Ir ao cinema conta como exercício físico, afirma estudo

De acordo com o The Times, um estudo feito pela Universidade de Londres (UCL) afirma que sair de casa para ir ao cinema é considerado como exercício físico.

Especificamente, a opção de lazer conta como uma ‘leve forma de exercício cardiovascular’ por conta da respiração em frente à telonas e das sensações que liberam reações químicas no corpo, como dopamina e adrenalina.

Além disso, outros benefícios incluem aumento da concentração e da capacidade de memorização.

Para chegar a essa conclusão, o estudo contou com 51 participantes, que assistiram ao live action de ‘Aladdin‘ enquanto usavam sensores corporais que mediam temperatura, frequência cardíaca e estímulos da pele.

Em apenas 45 minutos de exibição do filme, os batimentos cardíacos dos voluntários aumentaram entre 40% e 80% em momentos de tensão, e suas peles ficaram rígidas ao mesmo tempo em que a temperatura do corpo subia.

Isso acontece porque o público do cinema está completamente imerso ao que está passando na tela, diferente de quando um fã assiste TV em casa, com distrações, pausas e interferências externas.

Parte do estudo diz que:

“Assistir cena emotivas não apenas aumenta a frequência cardíaca, mas também melhoram a saúde cerebral e a capacidade de concentração. Em uma sala de cinema, o público fica menos distraído e se entrega intensamente ao filme.”

De qualquer forma, é bom deixar claro que ir ao cinema não substitui exercícios físicos recomendados por profissionais de educação física.

author avatar
Renato Marafon
Criador do CinePOP em 1999 e apaixonado por cinema.

Notícias

Saiba quais são As Continuações Mais Esperadas para a 2ª Metade de 2026

Você gosta de continuações? Existem duas linhas de pensamentos...

Reboot de ‘X-Men’ no MCU pode ter elenco revelado na Comic-Con; Confira os detalhes!

O aguardado reboot de ‘X-Men’, longa que introduzirá oficialmente...

‘Romy e Michele 2’: Sequência com Lisa Kudrow e Mira Sorvino inicia produção

As atrizes Lisa Kudrow (‘Friends’) e Mira Sorvino (‘Mutação’)...

‘Obsessão 2’: Sequência do fenômeno pode acontecer “mais cedo do que o esperado”

O aclamado terror ‘Obsessão’ (Obsession) consolidou seu status de...

‘Minions & Monstros’ terá sequência de 15 minutos inteiramente falada em “minionês”

O cineasta Pierre Coffin trouxe novidades empolgantes sobre ‘Minions...

‘Enfeitiçadas: Bem-vindos a Hexe’: Nova animação da Disney ganha data de estreia no Brasil

A Disney finalmente anunciou quando sua próxima animação, intitulada...

Estrela de ‘Saturday Night Live’ é escalada para ‘The Catch’, nova ROM-COM com Emma Stone

Segundo o Deadline, Ashley Padilla, que ganhou reconhecimento internacional por...