Richard Curtis é conhecido por seu memorável trabalho em diversas produções de comédia romântica que conquistaram o público – como ‘Quatro Casamentos e um Funeral’, ‘Um Lugar Chamado Notting Hill’ e várias outras.
Entretanto, é notável como, nos dias de hoje, alguns longas-metragens comandados pelo cineasta não envelheceram tão bem, contando com temáticas e piadas ofensivas que, à época do lançamento dos filmes, não eram pauta de discussão. Uma dessas incursões problemáticas, inclusive, reside em personagens fora do padrão cujo peso é constantemente mencionado na narrativa.
Em uma recente aparição ao Festival Literário de Cheltenham Literatura (via Buzzfeed), Curtis disse que esse foco desnecessário no peso das personagens é algo do qual se arrepende.
“Eu me lembro o quão chocado eu fiquei cinco anos atrás quando [minha filha] Scarlett disse para mim: ‘você nunca mais pode usar a palavra gorda de novo'”, ele comentou. “Acho que eu estava fora da curva e essas piadas não são mais engraçadas. Não estava tentando ser malicioso à época, mas acho que estava inobservante e não muito atento como eu deveria ter ficado”.
Apesar de não ter citado nenhuma produção específica, dois títulos nos vêm à mente quando pensamos nas piadas envolvendo o corpo de outras pessoas: ‘Simplesmente Amor’ e ‘O Diário de Bridget Jones’.
Para aqueles que não se recordam, ‘Simplesmente Amor’ conta com uma cena, a aparição de Martine McCutcheon como Natalie inclui um foco no tamanho de suas nádegas e coxas – que viram tema de discussão entre dois personagens e que a alcunham como a “garota gordinha”.
Já em ‘O Diário de Briget Jones’, a personagem titular, interpretada por Renée Zellweger, é uma jovem britânica que navega por seus sentimentos entre dois homens e cujos corpo e peso são alvo de piadas.