quinta-feira, abril 25, 2024

Disney+ remove ‘Peter Pan’, ‘Dumbo’ e outras animações do catálogo infantil devido a representações racistas

De acordo com o Comic Book, a Disney+ removeu algumas animações de seu catálogo infantil por conta de conteúdos racistas e preconceituosos.

Algumas das animações incuem títulos bem bastante aclamados, como ‘Peter Pan’, ‘Dumbo’ e ‘Aristogatas‘, além do clássico drama de aventura ‘A Cidadela dos Robinsons‘, lançado em 1960.

Foi dito que ‘Peter Pan‘ retrata o povo indígena de uma maneira estereotipada que não reflete nem a diversidade dos povos indígenas nem suas tradições culturais autênticas.

Na trama, eles se comunicam com uma linguagem indecifrável como se fossem selvagens e são chamados de ‘peles vermelhas’ várias vezes, um termo considerado ofensivo atualmente.

Além disso, Peter e seu grupo de amigos zombam da cultura indígena ao ridicularizarem suas danças e ainda usam seus cocares e adornos de forma desrespeitosa, apropriando-se de sua cultura.

Em ‘Dumbo‘, as apresentações musicais dos corvos homenageiam shows de menestréis racistas, onde artistas brancos com rostos pintados de preto e roupas esfarrapadas imitam e ridicularizavam africanos escravizados nas plantações do sul dos EUA.

O líder do grupo de dança chama-se Jim Crow, o mesmo nome das leis que promoviam a segregação racial na região.

Imagem da Lei Jim Crow, zombando dos povos negros, ao lado do personagem homônimo de ‘Dumbo’

Em ‘Aristogatas‘, um felino músico é retratado como uma caricatura racista dos povos do Leste Asiático, com traços estereotipados exagerados, como coloração amarelada e dentes salientes.

Não deixe de assistir:

Ele canta em inglês com sotaque forçado e toca piano com hashis, aqueles talheres de sushi.

Esse retrato reforça o estereótipo do ‘estrangeiro desengonçado’, enquanto o filme também traz letras que zombam da língua e da cultura chinesa.

Em ‘A Cidadela dos Robinsons‘, os piratas que perturbam a família Robinson são morenos e retratados como uma aberrações em relação aos traços europeus.

Na trama, a família Robinson é suíça e são atacados por piratas morenos que usam maquiagem exagerada e se vestem de forma ‘selvagem’, reforçando sua barbárie.

Eles falam em uma linguagem indecifrável, apresentando uma representação racista dos povos asiáticos e do Oriente Médio.

Apesar da polêmica, você ainda pode encontrar os filmes na Disney+, exceto nos perfis infantis.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS