sábado, abril 27, 2024

Lady Gaga – 38 Anos | 10 músicas da ICÔNICA artista que você provavelmente não conhece – mas deveria conhecer

Lady Gaga é uma artista única.

A vencedora do Oscar e múltipla vencedora do Grammy é uma das maiores performers da história e sua versatilidade continua a encantar inúmeras gerações desde sua estreia oficial no cenário fonográfico em 2008, com o álbum de ‘The Fame’. Desde então, trilhou uma carreira recheada de sucessos e prêmios, além de estender seu legado para inúmeros artistas veteranos e novatos.

No dia de hoje, 28 de março, Gaga completa 38 anos de idade – e é claro que não poderíamos deixar essa data passar em branco.

Pensando nisso, preparamos uma breve matéria trazendo dez canções de sua carreira que são poucos conhecidas, mas que você deveria conhecer.

Veja abaixo as nossas escolhas:

“I LIKE IT ROUGH”

Álbum: The Fame

Revivendo o electro-pop e o synth-pop com força descomunal, “I Like It Rough” pode ser uma escolha inusitada para a lista, mas certamente é uma das músicas que melhor representa o álbum. Falando sobre vícios e, em particular, sobre um relacionamento masoquista, a canção é uma das melhores entradas da discografia de Gaga por sua indesculpável explicitação.

“THE FAME”

Não deixe de assistir:

Álbum: The Fame

A música-titular de The Fame passou longe do radar mainstream, mas continua como uma das melhores produções de Gaga. Aliando-se a Martin Kierszenbaum, a faixa é infundida com synth-pop e fala sobre todas as ambições que uma artista estreante poderia ter após encontrar sucesso absoluto.

“SCHEIßE”

Álbum: Born This Way

Guiada pelo icônico alemão-falso que introduz a ode ao electro-pop de ‘Born This Way’Scheiße” pode até ser conhecida pela fanbase de Gaga, mas deveria ter um status maior do que realmente tem no mainstream. A vibrante produção é cortesia de RedOne, um dos frequentes colaboradores, enquanto os versos pungentes variam desde uma antêmica construção feminista até uma afeição pela libertação da sexualidade e pelo empoderamento feminino.

“HEAVY METAL LOVER”

Álbum: Born This Way

“I want your whisky mouth all over my blonde south” certamente é uma das maneiras mais inesperadas de começar uma música – e essa total despreocupação e uma afeição gigantesca pela indesculpável sexualidade que tornam “Heavy Metal Lover” uma das faixas mais intrigantes de ‘Born This Way’ (e que mais ressignificam o próprio título do álbum). A track reverbera electro-rock, servindo como contraponto a “Bad Kids”, e aproveita para se infundir no futurismo do synth-pop que Gaga já vinha explorando desde ‘The Fame’.

“MANiCURE”

Álbum: ARTPOP

Assim como outras faixas, “MANiCURE” não teve o reconhecimento que merecia – mas entrou para nossa lista por mérito próprio. Abrindo portas para o electro-rock, a dinâmica e vibrante faixa brinca com as palavras “man” e “cure” ao mesmo tempo que cria uma simples e divertida narrativa sobre sair e se divertir com amigos.

“FASHION!”

Álbum: ARTPOP

A criatividade defendida com unhas e dentes por Gaga em ‘ARTPOP’ não se restringe apenas à sua persona, mas também alastra-se àqueles que sempre participaram de sua vida e permitiram que insurgisse como o ícone que é hoje. Pode-se falar, então, que a extensão de sua personalidade finca-se nos próprios figurinos irreverentes e completamente chocantes que utiliza, saudados com imensa ovação na incrível composição de Fashion!”, que ala com grandiloquência sobre o trabalho dos designers e sobre sua capacidade de tradução materialista os desejos mais inerentes do ser humano.

“GYPSY”

Álbum: ARTPOP

‘ARTPOP’ sofreu com a maldição do quarto álbum e levou um bom tempo até que fosse resgatado como uma subestimada e importante obra musical. “Gypsy” é um dos inúmeros pontos altos da produção e ganhou o público pela simplicidade da produção, movida por sintetizadores e piano, e pela densidade romântica e elegíaca dos versos.

“DANCIN’ IN CIRCLES”

Álbum: Joanne

retro-country-funk “Dancin’ In Circles” tinha potencial de sobra para se tornar uma das músicas promocionais de ‘Joanne’, mas ficou à sombra de outras escolhas da produtora. De qualquer forma, a faixa caiu no gosto popular pela sensual rendição de Gaga e por uma lírica pungente e explícita – do jeito que os fãs adoram.

“DIAMOND HEART”

Álbum: Joanne

A maturidade psicológica e emocional da artista em ‘Joanne’ emerge com Diamond Heart”. Usando e abusando de suas habilidades vocais, que mantém-se em um nível esplendoroso e aplaudível principalmente por sua arquitetura rouca e ao mesmo tempo natural, Gaga diz que ela tem um coração tão impenetrável feito diamante, mas que brilha com um potencial a ser explorado.

“LOOK WHAT I FOUND”

Álbum: Nasce Uma Estrela (OST)

Quando Gaga foi anunciada como a protagonista do remake de ‘Nasce Uma Estrela’, boa parte do mundo duvidou de sua capacidade de atuação – mas ela não apenas foi aclamada por sua interpretação como Ally Maine, como levou diversos prêmios para casa. E, como se não bastasse, Gaga também assinou a impecável trilha sonora, cuja gema escondida reside em “Look What I Found”, que traz o blues rock à tona em meio às pesadas notas do piano e a uma rendição vocal espetacular.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS