Quinze anos depois de ter dado vida à saga literária ‘Divergente’, a autora Veronica Roth está retornando ao universo distópico com dois novos romances.
Neste último sábado (18), Roth anunciou durante a BookCon em Nova York que escreveu uma duologia ambientada em um “universo alternato”, em que a protagonista Tris não escolheu a facção Audácia.
“Não é uma prequela, nem uma sequência, nem um spin-off, nem um ponto de vista diferente, mas sim um universo alternativo de ‘Divergente’ onde Tris escolhe uma facção diferente”, explicou Roth ao USA Today. “Acho que a questão de ‘quem é Tris sem a Audácia’ é interessante”.
Embora ‘A Sexta Facção’ (‘The Sixth Faction’, no original), com lançamento agendado para 6 de outubro nos mercados internacionais, possa ser lido como um livro independente, Roth está particularmente ansiosa para ver a reação dos fãs da franquia a essa nova perspectiva da personagem.
Enquanto na trilogia original Tris escolheu a Audácia, a facção da bravura, em ‘A Sexta Facção’, uma tragédia acontece durante sua Cerimônia de Escolha, onde sua decisão a lança em uma rebelião clandestina. Lá, ela conhece um garoto misterioso chamado Tobias “Quatro” Eaton, o interesse amoroso de Tris nos livros originais.
“Para os fãs de longa data, estou animada para que vejam como o antigo e o novo se entrelaçam”, provocou Roth. “Você pode pensar que certas coisas não aconteceriam porque ela escolheu uma facção diferente, mas ela acaba encontrando as mesmas pessoas. Ver como isso acontece é uma parte muito divertida”.
Nos livros originais, ‘Divergente’ (2011), ‘Insurgente’ (2012) e ‘Convergente’ (2013), Tris Prior é uma adolescente que vive em uma Chicago pós-apocalíptica, onde a sociedade está dividida em cinco facções. Ao descobrir que é uma Divergente, o que significa que não pertence a apenas uma delas, Tris precisa esconder sua condição enquanto uma guerra se aproxima.
Shailene Woodley interpretou a protagonista nas adaptações cinematográficas da Lionsgate, ‘Divergente’ (2014), ‘A Série Divergente: Insurgente’ (2015) e ‘A Série Divergente: Convergente’ (2016), com um último filme, ‘Ascendente’, planejado mas eventualmente engavetado.
Juntos, os três filmes da franquia arrecadaram mais de US$ 743 milhões mundialmente.


