sábado, abril 20, 2024

‘Jurassic World: Domínio’ | Quais os dinossauros que aparecem no trailer?

O primeiro trailer de Jurassic World: Domínio foi lançado e já emocionou fãs de todas as idades. Parece que pela primeira vez na história da franquia é o elenco humano que está chamando mais atenção. Mas como a graça do filme é ver um bando de dinossauros em situações anacrônicas, o CinePOP conversou com Luciano Vaz, professor e pesquisador da área da paleontologia, para identificar os dinossauros que apareceram no trailer. Confira!

 

 

Parassaurolofo

Tendo estreado na franquia em O Mundo Perdido (1997), os Parassaurolofos foram herbírvoros do período Cretáceo, que habitaram nas regiões onde hoje são a Ásia e a América do Norte. Eles tinham cerca de 10m de comprimento.

Apatossauro

Aparecendo em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), os Apatossauros viveram no período Jurássico e eram herbívoros. No parque do Jurassic World, eles integravam uma atração chamada “Gigantes Gentis”. Considerado uma das maiores criaturas que já viveram na Terra, o Apatossauro podia chegar a 10 m de altura e 23 m de comprimento.

Velociraptor

Não deixe de assistir:

Presente em todos os filmes da franquia, essa espécie foi retratada de forma errada desde o primeiro filme. Na vida real, esses carnívoros mediam até 2 m de comprimento, mas sua altura girava em torno dos 60 cm. Bem diferente dos quase 2 m de altura mostrados no filme, onde tentaram deixar o predador mais ameaçados. Eles viveram no período Cretáceo e, segundo estudos recentes, eles até podiam viver em bando, mas era muito pouco provável que caçassem de forma coordenada como no filme.

Mosassauro

Predador Alfa dos mares do final do Cretáceo, o Mosassauro foi um réptil-marinho (é importante lembrar que dinossauros foram apenas os terrestres. Voadores e marinhos não se enquadram na categoria) que pertence à mesma ordem das cobras. Carnívoro, o maior fóssil de Mosassauro já encontrado tinha 17 m de comprimento. Na franquia, ele estreou no primeiro Jurassic World (2015).

Tiranossauro-Rex

Cara da franquia, o T-Rex é outra espécie que apareceu em todos os filmes da saga. ‘Rei’ do Cretáceo, o Tiranossauro era carnívoro e podia medir até 4 m de altura, com 12 m de comprimento. Uma curiosidade é que as fêmeas eram maiores que o macho, e o T-Rex do filme é uma fêmea chamada “Roberta”. E ao contrário do que mostram os filmes, sua visão não era baseada em movimento.

Therizinossauro

Apesar de não dar para ver com plenitude o animal, o professor Luciano Vaz disse que essa espécie lembra o Therizinossauro. “Essa espécie era carnívora, mas foi se adaptando, evolutivamente falando, para uma alimentação herbívora, por isso esse bico córneo, parecendo de uma ave. Mas é um terópode [Dinossauros bípedes, provavelmente carnívoros ou onívoros]. Eu acredito que seja esse Therizinossauro pelas garras. Eles tinham garras de até 90 cm”, disse. A espécie viveu no Cretáceo e podia ter até 12 metros de comprimento.

Atrociraptor

O diretor Colin Trevorrow definiu essa espécie como uma versão mais cruel de um Velociraptor. “Enquanto o Velociraptor é um caçador stealth, o Atrociraptor é um pouco mais brutal. Essas coisas simplesmente vão atrás de você. E nesse caso em específico [no filme], eles escolheram o cheiro dele [Owen Grady (Chris Pratt)] e não vão parar até matá-lo. Eles são bem brutais, muito cruéis”, disse. Na vida real, essa espécie viveu no Cretáceo, era carnívora e também passava longe de ser grandona como no filme.

Pyroraptor

Essa espécie de carnívoro viveu no Cretáceo na região de onde hoje é a França. É muito provável que fossem escaladores de árvores e, assim como o Velociraptor, teve sua altura superdimensionada para o filme. Eles eram baixinhos.

Carnotauro e Alossauro

Os dois fizeram sua estreia em Jurassic World: Reino Ameaçado (2018). Enquanto o Carnotauro foi um predador do Cretáceo que viveu onde hoje é a América do Sul, o Alossauro foi um dos maiores carnívoros do Jurássico. Ou seja, essa cena de um lutando com o outro jamais aconteceu na vida real, já que são duas espécies separadas por milhões de anos. Porém, ao contrário do filme, os Alossauros eram maiores.

Quetzalcoatlus

A maior criatura voadora que já viveu faz sua estreia na franquia. Com aproximadamente 12 m de envergadura (de uma ponta a outra da asa), esse pterossauro viveu no Cretáceo na região das Américas. Apesar de seu tamanho, seu comportamento, segundo estudos recentes, era similar ao das garças. Ou seja, provavelmente ele não sairia por aí derrubando aviões.

Nasutoceratops

Apesar dos chifres remeterem a um Triceratops, a falta do terceiro chifre e a presença dos espinhos na coroa (esse “escudo” atrás dos chifres maiores) indicam ser um Nasutoceratops, que viveu no Cretáceo na região equivalente à América do Norte. Eles já apareceram no curta “Batalha em Big Rock”. Veja abaixo:

Dilofossauro

Um dos dinossauros mais icônicos da franquia retorna aos cinemas após matar Dennis Nedry (Wayne Knight), em Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993). Porém, nenhum outro dinossauro foi tão modificado na saga quanto este. Nos filmes, ele é baixinho, cospe veneno e tem essa membrana em volta da cabeça, tal qual um australiano Lagarto-de-gola. Porém, na vida real, esse predador do Jurássico foi um dos grandes carnívoros de sua época, chegando a ter cerca de 2 m de altura. E além dele não cuspir veneno, ele não tinha essa membrana. Agora, as duas cristas no alto da cabeça existiam mesmo.

Qual o seu dinossauro favorito? Diga nos comentários!

Jurassic World: Domínio estreia em 9 de junho de 2022.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS