quinta-feira, abril 25, 2024

‘Entrevista com o Vampiro’ (1994) | Antes de Tom Cruise, saiba quais atores quase viveram Lestat no terror clássico

Entrevista com o Vampiro (1994) é sem dúvidas um dos filmes de terror mais queridos da década de 90, e um dos filmes de vampiros mais elogiados da história do cinema – quiçá o mais elogiado. Agora, o cultuado longa-metragem vai ganhar uma nova versão, na forma de uma série de TV a ser lançada pelo canal AMC (o mesmo do sucesso The Walking Dead), com estreia marcada para outubro. É claro, tudo começou na forma de um livro da década de 70, escrito pela autora Anne Rice. A escritora visava Rutger Hauer como Lestat, o antagonista da história, quando escreveu o livro, e chegou a conversar com alguns astros da época, como Tom Hanks, para o papel. Mas quando a Warner, que havia comprado os direitos antes do livro ser publicado, decidiu escalar Tom Cruise para o papel, a autora quase teve um surto.

Leia também: ‘Entrevista com o Vampiro’ (1994) | Autora ficou REVOLTADA com a escalação de Tom Cruise no clássico

Acontece que durante a década de 1980, por mais que Tom Cruise quisesse ser visto como ator sério – e buscasse por isso em filmes como A Cor do Dinheiro e Rain Man -, muitos ainda tinham preconceito com o astro pelo rostinho bonito, e o viam apenas como o galã de Top Gun – Ases Indomáveis (1986). Tom Cruise provou que todos estavam errados, incluindo a criadora da história, demonstrando com seu talento o que poderia fazer no papel. Anne Rice escreveu uma carta de desculpas ao ator, e gravou um vídeo recomendando o filme como uma “obra-prima”. Hoje, talvez não consigamos ver nenhum outro ator no papel do maquiavélico Lestat, e por isso mesmo o ator Sam Reid (o novo intérprete de Lestat na série), terá muito trabalho para substituir Cruise no papel. Definitivamente, o limitado Stuart Townsend não foi páreo ao viver o mesmo personagem em A Rainha dos Condenados (2002), sequência mequetrefe do filme – que muitos não conhecem e outros tantos preferem esquecer.

A verdade é que antes de Tom Cruise arrasar no papel de Lestat em Entrevista com o Vampiro, alguns outros atores foram considerados para o personagem pela Warner. Aqui, em homenagem a este clássico que está sendo “revitalizado” para os novos tempos, e igualmente pensando na nova roupagem que a história irá receber em breve – e esperamos que seja satisfatória -, resolvemos dar uma olhada e mostrar para você quem poderia ter vivido Lestat (ou morrido Lestat) antes de Cruise. Confira.

Johnny Depp

Hoje, um astro enrascado com a lei devido às acusações de violência doméstica e uma briga judicial com a ex-mulher Amber Heard, Johnny Depp teve sua carreira manchada mesmo depois de inocentado de muitas das acusações em corte. O fato é: Depp e Heard viveram uma relação tóxica que não foi boa para nenhuma das partes. Mas voltando para a década de 1990, o ator era um dos jovens astros mais quentes da época, entregando sucessos como Edward – Mãos de Tesoura e a série Anjos da Lei. Justamente por isso, Depp era um dos atores que a Warner tinha em vista para o papel do vampiro Lestat. O ator, no entanto, que estava interessado em ser reconhecido por seu alcance de interpretação, optava por projetos dramáticos mais exóticos, como Cry-Baby, Arizona Dream, Benny & Joon e Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador. Assim, Depp prontamente recusaria o convite do papel, mas quase duas décadas depois viveria um vampiro na malfadada adaptação de Sombras da Noite, da mesma Warner.

John Travolta

Entrevista com o Vampiro quase foi adaptado ainda na década de 70, quando a Warner comprou os direitos do livro de Anne Rice. Nesta época, o principal alvo do estúdio para o papel de Lestat era John Travolta, astro que emplacaria em sucessos como Os Embalos de Sábado à Noite e Grease – Nos Tempos da Brilhantina. Ao que tudo indica, o ator iria adiante com o filme, caso o estúdio tivesse optado por produzir realmente o longa. Acontece que devido a uma enxurrada de produções nos mesmos moldes, como Drácula, Nosferatu – O Vampiro da Noite e até uma comédia chamada Amor à Primeira Mordida fizeram a Warner engavetar a adaptação, não apenas de Entrevista com o Vampiro, como também de Os Vampiros de Salem, baseado em Stephen King. Quando as coisas finalmente começaram a girar de novo, Travolta já era considerado velho para o papel, que precisava ser sensual.

Tom Hanks

Não deixe de assistir:

É quase impensável ver o boa-praça Tom Hanks como um vampiro tarado por sangue, a não ser que tal produção fosse uma comédia. Não era esse o caso. A única pessoa que via potencial nesta escalação era a autora Anne Rice, que chegou a se encontrar com Hanks para conversar sobre o filme e o papel, após ficar animadíssima com sua atuação em Filadélfia (1993). No fim das contas, Hanks recusaria a proposta e partiria para protagonizar Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994), lançado no mesmo ano e que se tornaria um sucesso ainda maior que o filme de vampiros de Rice. Fora isso, ainda receberia seu segundo Oscar pelo projeto. Ou seja, não podemos dizer que o ator fez uma escolha equivocada.

Daniel Day-Lewis

Essa escalação seria muito interessante! Considerado por muitos o melhor ator de sua geração ainda em atividade, o britânico Daniel Day-Lewis coleciona o recorde como o ator com nada menos que três vitórias no Oscar como ator principal. Isso é para poucos. Ou melhor, para ninguém, somente para ele mesmo. Já as atrizes, duas bateram seu recorde, mas isso é assunto para outra matéria. Em resumo, teria sido uma escalação no mínimo curiosa e realmente o foi, já que Day-Lewis era o Lestat contratado inicialmente em Entrevista com o Vampiro. O ator vinha de uma vitória no Oscar por Meu Pé Esquerdo e de uma indicação por Em Nome do Pai. E caso alguém quisesse ver como o astro ficaria de cabelos longos, era só assistir a O Último dos Moicanos, lançado na época. Por alguma razão, Day-Lewis precisou abandonar o projeto e só retornaria às telas 3 anos depois.

Rutger Hauer

Aqui, voltamos ao passado mais uma vez. Quando escreveu o livro, a autora Anne Rice, talvez já planejando a obra de forma cinematográfica – isso porque a Warner havia comprado os direitos da história antes mesmo do livro ser lançado -, pensou no ator Rutger Hauer quando criou o personagem Lestat. Assim, é claro que o ator holandês era sua opção para o papel ainda na década de 70. Como dito acima, o projeto não vingou na época, e precisou ser engavetado devido a produções de mesmo tema que estavam saindo do papel na época. Quando começou a tomar forma mais de uma década depois, Hauer já não era mais uma possibilidade para o estúdio. No entanto, viveria um vampirão para a Fox em Buffy – A Caça-Vampiros em 1992, na véspera do filme de vampiros de Anne Rice. Depois disso, voltaria a ser um morto-vivo sugador de sangue na minissérie Os Vampiros de Salem, de 2004.

Jeremy Irons

Outro ator considerado pela Warner para o papel do vampiro Lestat antes da contratação de Tom Cruise foi o veterano vencedor do Oscar Jeremy Irons. Hoje conhecido na cultura pop como o mordomo Alfred dos filmes de Zack Snyder na DC e como a versão mais velha de Ozymandias no novo Watchmen, Irons começou sua carreira ainda na década de 1970 e ganhou um Oscar em 1991 pelo filme O Reverso da Fortuna. Justamente por esta honraria e por seu porte e elegância, o ator britânico era uma das primeiras opções para o personagem – na época ainda colecionando filmes classudos como Perdas e Danos e M. Butterfly. Porém, na mesma época também Irons havia participado do épico dramático A Casa dos Espíritos, baseado num livro sobre a epopeia de uma família mexicana. Nesse filme, que conta ainda com Meryl Streep, Glenn Close e Winona Ryder no elenco, o ator precisou usar uma maquiagem pesada para envelhecer seu personagem. Esse “trauma” o fez desistir de Entrevista com o Vampiro, filme no qual igualmente precisaria se transformar.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS