da popularidade de ‘Frozen‘, o título é muitas vezes descrito como a primeira animação da Disney a abordar essa relação… O que acabou desagradando o diretor de ‘Lilo & Stitch’, Chris Sanders.


Refletindo sobre o 20º aniversário de Lilo & Stitch‘ em uma entrevista ao The New York Times, Sanders disse que ficou frustrado ao saber que trataram ‘Frozen‘ como tal.

Aproveite para assistir:



“Antes de tudo, quero deixar claro que acho ‘Frozen‘ ótimo. Mas foi um pouco frustrante para mim porque as pessoas estavam tipo: ‘Finalmente fizeram um filme sobre um relacionamento não romântico com essas duas garotas’, e eu pensei: ‘Nós fizemos isso! Isso absolutamente já foi feito antes em ‘Lilo & Stitch‘.”

O produtor Clark Spender acrescentou que:

“Quando o filme saiu, foi sobre isso que muitos críticos falaram, a relação entre as duas irmãs em momentos que foram baseados na realidade. Fizemos isso de uma maneira que as pessoas pudessem se enxergar porque não parece que Lilo e Nani eram personagens de desenhos animados.”


Com um orçamento de US$ 80 milhões, ‘Lilo & Stitch‘ arrecadou US$ 273 milhões pelo mundo, o que garantiu uma sequência e uma série animada, além de um derivado intitulado ‘Leroy & Stitch‘ (2006).

Confira o pôster  do filme original:


Não deixe de assistir: