sábado, abril 20, 2024

Você lembra de todos? Os Filmes de Terror que Completam 10 Anos em 2022

Muitos dizem que o cinema, a TV e as artes de forma geral influenciam a sociedade. Na realidade, eles é que são influenciados por nosso dia a dia e nossas tendências. Veja por exemplo os casos de gêneros como o faroeste e os musicais. Em determinado momento, digamos desde a criação de Hollywood até a década de 1950, estes foram dois dos mais populares gêneros da sétima arte, emplacando nos gostos do público masculino e feminino, respectivamente, do período. Depois de algumas décadas sumidos, eles até ensaiam um retorno, mas no passado eram produzidos em larga escala, predominando. Com o terror, gênero que adoramos, e suas vertentes, ocorre o mesmo. Na década de 1980 foi um tipo de filme extremamente frutífero. Na década seguinte, de 1990, nem tanto. E assim os gêneros seguem se reinventando dentro de subgêneros, se adaptando aos novos tempos e à sociedade moderna.

Voltando dez anos no passado, notaremos uma abundância de produções de terror. Sua qualidade, porém, é outra história, oscilando sem contar com um grande sucesso arrebatador em seu repertório. Mesmo assim, conseguimos listar 18 produções donas de algum atrativo para você que é fã assim como nós, relembrar com a gente. Portanto, comece já seu garimpo pela internet e confira os que ainda não conhecia.

Leia também: Os Clássicos do Terror que Completam 40 Anos em 2020 – Você Lembra deles?

A Entidade

Começamos a lista com o que é provavelmente o filme mais cultuado de dez anos atrás. Aqui temos uma produção do mesmo diretor do recente O Telefone Preto, e com o mesmo Ethan Hawke protagonizando. Na história, o ator vive um renomado autor criminal que se depara com 8 filmes caseiros, sugerindo a existência de um serial killer da década de 1960.

A Última Casa da Rua

Antes de participar do conceitual Mãe! (2017), a musa Jennifer Lawrence já havia dado as caras neste filme de terror, lançado no mesmo ano do primeiro Jogos Vorazes. No filme, ela vive a filha de Elisabeth Shue e as duas se mudam para uma nova cidadezinha, que guarda seus mistérios, vizinhos enigmáticos e tal casa no fim da rua. De certa forma, a trama tenta ecoar o clássico Psicose (1960).

Leia também: Os Novos CLÁSSICOS do Terror que Completam 30 anos em 2022 – Você Lembra Deles?

Poder Paranormal

Não deixe de assistir:

Por falar em uma jovem estrela de Hollywood, aqui temos a presença de outra iniciando sua carreira nas telonas. Elizabeth Olsen hoje é mais conhecida como a Feiticeira Escarlate da Marvel, mas antes disso, há dez anos, já contracenava com gente graúda do nível de Robert De Niro e Sigourney Weaver, neste thriller sobrenatural sobre um misterioso vidente com dons paranormais.

A Mulher de Preto

Há dez anos, o jovem astro Daniel Radcliffe visava se afastar ao máximo da imagem infantil que havia conquistado com os filmes da saga Harry Potter. E para isso topou protagonizar este filme de terror da Hammer no estilo das obras britânicas góticas. O longa é o remake de uma produção para a TV de 1989 – e traz Radcliffe como um viúvo se deparando com um espírito maligno.

Leia também: Os Filmes de Terror que Completam 20 Anos em 2022

As Senhoras de Salem

É verdade que o estilo de terror do cineasta Rob Zombie não agrada a todos. Mas o que podemos dizer é que este longa é provavelmente seu melhor esforço na direção até o momento. É também seu único filme lidando com entidades sobrenaturais e elementos como bruxaria na narrativa – ao invés dos costumeiros psicopatas insanos.

Chernobyl

Mais de 35 anos depois de um dos piores desastres da humanidade, Chernobyl continua sendo assunto na cultura pop do audiovisual. Em 2019, a HBO nos brindou com uma minissérie realista, impactante e premiada. Mas antes disso, há dez anos no passado, Chernobyl virava filme de terror, onde o turismo extremo no local termina virando um pesadelo para um grupo de curiosos.

Leia também: Relembre os Filmes de Terror Slasher que Completam 40 Anos em 2022

Atividade Paranormal 4

Impulsionado por Steven Spielberg, o primeiro Atividade Paranormal (2009) fez sucesso de forma simples e muito eficaz – se mostrando o “A Bruxa de Blair” da década seguinte. O sucesso transformou o filme numa máquina de continuações, e há dez anos estreava o quarto longa. Seguindo a mesma fórmula de “vídeos caseiros”, o filme serviu para revelar a menina Kathryn Newton.

[REC³] – Gênesis

Por falar em continuações de sucesso, chega agora na lista o terceiro filme da franquia espanhola [REC]. O primeiro filme, mesmo com o estilo hoje cansado do found footage, se mostrou uma eficiente abordagem no subgênero dos zumbis. O segundo filme elevou o jogo, se mostrando ainda melhor que o original. Mas há dez anos, o terceiro filme regredia deixando o estilo anterior de lado e acrescentando bastante humor. A trama se passa num casamento.

Drácula 3D

Há dez anos no cinema, foi a vez do mestre do subgênero Giallo, Dario Argento, criar sua visão única para a lenda do Conde Drácula. E ainda por cima em 3D. O diretor escalou o saudoso Rutger Hauer como o caçador Van Helsing e o sangue escorre com gosto.

Byzantium

Falando em vampiros e em mestres do terror, o irlandês Neil Jordan pode não ser um especialista no gênero propriamente dito, mas tem em seu currículo ao menos uma grande obra no estilo: Entrevista com o Vampiro (1994). Aqui, ele retornava ao subgênero quase vinte anos depois, para uma história de mãe e filha vampiras – interpretadas por Gemma Arterton e Saoirse Ronan.

Antiviral

O cineasta David Cronenberg também pode ser considerado um dos grandes nomes do gênero terror – sua linha era mais o grotesco e o terror corpóreo visceral. Seu filho, Brandon, resolveu seguir o mesmo estilo do pai e recentemente lançou o elogiado Possessor (2020). Oito anos antes disso, o jovem dava seus primeiros passos no comando de uma obra no perturbador e gráfico Antiviral, sobre o futuro onde os fãs de celebridades desejam compartilhar suas doenças.

Maníaco

O Maníaco original é um filme de 1980, que mostrava um psicopata grotesco caçando suas vítimas, todas mulheres, em Nova York e as escalpelando. O original é parte da febre dos slasher e teve efeitos criados pelo ótimo Tom Savani. Esse aqui é o remake mais psicológico, que conta com Elijah Wood no papel protagonista do jovem perturbado.

Piranha 2

Mais uma reimaginação de um clássico terror do passado. O Piranha original é de 1978 e pegava carona descaradamente no sucesso de Tubarão, trocando apenas os peixes antagonistas. Em 1981 veio uma continuação mais zoada, dirigida por James Cameron. Já em 2010 foi a vez do remake divertido, que igualmente geraria uma sequência zoeira – dois anos depois e há dez anos. A trama se passa num parque aquático.

A Isca

Seguindo no terreno dos enormes peixes assassinos, que tal uma história sobre dois jovens (um rapaz e uma moça) aprisionados em um supermercado depois que o local é completamente alagado devido a um tsunami. A água traz também enormes tubarões brancos para fazerem companhia.

Armadilha

Não era apenas em supermercados que as vítimas em filmes de terror ficavam presas há dez anos no cinema. Aqui a loiríssima Alice Eve ficava presa dentro de um caixa eletrônico ao lado de dois “manés” a madrugada toda enquanto um psicopata munido de um machado espreita do lado de fora.

O Homem das Sombras

Jessica Biel é quem protagoniza aqui, vivendo uma mãe desesperada para encontrar seu pequeno filho sequestrado em casa – que pode ter sido levado pela lenda de uma entidade local conhecida como “Tall Man”, resposta de uma cidadezinha para o desaparecimento de crianças.

Ninguém Sobrevive

Esse filme guarda uma interessante reviravolta quando um casal de turistas é atacado por criminosos. Eles são sequestrados, mas os bandidos logo descobrem se tratar de um psicopata, papel de Luke Evans, que irá caça-los um a um. A loirinha Adelaide Clemens interpreta a vítima presa no carro do vilão.

Silent Hill: Revelação

Terror em Silent Hill (2006) é a adaptação de um famoso videogame que ainda mistura o terror em sua trama. Comparado às demais versões para o cinema de games, essa até que se mostrou bem-sucedida e inclusive ganhou continuação seis anos depois, e há dez anos essa sequência chegava aos cinemas. Quem protagoniza é a loirinha Adelaide Clemens (ela aqui de novo), que fazia sucesso na época, mas hoje está meio sumida. Ela é interpreta Heather, a filha da protagonista Rose do original, agora crescida ela precisa retornar à sinistra cidade de Silent Hill e enfrentar seus demônios internos adormecidos. No elenco, Kit Harrington e Carrie-Anne Moss.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS