sexta-feira, abril 26, 2024

Framboesa de Ouro 2023 – Comentamos todos os Indicados ao PIOR do Cinema

Enquanto esperamos o anúncio dos indicados ao maior prêmio do cinema, o Oscar (que serão revelados amanhã), ficamos com a divulgação dos indicados ao pior do cinema, o Framboesa de Ouro. O prêmio é divertido e infame, sem que precise ser muito levado a sério. A verdade é que a cada ano o evento trata de brincar com aqueles filmes que todos já estão falando mal, os quais encontrar um defensor sequer é uma tarefa bem difícil. Parte do público e dos profissionais da área até consideram o prêmio algo de mau gosto e prejudicial à indústria, mas se pensarmos que existem veículos como o Rotten Tomatoes (que reúne as críticas dos especialistas) e o IMDB (que dá voz ao público através de notas), a coisa toda se torna mais aceitável. Afinal, é impossível eliminar completamente o senso crítico das pessoas, já pensou? E o que mídias ou eventos desses fazem é criar um consenso. Você pode até não concordar, mas é a opinião da maioria, de forma democrática. Seja como for, aqui nesta nova matéria iremos comentar todos os indicados ao Framboesa de Ouro 2023. Confira abaixo.

Blonde

Quando esta biografia sobre a lendária Marylin Monroe foi anunciada, muitos esperavam por indicações ao Oscar – o maior prêmio do cinema. Bastou uma olhada nas primeiras fotos de Ana de Armas caracterizada como Monroe para os cinéfilos garantirem que era Oscar na certa. Porém, quando o longa foi de fato lançado pela Netflix, os críticos detonaram e o público acusou o filme de ser muito apelativo ao mostrar os abusos sofridos pela grande estrela. A maioria o considerou de mau gosto e que denegria a imagem da lendária atriz. Bem, os nomeados ao Oscar serão revelados amanhã e quem sabe, mesmo com toda a repercussão negativa de Blonde, Ana de Armas possa estar entre as indicadas para melhor atriz. Sua ausência no Framboesa de Ouro faz coro de que Armas é um dos elementos de elogio da obra. Mas ao que parece apenas isso se salvou, já que Blonde é o recordista de indicações ao Framboesa desta edição – com um total de 8 nomeações: pior filme, pior ator coadjuvante (Xavier Samuel), pior ator coadjuvante (Evan Williams), 2 piores duplas, pior remake, pior diretor e pior roteiro.

Tenha um Bom Luto

Chegando logo atrás de Blonde, com um total de 7 indicações ao Framboesa de Ouro, está a comédia totalmente sem noção Tenha um Bom Luto. E se no caso do item acima, esperava-se indicações ao Oscar quando Blonde foi anunciado, é certo que ninguém esperava nada deste longa aqui. O filme marca a estreia na direção de um longa-metragem para o cinema do rapper Machine Gun Kelly, aqui usando seu nome de batismo Colson Baker. Noivo de Megan Fox na vida real, o novo “Vanilla Ice” também é o roteirista e estrela como um ator de Hollywood que foi largado pela namorada, e só pensa em ficar doidão se drogando. É claro que ele arrasta a companheira Megan Fox para esta bagunça. Tenha um Bom Luto foi indicado para pior filme, ator (Machine Gun Kelly), atores coadjuvantes (Mod Sun e Pete Davidson), pior dupla, pior diretor e pior roteiro.

Pinóquio, da Disney

É muito curioso, mas no mesmo ano em que tivemos os “filmes gêmeos” sobre Pinóquio, um foi enaltecido como uma das melhores obras de 2022, já o outro precisou sofrer no purgatório como uma atrocidade de pouco afeto. É claro que os louros ficaram com a versão de Guillermo del Toro para a Netflix, toda criada no estilo de animação do stop-motion. Por outro lado, nem mesmo a direção de Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro) e a presença de Tom Hanks como Geppetto livraram o “outro” Pinóquio de ser considerado a PIOR adaptação em live-action de uma animação clássica da Disney. É triste e ninguém poderia prever. Mas quem assistiu ficou traumatizado e não esquece. Pinóquio, da Disney, é o terceiro com mais indicações nesta edição do Framboesa de Ouro: Pior Filme, Pior Remake, Pior Diretor, Pior Roteiro, Pior Ator (Tom Hanks) e Pior Atriz Coadjuvante (Lorraine Bracco).

Morbius

Morbius, você não achou que o Framboesa iria esquecer de você, não é mesmo? O público também não esqueceu. O universo que a Sony vem construindo com os personagens secundários do Homem-Aranha não é, por assim dizer, um primor. O primeiro Venom (2018), por exemplo, foi massacrado pela crítica, mas por algum fenômeno, o público “comeu com farinha” garantindo o sucesso. Com a continuação em 2021 ocorreu o mesmo. Mas quando foi a vez do vampirão de Jared Leto, algo desandou e nem os fãs ao seu lado o filme teve. Esperamos sorte maior ao vindouro Kraven – O Caçador. Morbius teve 5 indicações ao Framboesa: Pior Filme, Pior Diretor, Pior Roteiro, Pior Ator (Leto) e Pior Atriz Coadjuvante (Adria Arjona).

Não deixe de assistir:

A Filha do Rei

Depois de Tenha um Bom Luto, este é outro filme que poucos viram e menos ainda ouviram falar. Mas quem quiser arriscar, o longa está disponível na plataforma do Telecine Play. Aventura de fantasia para toda a família, o longa infelizmente marcou a despedida do grande William Hurt das telonas – ator vencedor do Oscar por O Beijo da Mulher-Aranha (1985) e dono de outras três indicações, faleceu em março de 2022. Mas quem protagoniza aqui é o eterno 007, Pierce Brosnan, que vive o Rei Luís XIV. O filme mistura história e fantasia narrando as desventuras do regente em busca da imortalidade, e para isso captura uma sereia para poder usar sua energia vital. Kaya Scodelario vive sua filha, Maria Josefina. A Filha do Rei foi indicado para Pior Filme, Pior Atriz (Kaya Scodelario) e pior Atriz Coadjuvante (Fan Bingbing).

Jurassic World Domínio

E quem disse que não teremos superproduções campeãs de bilheteria na lista? O terceiro Jurassic World foi a terceira maior bilheteria mundial de 2022, ficando atrás somente de Avatar: O Caminho da Água e Top Gun: Maverick. Isso significa que o público – em especial as crianças e adolescentes – continuam com o interesse lá no alto em relação aos dinos. Nada de errado nisso, já que a geração que cresceu nos anos 90 teve uma experiência parecida. Infelizmente para a geração atual, enquanto os que cresceram nos anos 90 ganharam o primeiro Jurassic Park (ainda uma obra-prima do gênero), a geração mais nova precisou se contentar com a trilogia Jurassic World, que vai de mal a pior. E este terceiro filme é considerado o pior deles. Domínio foi indicado para Pior Atriz (Bryce Dallas Howard), pior Remake ou Continuação e Pior Roteiro (afinal que ideia foi aquela dos gafanhotos?).

As Agentes 355

Até dói falar mal deste filme, já que As Agentes 355 tem o coração no lugar certo e pretendia ser sinônimo de empoderamento feminino, ao criar uma história sobre um time de super agentes secretas, todo formado por mulheres. A ideia era dar uma resposta à altura a filmes como 007, Missão: Impossível e afins. Bem, até existem bons filmes de ação e espionagem protagonizados por mulheres, mas o consenso geral de críticos e público foi que As Agentes 355 não é um deles. Curiosamente, o filme bateu o recorde de valor de venda no prestigiado Festival de Cannes, tendo apenas o conceito criado pela atriz Jessica Chastain, quando a Universal pagou US$20 milhões pela distribuição nos EUA. Além de ser considerado clichê e rotineiro, os bastidores do longa não foram favoráveis, com a desistência de Marion Cotillard e o escândalo de evasão fiscal da estrela asiática Fan Bingbing. As Agentes 355 ficou indicado para Piores Atrizes Coadjuvantes: Penélope Cruz e Fan Bingbing.

Elvis

Este é quase um ultraje. Mas sim, na história do Framboesa de Ouro já tivemos filmes ou atores indicados que seguiriam para ser indicados ao Oscar também. É raro, mas acontece. E de todos os indicados ao prêmio do pior do cinema em 2023, a biografia contagiante Elvis, de Baz Luhrmann é o que tem mais chances de sair com algumas indicações também no maior prêmio do cinema, o Oscar. Aqui, no entanto, as lembranças que o filme do Rei do Rock receberam foram miradas ao astro Tom Hanks – o ano não foi muito favorável a ele. E sua presença no filme, irreconhecível debaixo de quilos de maquiagem como o coronel Parker, o agente de Elvis, foi o elemento mais duvidoso realmente, e motivo de algumas críticas. Assim Hanks foi indicado como pior ator coadjuvante, e também como pior “dupla”, ao lado de sua maquiagem protética.

Chamas da Vingança

Tudo bem que esta nova versão de um livro de Stephen King não tenha tido um defensor sequer, mas talvez o Framboesa de Ouro tenha ido longe demais desta vez. Acontece que além de indicar o filme na categoria de pior Remake (referência à primeira adaptação de 1984), os organizadores do “prêmio” resolveram zombar da atuação de uma criança – o que pode tirar sua autoestima e minar sua carreira. Bem, se formos pensar por outro lado, o pobre resultado de Chamas da Vingança junto aos críticos e a bilheteria talvez já tenha sabotado por si só o futuro de Ryan Kiera Armstrong, a menina de 12 anos que vive Charlie no filme. Tenho certeza que alguma resenha deve ter mencionado sua dificuldade de atuação e o Framboesa a reafirmou.

365 Dias: Hoje / 365 Dias Finais

Em 2020, no meio da pandemia, um filme erótico fez muito sucesso com o público feminino na faixa etária dos 35 aos 40 anos. Isso quer dizer que mulheres solteiras de meia idade ou mesmo as casadas ficaram com a curiosidade aguçada por esse romance erótico que é pura pegação, mas que foi acusado de alimentar uma relação abusiva e tóxica. Sem perder tempo, a Netflix tirou logo da cartola mais dois filmes caprichando em seu teor sexual para agradar o mesmo público – e foi assim que surgiram as sequências lançadas em 2022. Os filmes, no entanto, foram indicados para piores continuações (ambos) e Pior Dupla (um filme fazendo dupla com o outro).

Outras Indicações

A Bolha

Tido como uma das piores produções originais da Netflix, A Bolha pretendia tirar sarro com a condição do isolamento social trazido pela pandemia, mostrando a equipe de um blockbuster precisando terminar a superprodução com todas as restrições impostas. O que mais chama atenção negativamente é a direção de Judd Apatow, cineasta geralmente associado à boa qualidade de suas obras e ao sucesso. O filme foi indicado para pior diretor (Apatow).

Samaritano

É claro que não seria um Framboesa de Ouro sem uma implicância com o astro Sylvester Stallone. Sejamos sinceros, é verdade que Sly já fez muita tranqueira em sua carreira, mas existe também uma “pequena perseguição” em querer indicar seus filmes, mesmo quando não são tão ruins assim. E Samaritano, o primeiro filme de super-herói do astro, o rendeu a nomeação de pior ator do ano. É claro.

Mack & Rita

Pobre Diane Keaton. A atriz vencedora do Oscar por Noivo Neurótico e Noiva Nervosa (1977) é dona de outras 3 indicações, mas nessa nova fase de sua carreira, na terceira idade, precisa se contentar com “projetinhos” como esse Mack & Rita, uma história batida de troca de corpos, que coloca uma jovem de comportamento antiquado a se transformar verdadeiramente em uma septuagenária – com as formas de Keaton. A estrela veterana foi indicada para pior atriz.

The Requin

Por falar em piores atrizes, outra que foi lembrada pelo Framboesa de Ouro foi Alicia Silverstone – que nos anos 90 era uma das jovens estrelas mais quentes de Hollywood, em filmes como As Patricinhas de Beverly Hills e Batman & Robin. Aqui, ela protagoniza um terror com tubarões de quinta categoria.

Lamborghini: The Man Behind the Legend

Por falar em atrizes vencedoras do Oscar que sofreram a chamada “maldição do prêmio”, temos agora na lista Mira Sorvino. Bem, talvez no caso de Sorvino ela tenha atraído isso para sua própria vida – já que os relatos são que após sua vitória por Poderosa Afrodite (1995) no Oscar, o sucesso subiu à sua cabeça a tornando uma profissional bem difícil de se trabalhar. Aqui ela é indicada ao Framboesa na categoria de pior coadjuvante nessa biografia mequetrefe na qual o protagonista criador de um dos carros mais famosos do mundo é interpretado pelo “homem de ação” Frank Grillo, e isso já diz tudo o que você precisa saber sobre o longa.

Marmaduke

O cão Marmaduke nasceu nas tirinhas de jornais – e já ganhou sua versão em live-action em 2010. Agora chega um novo filme na forma de uma animação de qualidade, digamos, duvidosa. No entanto, o que indicou Marmaduke no Framboesa desse ano foi a “atuação” de Pete Davidson, que dubla o cão protagonista.

Confira a lista completa dos Indicados:

PIOR FILME
Blonde
Pinóquio
Tenho Um Bom Luto
A Filha do Rei
Morbius

PIOR ATOR
Machine Gun KellyTenha Um Bom Luto
Pete DavidsonMarmaduke
Tom HanksPinóquio
Jared LetoMorbius
Sylvester StalloneSamaritano

PIOR ATRIZ
Ryan Kiera ArmstrongChamas da Vingança
Bryce Dallas HowardJurassic World: Domínio
Diane KeatonMack & Rita
Kaya ScodelarioA Filha do Rei
Alicia SilverstoneThe Requin – À Deriva

PIOR REMAKE/RIP-OFF/SEQUÊNCIA
Blonde
365 Dias: Hoje & 365 Dias Finais
Pinóquio
Chamas da Vingança
Jurassic World: Domínio

PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Adria ArjonaMorbius
Lorraine BraccoPinóquio
Penélope CruzAs Agentes 355
Bingbing FanAs Agentes 355 & A Filha do Rei
Mira SorvinoLamborghini

PIOR ATOR COADJUVANTE
Pete DavidsonTenha Um Bom Luto
Tom HanksElvis
Xavier SamuelBlonde
Mod SunTenha Um Bom Luto
Evan WilliamsBlonde

PIOR DUPLA
Machine Gun Kelly & Mod SunTenha Um Bom Luto
Os Personagens da Vida Real na Cena do Quarto na Casa Branca, Blonde
Tom Hanks & seu Rosto de Látex (e Sotaque Horrível), Elvis
Andrew Dominik & seus Problemas com as Mulheres, Blonde
As Duas Sequências de 365 Dias

PIOR DIREÇÃO
Judd ApatowA Bolha
Machine Gun Kelly & Mod SunTenha Um Bom Luto
Andrew DominikBlonde
Daniel EspinosaMorbius
Robert ZemeckisPinóquio

PIOR ROTEIRO
Andrew DominikBlonde
Robert Zemeckis & Chris Weitz, Pinóquio
Machine Gun Kelly & Mod SunTenha Um Bom Luto
Emily Carmichael & Colin Trevorrow, Jurassic World: Domínio
Matt Sazama & Burk Sharpless, Morbius

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS