sexta-feira, abril 26, 2024

Guillermo del Toro – Conheça as ANIMAÇÕES que Tiveram o dedo do Diretor e Você não Sabia

Na sexta-feira dia 9 de dezembro, estreou na plataforma da Netflix a animação em stop-motion Pinóquio. Eu sei, você deve estar pensando: “mais um filme de Pinóquio?”, sendo que este ano mesmo já havíamos ganhado o live-action da Disney, baseado em sua animação clássica da década de 1940 – com Tom Hanks e direção de Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro). Sim, querido leitor, seria o caso de cansaço do tema – como ocorreu também com Mogli, o Menino Lobo, não fosse por um grande detalhe que fez toda a diferença. Atrás das câmeras desta versão da Netflix temos o vencedor do Oscar Guillermo del Toro, diretor mexicano que é uma das grandes sensações do cinema mundial na atualidade. E não apenas isso, mas del Toro se arrisca no comando de seu primeiro longa-metragem na forma de uma animação. Com tamanho renome, é claro que a obra tinha que passar antes pelas salas de cinema e assim o fez. Mal foi lançado e já carrega uma indicação a melhor animação no Globo de Ouro, feito que deve se repetir no Oscar também.

Entrando totalmente no clima do novo Pinóquio, que já recebeu muita rasgação de seda da imprensa, e pelo fato de que nunca cansamos de falar sobre Guillermo del Toro, resolvemos por mais uma matéria tendo o mexicano como tema. Aqui, iremos apresentar algumas produções animadas, seja no cinema ou na TV que tiveram o dedo do cineasta em qualquer capacidade (roteiro, produção) e muitos podem não estar a par. Confira abaixo.

Megamente (2010)

Como o assunto principal aqui é a nova animação da Netflix, Pinóquio, achei por bem começar a matéria justamente com as produções animadas com o toque de Guillermo del Toro. Quase ninguém sabe, mas esta superprodução da Dreamworks sobre um supervilão que se redime possui Guillermo del Toro como consultor criativo no time dos produtores.

Gato de Botas (2011)

Outra animação da Dreamworks, este derivado de Shrek com o personagem dublado por Antonio Banderas, em seu primeiro filme solo, traz Guillermo del Toro como produtor executivo. O personagem é espanhol e o cineasta apesar de mexicano, tem fortes laços com a Espanha. Para a continuação que será lançada no fim deste ano, no entanto, o diretor não possui qualquer envolvimento.

A Origem dos Guardiões (2012)

Esta produção está completando dez anos em 2022, e ressurgiu como cult. Na verdade, ninguém consegue entender muito bem por que o filme não deu certo, sendo que quem viu na época, gostou. A ideia era colocar um time de personagens folclóricos em uma super equipe de heróis, assim tínhamos figuras como o Papai Noel, o Coelho da Páscoa, Jack Frost e a fada do Dente unidos. Guillermo del Toro foi produtor executivo.

Festa no Céu (2014)

Não deixe de assistir:

De tempos em tempos Hollywood trata de lançar seus “filmes-gêmeos”, obras de temáticas muito similares, mesmo quando envolvem grandes estúdios. Veja por exemplo Viva, a Vida é uma Festa (2017), da Disney, que celebra o dia dos mortos mexicano. Todos adoraram, mas três anos antes o mesmo tema já havia sido abordado em uma animação semelhante. Essa com produção da Fox e o nome de del Toro como produtor.

Kung Fu Panda 3 (2016)

Aqui temos um caso curioso. Nos dois primeiros filmes Kung Fu Panda (2008 e 2011), nada de Guillermo del Toro. Foi só no terceiro filme, que o cineasta mexicano resolveu se unir à Dreamworks para bancar o projeto na posição de produtor executivo.

Caçadores de Trolls: Contos de Arcadia (2016-2018)

Muitos podem não saber, mas Pinóquio não foi a primeira parceria entre Guillermo del Toro e a Netflix. Seis anos antes, o diretor já havia criado essa série em animação sobre três crianças escolhidas para serem os protetores da Terra contra o mundo dos Trolls e as criaturas que lá habitam. O cineasta além de criador, também foi produtor executivo, diretor de 4 dos 54 episódios (num total de 3 temporadas) e adaptou o roteiro de seu próprio livro (onde nasceu a história).

Os 3 Lá Embaixo: Contos de Arcadia (2018-2019)

Depois de uma série animada sobre fantasia e aventura, Guillermo del Toro também criou uma voltada para a ficção científica, dando continuidade ao seu programa de antologia mirado aos pequenos. Aqui, três aliens fugitivos de seu planeta, chegam à Terra e se disfarçam de humanos, enquanto são caçados por inimigos enviados. Novamente del Toro é criador, produtor executivo, diretor e roteirista do seriado, que durou um pouco menos que o anterior, com 2 temporadas.

Magos: Contos de Arcadia (2020)

No ano que a pandemia se abateu sobre o mundo, Guillermo del Toro lançava a terceira parte de sua série animada de antologia, desta vez na forma de uma minissérie em 10 episódios. Aqui ele cria uma ligação direta com Os Caçadores de Trolls, usando os mesmos personagens, que voltam no tempo para a época de Camelot e os cavaleiros da távola redonda, para uma nova aventura. O cineasta repete suas funções, exceto como diretor aqui.

Caçadores de Trolls: A Ascensão dos Titãs (2021)

Ano passado, Guillermo del Toro escreveu e produziu o longa-metragem de sua famosa série, que traz os queridos personagens caçadores de trolls pela primeira vez em um filme, lançado pela Netflix em parceria com a Dreamworks. Os fãs agradeceram.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS