Fazer rir não é uma tarefa das mais fáceis, e uma das mais necessárias nesses tempos difíceis. Aproveitando o aniversário de Adam Sandler de 55 anos, em 9 de setembro, que tal rever os melhores filmes do ator? … Sim, eles existem e acredite; em meio a muita bola fora, Adam Richard Sandler já mostrou ser capaz boas atuações, sendo reconhecido por seu trabalho. Embora tenha perdido o Oscar, pelo qual foi indicado por ‘Joias Raras’ (Uncut Gems), o mesmo filme já teve o reconhecimento de associações de críticos. Mas seu apelo popular continua sendo o humor besteirol cheio de referências aos anos 80, contantemente contracenando com vários amigos.  A cada lançamento de sua produtora Happy Madison; fundada em 1999, assim batizada a partir de dois de seus primeiros sucessos (‘Happy Gilmore’ e ‘Billy Madison’), Adam Sandler segue com seus filmes na Netflix, sempre dublado pela voz marcante de Alexandre Moreno, um dos melhores de sua geração. Vejamos o que há de melhor para passar o feriado com gargalhadas garantidas ou a devolução do mal-humor.

#1. Esposa de Mentirinha.

(Just go with it, 2011). Jennifer Aniston, a eterna Rachel de ‘Friends, é uma das mais antigas amigas de Adam Sandler, desde antes da fama de ambos. Essa excelente comédia sobre um conquistador barato empenhado em fingir um casamento com sua assistente, para garantir o coração de uma jovem professora, funciona como uma divertida comédia de erros. Lançada há dez anos, o filme é um dos grandes sucessos na carreira do ator. E ainda traz Nicole Kidman em um raro papel cômico. (Disponível pela Netflix).



#2. Mistério no Mediterrâneo.

Aproveite para assistir:

 

(Murder Mystery, 2019). Boa sacada de fazer uma comédia parodiando o clássico whodunit da literatura policial de Agatha Christie, reunindo o ator com Jennifer Aniston. Um dos melhores filmes feitos pelo ator em seu contrato com a Netflix, e já anunciado como tendo uma sequência em breve. O casal Nick & Audrey Spitz, vivido por Sandler e Aniston, funcionam como uma paródia do casal Tommy & Tuppence, personagens de vários livros da escritora britânica. As referências aos romances da dama do crime são vários, incluindo a cena final a bordo do lendário Expresso do Oriente. (Disponível pela Netflix).



#3. Como se fosse a primeira vez.

(50 First Dates, 2004). O segundo filme do ator com Drew Barrymoore é sem dúvida uma das comedias românticas mais criativas. Um veterinário apaixonado por uma professora de artes que sofre de constante perda da memória recente, uma condição fictícia, mas inspirada em um caso real. A cena de amor entre os personagens de Adam e Drew foi filmada na mesma praia usada por Deborah Kerr e Burt Lancaster no clássico ‘A Um Passo da Eternidade’. Foram mais de US$100 milhões nas bilheterias conquistando também críticas favoráveis ao filme. (Disponível pela Netflix).

#4. Golpe Baixo.

(The Longest Yard, 2005). Um título diferente na filmografia do ator, refilmagem de um sucesso de 1974 estrelado por Burt Reynolds, que faz aqui uma participação especial como o treinador de um time de detentos, que tem Adam Sandler como o principal jogador. O filme tem vários momentos divertidos, principalmente as cenas com Chris Rock, e teve uma das melhores bilheterias de comédias sobre esportes. (Disponível pela Netflix).

#5. Pixels.



(Pixels, 2015). A ideia de alienígenas que atacam o planeta na forma de antigos vídeo games é divertida, e foi mal compreendida em seu lançamento. Adaptando a história de um curta premiado, o filme revisita Pac Man, Donkey Kong e outras pérolas eletrônicas. O reencontro de Pac Man com seu criador é impagável. Foi o último filme de Adam Sandler lançado nos cinemas antes de seu contrato com a Netflix para desenvolvimento de conteúdo exclusivo. Peter Dinklage (Game of Thrones) rouba a cena com seu personagem inspirado em um campeão de games desqualificado na vida real. (Disponível pela Netflix).

#6. Gente Grande

 


(Grown ups, 2010). Um grupo de amigos de infância reunidos em sua cidade natal para o funeral de seu antigo treinador poderia passar a noção de um filme emotivo. A nostalgia, contudo, fica a serviço do humor. Não que o filme tenha uma história a contar, já que o filme é uma sequência de piadas costuradas  Novamente massacrado pela crítica, mas com uma bilheteria milionária. Curiosamente, o personagem Eric Lamonsoff (Kevin James) é mencionado em um dos diálogos de ‘Afinado no Amor’, e pertence a um antigo amigo do ator, sendo usado outras vezes em outros filmes de Sandler. Seria então um Sandlerverso?! O filme gerou uma continuação em 2013, retornando com todos do elenco exceto por Rob Schneider. Em ambos os filmes, o ator Cameron Boyce (Descendentes) interpretou um dos filhos de Adam. (Disponível pela Netflix).

#7. Hotel Transilvânia.

(Hotel Transilvania, 2012). Um dos maiores êxitos da carreira de Adam Sandler é sem dúvida seu papel de Drácula nessa animação de sucesso, que gerou sequências em 2015, 2018, e a mais recente ‘Hotel Transilvania 4: Transformonstrão’ está prevista para lançamento no Amazon Prime Video. Os dois primeiros são, contudo,  os melhores da franquia com um vampiro que definitivamente nunca fez ‘blah blah blah’, mas que diverte seja como pai super protetor ou um avô bonachão. (Disponível pela Netflix).

#8. O Halloween de Hubie.

(Hubie Halloween, 2019). O protetor Hubie Dubois, que dedica sua vida à missão de preservar a segurança dos cidadãos de Salem, Massachusetts, em pleno dia das bruxas. Sandler reúne um elenco jovem que inclui Karan Brar (Diário de um Banana), Noah Schnapp (Stranger Things), e foi dedicado à memória de Cameron Boyce, que tinha papel cativo no filme, mas faleceu antes. O filme tem várias tiradas de sarro com a tradição do halloween, incluindo referência à fantasia de chuveiro como em ‘Karate Kid’. Além de participação especial de Ben Stiller, e Steve Buscemi tem uma atuação bem divertida como lobisomem. Buscemi, aliás é a voz de Wayne, o lobisomem da franquia “Hotel Transilvânia”. (Disponível pela Netflix).

#9. A Herança de Mr. Deeds.

(Mr.Deeds, 2002). Refilmagem do clássico ‘O Galante Mr. Deeds‘ de Frank Capra (1936), o personagem de Sandler é um homem simples, do interior que se torna herdeiro de um império bilionário, mas tem que enfrentar as manobras empresariais de interesses econômicos. Apesar das críticas negativas e indicações ao Framboesa de ouro, o filme foi um êxito de bilheteria com mais de 100 milhões de dólares no mercado americano. (Disponível pela Amazon Prime Video).

#10. Afinado no Amor.

(The Wedding Singer, 1988). Se parece difícil imaginar Adam Sandler em um papel romântico, veja o ator como um cantor de casamentos bem desafinado que se apaixona por uma garçonete. Primeiro dos três filmes que fez com Drew Barrymoore, teve o roteiro reescrito pela saudosa Carrie Fisher, a princesa Lea de Star Wars. A sequência final em que Robbie (Sandler) canta ‘Grow old with you’, escrita pelo próprio ator, para Julia (Barrymoore) dentro do avião mostra que o comediante tem talento para mais do que apenas o besteirol. (Disponível pela Amazon Prime Video).

Comentários

Não deixe de assistir: