terça-feira, abril 23, 2024

‘Gremlins’ completa 37 anos | Confira 10 Curiosidades do CLÁSSICO dos anos 80!

Gremlins’ é desses clássicos dos anos 1980 que sempre figura na lista de filmes favoritos da galera daquela década. É porque mesmo 37 anos após seu lançamento ‘Gremlins’ continua como uma referência para muitas gerações, por isso separamos aqui algumas curiosidades sobre o início da franquia dos monstrinhos mais fofinhos e terríveis do cinema.

10 – Influências em quem veio depois

Gremlins’ ainda é, até hoje, um dos filmes do terror pop que mais influenciam as produções desse nicho posteriores a 1984. Dentre as muitas produções que beberam nessa fonte está a série de terror teen ‘Stranger Things’.

9 – Os Goonies

Um dos atores principais do longa é Corey Feldman, à época um jovem rapaz. Ele também participa de ‘Os Goonies’, no qual faz o personagem Bocão. Em ambos os filmes Corey interpreta um jovem adolescente meio cheio de verdade, descolado. E ambos os filmes são produzidos por Steven Spielberg. Aliás, foi ‘Gremlins’ que abriu a porta para Corey trabalhar em ‘Os Goonies’.

8 – Produção de Steven Spielberg

Boa parte dos sucessos da cultura pop entre os anos 80 e 90 levam a assinatura do diretor Steven Spielberg, e ‘Gremlins’ é um desses casos, produzido através da Amblin Entertainment, empresa de Steven. Aliás, dá para ver claramente algumas características do diretor neste filme, como o tom aventuresco e o elenco que posteriormente participou de outros projetos seus. Ele até mesmo aparece numa cena!

Não deixe de assistir:

7 – Filmes de Spielberg em cartaz

Que Spielberg foi mais que um produtor que colocou seu nome em ‘Gremlins’ já ficou claro. Tão claro, que na cena do cinema, os filmes que estão em cartaz são dois dos que fazem parte do portfólio do diretor: ‘A Boy’s Life’ (então o título provisório de ‘E.T. – O Extraterrestre’) e ‘Watch the Skies’ (que depois se tornou ‘Contatos Imediatos de Terceiro Grau’. A inserção dos títulos foi feita pelo diretor Joe Dante em homenagem ao Spielberg.

6 – Bonecos reais

Nos anos 1980, boa parte dos efeitos especiais e visuais eram feitos na marra mesmo. Isso significa que filmes como ‘Gremlins’ não eram realizados através de computação gráfica, mas sim de robôs criados mecanicamente para realizar os movimentos pedidos no roteiro. Ou seja, de certa forma, os mogwais existiram de fato, cada umzinho deles…

5 – Efeitos especiais

Além de utilizar robôs, o primeiro longa da franquia ‘Gremlins’ contou com outras técnicas cinematográficas, como bonecos mecânicos, marionetes, fantoches e até mesmo gravações em stop-motion para tornar os movimentos mais fluidos no filme. A cena do stop-motion pode ser observada quando os mogwais aparecem descendo uma rua escura, na qual o espectador atento pode observar que as silhuetas dos mogwais são feitos de massinha.

4 – Erro de gravação

Trabalhar com bonecos não é nada fácil, e mesmo em Hollywood alguns erros passam despercebidos. Em ‘Gremlins’, na cena em que a mãe de Billy empurra um dos mogwais para dentro do micro-ondas, é possível antever parte do cabelo do responsável por dar movimentos ao boneco do mogwai em questão, no momento em que o bichano está de costas para a câmera.

3 – Personagens da Warner na lojinha

Outra cena clássica em ‘Gremlins’ é quando Stripe, o malvadão dos mogwais, se esconde entre as pelúcias na prateleira da lojinha. Se você observar bem, os companheiros dele na prateleira são todos personagens da Warner, que é a distribuidora do longa. Ali estão o Frajola, o Pernalonga e até mesmo o protótipo do ‘E.T.’, que foi o filme anterior de Spielberg.

2 – Série

Como bom leitor do Cinepop, você já sabe que ‘Gremlins’ vai virar uma série original já em produção pela HBO Max, plataforma de streaming da Warner Bros. A série terá dez episódios e será no formato de animação.

1 – Os Sete Anões

Em determinada parte do filme, as criaturinhas vão ao cinema e o filme que elas veem é ‘Branca de Neve e os Sete Anões’. Não é à toa, porém, que os monstrenguinhos começam a cantar a música tema da animação – se você parar para pensar, os mogwais têm as mesmas características que os personagens da Disney: temos o Mestre, o Dengoso, o Zangado… É, pois é. Já pensou se a Branca de Neve tivesse que lidar com esses bichinhos, ao invés dos homenzinhos fofinhos do bosque?

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS