sexta-feira, abril 26, 2024

Homem-Aranha | 10 curiosidades sobre o Amigão da Vizinhança

Nascido em 10 de agosto de 1962, na edição número 15 da revista Amazing Fantasy, o Homem-Aranha se tornou um sucesso estrondoso nos Estados Unidos e não demorou para se tornar um fenômeno mundial. Contando a história do jovem Peter Parker, um garoto excluído que ganha poderes ao ser picado por uma aranha irradiada, aquela trama experimental foi o início de uma mitologia fantástica! Desde então, os quadrinhos estabeleceram que a data 10 de agosto seria a comemoração do aniversário do garoto. Em comemoração ao 58º aniversário do herói, o CinePOP selecionou dez curiosidades sobre a vida do Homem-Aranha. Confira!

 

Muitas versões

Conforme foi mostrado em Homem-Aranha No Aranhaverso, existem várias versões diferentes do herói habitando o multiverso. E isso não é diferente nos quadrinhos. Além dos famosos Aranha Escarlate, Homem-Aranha 2099, Gwen-Aranha, Porco-Aranha, Homem-Aranha Noir e afins, o teioso tem versões menos conhecidas, como o Homem-Aranha Indiano (Pavitr Prabhakar), Homem-Aranha do Mangaverso e até mesmo o Macaco-Aranha, do Universo Marvel Apes.

 

Torcedor dos Mets

Desde pequeno, o Tio Ben levava o Peter para o Shea Stadium, estádio que foi demolido em 2009, para ver os jogos dos New York Mets. Quem acompanha basebol sabe que os Mets não são conhecidos pelas vitórias, e isso foi uma das coisas que atraíram Peter. Porém, houve um ano que o Tio Ben o convidou para ir ao jogo e Peter, revoltado, discutiu com o tio e se recusou a ir ao Shea Stadium. Os Mets curiosamente ganharam esse jogo e, três dias depois, o Tio Ben foi assassinado. Desde então, Peter assiste a pelo menos um jogo dos Mets por ano para honrar e relembrar os momentos que teve com o tio.

 

Os filmes existem nos quadrinhos

Não deixe de assistir:

Sucesso nos anos 2000, a trilogia Homem-Aranha, de Sam Raimi, aparece nas HQs. Em Ultimate Homem-Aranha #54, o Homem-Aranha enfrenta o Doutor Octopus e acaba tendo um encontro com Sam Raimi e Tobey Maguire, diretor e ator principal do inédito filme do Homem-Aranha. O produtor Avi Arad também aparece. A história ajudou na promoção de Homem-Aranha 2.

 

O filme influenciou a HQ

Um dos pontos controversos entre os fãs do Homem-Aranha é a teia orgânica que o Aranha de Sam Raimi dispara. Nos quadrinhos, historicamente, o herói fazia suas próprias teias com uma fórmula química que ele inventou e as disparava com os icônicos lançadores de teia. Porém, o sucesso do filme foi tão grande que a Marvel decidiu trazer a teia orgânica para os quadrinhos. O problema é que fizeram isso do jeito mais bizarro possível. Em O Espetacular Homem-Aranha #15, de 2004, Peter é beijado pela vilã “Rainha” e começa a sofrer mutações. Ele vira uma aranha gigante até “parir” uma nova versão de seu corpo humano, agora com o novo poder.

 

Ele tem religião

Apesar de nunca ficar 100% explícito, a versão regular do Homem-Aranha dos quadrinhos é protestante, a religião mais comum nos EUA. No entanto, em Homem-Aranha no Aranhaverso, é revelado que Peter B. Parker (o Peter gordinho e frustrado) é judeu, religião bem comum no Queens.

 

Conheceu Barack Obama

Em O Espetacular Homem-Aranha #583, o Homem-Aranha se encontra com ninguém menos que o primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama. A edição foi um fenômeno e passou alguns anos como a HQ mais vendida do século XXI. Na história, o presidente americano diz ser um grande fã do herói. Atualmente, a revista é  a quarta mais vendida do século XXI, com mais de 530 mil exemplares vendidos.

 

Viajante Interdimensional

Antes da unificação dos universos dos quadrinhos, Peter Parker (da Terra 616, o regular dos quadrinhos) encontrou Miles Morales (Ultimate) em uma saga chamada Homens-Aranha. Ela é bem divertida e mostra Peter como um mentor para um surpreso Miles Morales, já que o Peter do seu universo havia morrido.

 

Zumbi consciente

Na controversa saga Zumbis Marvel, os heróis mais famosos da Terra se tornaram zumbis, cometendo atrocidades em um apanhado de muito sangue e violência.

Na trama, Peter Parker se transforma em um zumbi e, dentre as bizarrices que ele acaba cometendo, a pior delas é acabar comendo Mary Jane, o amor de sua vida, e a amada Tia May. Mesmo zumbificado, as memórias dele devorando quem amava o atormentavam, o incentivando a pesquisar uma cura para o vírus zumbi. Ele se sacrifica no processo, mostrando que, mesmo depois de morto, grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

A imagem recriando a capa do Casamento do Homem-Aranha com Peter zumbi e a Mary Jane com o vestido de casamento ensanguentado ficou bastante popular na época do lançamento.

 

Ele já foi morto a sangue frio

Na saga Deadpool Mata o Universo Marvel, que não consta na cronologia oficial da Marvel, o Mercenário Tagarela é tomado por uma das vozes em sua cabeça e se torna um assassino focado em destruir o Universo Marvel. Ele vai atrás dos heróis um por um, matando-os da forma mais criativa possível. Porém, sua primeira vítima é assassinada da maneira mais fria possível. Ele caça o Homem-Aranha, seu ídolo, no centro de Nova York e dá um tiro na cabeça de Peter Parker em frente ao povo. É um momento bastante tenso.

 

Sem o pai

Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) foi o filme que encerrou a Saga do Infinito no Universo Cinematográfico Marvel. Além de fechar com chave de ouro, o filme é o primeiro do UCM a não contar com uma participação de Stan Lee, quadrinista responsável pela criação de grandes ícones dos quadrinhos da Marvel e presença certa nos filme. Stan faleceu em 2018, deixando ainda mais duas participações gravadas, que foram mostradas em Capitã Marvel e Vingadores: Ultimato.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS