segunda-feira, junho 24, 2024

[EXCLUSIVO] Visitamos as Gravações da nova temporada do ‘Greg News’

Na mesma semana em que a OMS anuncia o fim da emergência de saúde pública internacional, nós, do Cinepop, recebemos o convite de visitar um set de gravação. Não pode ser consciência, né, afinal, após um 2022 com muito lançamento em atraso, 2023 veio para reaquecer as turbinas das produções – e isso inclui, claro, nós voltarmos a visitar os bastidores para trazer tudinho para vocês, queridos leitores. Oba!

Assim, numa noite quente do Rio de Janeiro, nós fomos chamados para visitar a gravação da 7ª temporada do talk show de sucesso da HBO, o programa ‘Greg News’, apresentado pelo humorista Gregório Duvivier. E podemos dizer: o cara é afiado demais!

Em um casarão na região central do Rio toda 3ª feira à noite Gregório Duvivier recebe o público, de no máximo 80 pessoas, para a gravação que ocorre ao vivo! A turma – de maioria jovem, na faixa dos vinte anos – é recebida com comes e bebes enquanto o apresentador se prepara em seu camarim. E o mais legal é que a plateia que comparece é espontânea, pessoas que, ligadas nas redes sociais do programa, se inscrevem para poder assistir à gravação, num sistema bem democrático de oportunidade para que qualquer um possa ir.

Enquanto a plateia esperava, nós visitamos os bastidores e pudemos constatar que literalmente tudo acontece ali – na lateral do palco há um corredor com três salas: uma em que fica a equipe de edição e de gravação (onde, durante o ao vivo, a diretora Alessandra Orofino fica para comandar o programa e acompanhar o texto, em busca de pontos de corte, de edição e lidar com qualquer imprevisto que possa ocorrer no próprio texto) e também onde fica a turma de roteiristas, se for necessário (na real não ficam ali, a maior parte do texto é escrita em reuniões online entre os colaboradores); em seguida fica o camarim do Greg e, depois, a sala de produção, composta em sua maioria por mulheres.

Nessa nova temporada, um novo cenário se apresenta, todo amadeirado e representando as paisagens do Rio de Janeiro ao fundo. Em uma realidade em que quase tudo é gravado em São Paulo, a valorização da capital carioca chega como um carinho bem-vindo. Em contrapartida, um desafio se apresenta: tendo começado o programa em 2017, o ‘Greg News’ até aqui tem sido oposição, criticando os governos dos últimos sete anos. Entretanto, apesar da mudança em Brasília, ficou bem evidente que o talk show continuará, por enquanto, a esmiuçar a raiz dos problemas sociais do país, como, por exemplo, a lógica de poder ensinada na AMAN e na educação do exército, tema do programa que assistimos naquele dia e que vai ao ar hoje, às 23hs, na HBO.

Na plateia, além da juventude também se sentam os três roteiristas do programa, dentre os quais estão o quadrinista Arnaldo Branco, a equipe do jurídico (extremamente importante, para que não haja dores de cabeça no futuro) e as produtoras, que, junto com os roteiristas, também estão ali para medir o queridômetro do ao vivo, ou seja, estão atentas para ver se as piadas e os assuntos funcionam.

O que mais chama a atenção é a magia acontecendo de fato. O programa, com menos de trinta minutos na grade da HBO, dura aproximadamente isso mesmo na hora de gravar. Isso significa que há pouquíssima edição, então, aquilo que vemos sendo exibido é basicamente tudo que aconteceu no ao vivo. Em outras palavras, esse é o grau de sagacidade de Gregório Duvivier: além de dominar o texto e o assunto, é extremamente competente em reproduzir tudo como se fosse a primeira vez, com pouquíssimos erros, hipnotizando a todos os presentes com sua rapidez na fala e no raciocínio. Se o programa é bom gravado, podemos dizer que o ao vivo é incrível e faz a gente pensar.

Não deixe de assistir:

Com o roteiro escrito na própria terça-feira e aprovado em equipe ao longo do dia, isso garante que o programa tenha sempre o assunto fresquinho (afinal, nos últimos anos a política no Brasil foi intensa!); após a gravação, o gravado já vai para a edição no mesmo dia, sendo finalizado até a quinta-feira seguinte, quando é enviado para aprovação da HBO em Buenos Aires e, no dia seguinte, sexta-feira, é exibido aos assinantes. Tudo cronometradinho para não perder o timing da notícia.

Durante nossa experiência lá pudemos observar o entrosamento de toda a equipe, desde o platô ao recepcionista do evento, passando pela produção e o próprio Gregório, que cumprimenta a todos os presentes. Todo mundo ali acredita e gosta do que faz, o que torna o ‘Greg News’ não apenas um programa, mas um desejo coletivo de levar consciência crítica à população brasileira.

Ficou interessado em participar? A próxima gravação acontecerá no dia 16 de maio e as inscrições serão disponibilizadas a partir das 18hs nos stories do Instagram do programa neste link.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS