Durante uma entrevista com a cabeleireira Christin Brown numa live do Instagram, Halle Berry expressou seu interesse em interpretar um homem trans para “entender esse mundo.”
No entanto, a estrela foi duramente criticada pelo público, mesmo sendo uma defensora da comunidade LGBTQ.
De acordo com o Deadline, algumas personalidades também alertaram a atriz, dizendo que a autenticidade e a representação na tela são primordiais, sugerindo que o papel deveria ser interpretado por um verdadeiro trans.
Sam Feder, diretor do documentário ‘Disclosure‘, que narra o cotidiano de pessoas trans na mídia, disse:
“Muitas vezes as pessoas realmente não sabem o que não sabem, a não ser que estejam vivendo o que é mostrado na tela. E tudo bem! Halle Berry, por favor considere assistir ao documnetário ‘Disclosure‘ antes de aceitar um papel como esse.”
A atriz Jamie Clayton (‘Sense 8’), que também é trans, reforçou o comentário de Feder e acrescentou:
“Halle Berry… Por favor, lute por nós, não contra nós. Trans is beautiful.”
Depois de toda a polêmica, Berry foi ao Twitter para se retratar, pedir desculpas à comunidade trans e dizer que não estava mais considerando o papel.
“No fim de semana, tive a oportunidade de discutir minha vontade de interpretar um homem trans e gostaria de me desculpar pelo que eu disse. Como mulher cisgênero (hétero), agora entendo que não deveria ter considerado esse papel e que a comunidade de transgêneros deveria inegavelmente ter a oportunidade de contar suas próprias histórias.”
Ela continuou:
“Sou grata pela orientação e pela conversa crítica que tive nos últimos dias e continuarei a ouvir, educar e aprender com esse erro. Pretendo ser uma aliada e usar minha voz para promover uma melhor representação na tela, tanto na frente quanto atrás das câmeras.”
Confira:
— Halle Berry (@halleberry) July 7, 2020
Após o pedido de desculpas, a GLAAD, uma organização que monitora a representação LGBTQ na mídia, aplaudiu a atitude da atriz:
“Estamos satisfeitos que a Halle Berry tenha ouvido as preocupações das pessoas trans e aprendido com elas. Outras pessoas influentes deveriam fazer o mesmo.”
Vale lembrar que Berry vai estrelar a ficção científica ‘Moonfall‘, novo filme de desastre do diretor Roland Emmerich (‘Independence Day‘).
A atriz vai interpretar uma astronauta da NASA cuja última missão revela uma pista sobre uma catástrofe iminente.
Ainda sem muitos detalhes, a narrativa será focada no momento em que a Lua é empurrada para fora de sua órbita por uma força misteriosa e entra em rota de colisão com a Terra. A vida como a conhecemos está nas mãos de um time de especialistas que embarca numa missão impossível e tem apenas algumas semanas para salvar a todos.
As filmagens devem começar em setembro deste ano, mas ainda não há previsão de estreia.
Como o projeto ainda está nos estágios iniciais, novas informações devem ser divulgadas em breve.