InícioDestaqueLegalmente Loira | Relembrando a CLÁSSICA comédia estrelada por Reese Witherspoon

Legalmente Loira | Relembrando a CLÁSSICA comédia estrelada por Reese Witherspoon


Reese Witherspoon é uma das atrizes mais conhecidas da atualidade e, ao longo de sua carreira, levou diversos prêmios para casa por seus impecáveis trabalhos – incluindo um Oscar de Melhor Atriz e um Emmy Award como produtora. E, mesmo três décadas e meia depois de sua estreia no cenário do entretenimento, Witherspoon permanece eternizada na sétima arte por sua icônica e memorável performance como Elle Woods no adorado filme Legalmente Loira.

Lançado em 2001, o longa-metragem possui um legado inegável na cultura pop: para além de se sagrar um clássico cult imediato e render aplausos para Witherspoon, que ainda não era tão veterana na indústria quanto hoje, o projeto continua a inspirar realizadoras cinematográficas ao redor do mundo em trazer histórias de amadurecimento e superação focadas em personagens femininas bem delineadas e complexas, além de impulsionar jovens garotas a entrarem para o mundo do direito. Como se não bastasse, o impacto estende-se para a já confirmada série pré-sequência ‘Elle’, centrada na protagonista em seus anos no colégio e trazendo Witherspoon como produtora executiva do spin-off.

LEGALLY BLONDE, Reese Witherspoon, Bruiser, 2001, photo: (c) MGM/courtesy Everett Collection

Para aqueles que não conhecem, a história é centrada em Elle, uma belíssima jovem que vive uma vida de princesa na fraternidade de sua faculdade, esperando pacientemente que seu namorado, o popular e charmoso Warner (Matthew Davis), a peça em casamento para que seu futuro, de fato, comece. Apoiada por suas amigas e pelos outros membros da Delta Nu, ela é chamada para um imponente jantar apenas para que Warner termine o relacionamento com ela, alegando que sua admissão em Harvard o compele a encontrar alguém que converse mais com a imagem que deseja passar – o que faz o mundo de Elle colapsar. Todavia, movida por uma ambição infalível, nossa heroína se lança à missão de entrar em uma das universidades mais prestigiadas do mundo, no mesmo curso que Warner, para reconquistá-lo e mostrar quem ela é de verdade.



Após semanas estudando para conquistar a pontuação necessária na prova de admissão e ter seu vídeo de apresentação avaliado pelos membros do conselho de Direito, ela é admitida no curso – e se vê em mais um problema: em meio a seu estilo extravagante e bem cor de rosa, ela é tratada como uma forasteira, uma proscrita que é diminuída constantemente por ser loira e por não entrar no arquétipo monocromático e metódico dos outros estudantes, incluindo Vivian (Selma Blair), noiva de Warner e sua arqui-inimiga. Singrando pela árdua vivência em Harvard, Elle se torna uma aluna exemplar, chamando a atenção do Professor Callahan (Victor Garber), que a convida para fazer parte de seu seleto time de advogados em um importante caso envolvendo a ex-instrutora fitness acusada de assassinato Brooke (Ali Larter).

À época de seu lançamento, o filme teve uma recepção um tanto quanto morna por parte dos críticos, mas fez um estrondo de bilheteria ao arrecadar mais de US$140 milhões ao redor do planeta, garantindo uma sequência direta e a supracitada série derivada. Porém, com o passar dos anos, o projeto foi revisitado e elogiado não apenas pela despojada narrativa, mas pela originalidade com que tratou o universo jurídico – mesmo com inconsistências que foram apontadas por especialistas da área. Como se não bastasse, Elle Woods transformou-se em um dos emblemas da cultura pop moderna, sendo revisitada em diversas personagens subsequentes, e também em um ícone LGBTQIA+ que se refletiu, também, na constante luta de Witherspoon por diversidade e igualdade nas telonas e nas telinhas.

O longa marcou a estreia diretorial de Robert Luketic, que inclusive viria a comandar a divertida comédia romântica ‘A Sogra’, estrelada por Jennifer Lopez e Jane Fonda, quatro anos mais tarde. Luketic comanda a obra de maneira sólida e divertida, mantendo o ritmo em quase todas as cenas e garantindo que cada personagem, protagonista ou coadjuvante, tenha seu momento para brilhar: aliando-se ao roteiro de Karen McCullah Lutz e Kirsten Smith, o cineasta honra o aclamado romance original assinado por Amanda Brown e nos encanta com uma escolha de elenco on point – que inclusive traz nomes como Luke Wilson, Jennifer Coolidge e Linda Cardellini em ótimas interpretações.

Quase vinte e cinco anos depois de chegar aos cinemas, Legalmente Loira permanece como um dos grandes marcos do gênero cômico no cinema, sendo revisitado ou redescoberto pelas novas gerações e mostrando que clássicos da sétima arte nunca morrem.

Lembrando que o filme está disponível no catálogo do Telecine.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS