domingo, abril 28, 2024

‘Lost’, ‘Dr. House’, ‘Desperate Housewives’ – Relembre 10 Séries Muito Queridas que Completam 20 anos de Sua Estreia em 2024!

Se você perguntar, muitos estudiosos e especialistas da televisão apontam para o ano de 2001 como o divisor de águas em matéria de como os programas televisivos eram produzidos e como o público os consumia. Antes disso, a TV era algo descompromissado, onde o espectador pegava um episódio aqui e outro acolá, sem perder o fio da meada de uma série. Isso porque em sua maioria os programas contavam episódios fechados, com começo, meio e fim, que não interferiam muito no próximo.

Podemos afirmar que esse jogou mudou a partir de 2001, com ’24 Horas’. Além do formato, onde cada episódio contava uma hora em um dia fatídico na vida do agente Jack Bauer, e do gancho ao final de cada um deles, o cuidado com a produção elevava o material ao patamar cinematográfico – no que diz respeito à fotografia, direção de arte, atuações, edição, som e por aí vai. Com ’24 Horas’ o público percebeu que a TV poderia ser tão boa e manter o nível do cinema.

Três anos depois de ’24 Horas’, os seriados continuaram a subir o nível de suas produções até chegarem ao que temos hoje, com superproduções como ‘Game of Trones’, ‘The Last of Us’, ‘The Boys’, ‘Stranger Things’ e por aí vai. Depois da série de Jack Bauer, o novo fenômeno televisivo atendeu pelo nome ‘Lost’. Iremos falar dela e de outras séries inesquecíveis que completam 20 anos de estreia abaixo. Confira.

Lost

Lost (TV Show) 1080P, 2K, 4K, 5K HD wallpapers free download | Wallpaper Flare

Para entender o fenômeno que certas séries atuais se tornam, é preciso voltar 20 anos no tempo e compreender o que foi ‘Lost’ em meados da década de 2000. O mistério envolvendo os sobreviventes de um voo que caiu em uma ilha deserta se tornou obsessão de todos na época. Muito antes da era dos streamings, era necessário esperar os episódios novos todas as semanas nos canais da TV a cabo, ou testar ainda mais a paciência esperando com que saírem em DVD.

Além do suspense enlouquecedor (no bom sentido), ‘Lost’ marcou pelo desenvolvimento de seus personagens e suas relações. A primeira temporada é uma verdadeira obra-prima do audiovisual e talvez nunca seja igualada. A segunda temporada foi igualmente criativa, ao apresentar sobreviventes do outro lado da ilha. Porém, os próprios realizadores confessaram que o programa se estendeu demais (e quem seria besta de terminar algo tão lucrativo assim). ‘Lost’ durou 6 temporadas até 2010. O final, assim como o da recente ‘Game of Thrones’, deixou os fãs desgostosos. Talvez, com tamanha expectativa e especulações, não tivesse como ser diferente. Mas o programa ainda se mantém como um dos marcos da TV mundial.

Dr. House

House, M.D. 1080P, 2K, 4K, 5K HD wallpapers free download | Wallpaper Flare

Igualar o fenômeno que foi ‘Lost’ há 20 anos é impossível. O programa dominava o zeitgeist da época, e não tinha para ninguém. Porém, não é dizer que não existiam outros seriados muito populares. Tudo depende do tipo de público que se planejava atingir. Por exemplo, o público mais velho e os fanáticos por séries de hospital, citariam ‘Dr. House’ como programa favorito da época. Em matéria de longevidade, ‘Dr. House’ foi ainda mais longe que ‘Lost’, durando 8 temporadas até 2012. O seriado fez a carreira de Hugh Laurie, como o sarcástico, rabugento e brilhante médico Gregory House.

Desperate Housewives

Desperate Housewives, eva longoria, vanessa williams, desperate, teri hatcher, HD wallpaper | Peakpx

Não deixe de assistir:

Já o público feminino, que não ficou desamparado de séries de qualidade há 20 anos, certamente preferia algo como ‘Desperate Housewives’ – outro seriado que marcou época. De certa forma seguindo os passos de ‘Sex and the City’ no sentido de conexão com seu público-alvo, mas com uma grande diferença: ‘Sex and the City’ falava com o público feminino de mulheres solteiras; enquanto ‘Desperate Housewives’ era o passo adiante, mostrando o que seria das amigas se tivessem casado e fossem viver a vida dos subúrbios americanos. A série revelou ao mundo os talentos de Felicity Huffman, Eva Longoria e deu um novo gás na carreira de Teri Hatcher.

Battlestar Galactica

Battlestar Galactica Tv Series Poster. t HD wallpaper | Pxfuel

Os nerds fanáticos por ficção científica no estilo ‘Star Trek’ também estavam respaldados há 20 anos. Isso porque uma série clássica da década de 1970 chamada ‘Galactica – Astronave de Combate’ ganhava nova versão moderna, protagonizada pelos indicados ao Oscar Edward James Olmos e Mary McDonnell. O programa se tornou um cult imediato, comentado até hoje pelos aficionados pelo gênero, sendo uma das 100 mais bem-avaliadas de todos os tempos pelos fãs no IMDB e vencedora de 3 prêmios Emmy. O seriado durou 4 temporadas até 2009.

Veronica Mars

Com o subtítulo ‘A Jovem Espiã’ aqui no Brasil, a série foi exibida em nossa país pelo canal TNT, onde igualmente se tornou cult e obteve uma legião de fãs. De certa foram, o programa criado por Rob Thomas (o mesmo de ‘iZombie’), foi um precursor da febre de programas chamados “true crime”, sobre investigações criminais em especial assassinatos.

Embora não fosse baseado em uma história real, a trama apresentava uma estudante colegial, que dá título à série, decidindo se dedicar a este tipo de investigação após sua melhor amiga ser assassinada misteriosamente. ‘Veronica Mars’ foi responsável por revelar o talento de Kristen Bell como a protagonista e ganhou um filme dez anos depois de sua estreia; além de uma quarta temporada tardia em 2019. A série original durou 3 temporadas até 2007.

Entourage – Fama e Amizade

Produzido por Mark Wahlberg e inspirado em sua própria experiência como ator de Hollywood de fama e sucesso – a série ‘Entourage’ muito bem poderia se chamar “Os Parças”, seria a tradução literal no Brasil. O que acontece na série, assim como na vida de Wahlberg e na de jogadores de futebol no Brasil, é que em um grupo de amigos vindo de uma classe menos favorecida, um deles consegue vencer na vida e se tornar rico e famoso.

Assim, para dar “aquela moral para a rapaziada”, o sortudo leva os outros para se tornarem “parte de sua equipe”, geralmente seguranças, empresários, secretários e afins. ‘Entourage’ é sobre isso. O programa durou 8 temporadas até 2011 e também ganhou um filme em 2015.

Deadwood – Cidade Sem Lei

Deadwood (TV Series 2004-2006) - Backdrops — The Movie Database (TMDB)

Outra série que estreava há 20 anos, ‘Deadwood’ era a pedida certa para os fãs de faroeste. Produzida pela HBO, a obra era uma superprodução em todos os sentidos – que não ficava devendo nada aos filmes do cinema. Porém, apesar de um público fiel, os números não eram altos o suficiente da forma esperada pelo canal. Assim, mal havia sido lançado, e o programa já bambeava em sua audiência, dificultando sua permanência no ar.

Apesar de hoje ser um dos programas mais bem avaliados pelos fãs no IMDB, e de suas 8 vitórias no Emmy, ‘Deadwood’ só conseguiu “se arrastar” por 3 temporadas, até ser cancelada em 2006. Esse é um dos casos em que todos parecem concordar com a qualidade, mas os números simplesmente não fecharam a conta. Mas foi esse público fiel do programa que fez gerar um filme feito para a TV em 2019, quando mesmo que momentaneamente ‘Deadwood’ ressurgiu para um último tiroteio.

Stargate – Atlantis

Stargate Atlantis | Stargate atlantis, Stargate, Atlantis

Quando o pseudo blockbuster ‘Stargate’ foi lançado nos cinemas (o filme está completando 30 anos de estreia em 2024), com Kurt Russell e James Spader no elenco, ninguém poderia imaginar que seu sucesso cult o faria gerar tantos “filhotes” anos depois. O primeiro foi ‘Stargate SG1’, com o eterno ‘McGyverRichard Dean Anderson. Há 20 anos chegava ‘Stargate – Atlantis’, programa que mostrava que esse IP poderia ter grande potencial dando origem a várias “ramificações”, assim como ‘Star Trek’. E sim, esse foi o seriado que apresentou Jason Momoa usando dreads nos cabelos.

CSI Nova York

Por falar em derivados e ramificações de uma ideia, o programa investigativo ‘CSI’ talvez seja o campeão nesse segmento de criar novas séries a partir dele. Ou seja, o seriado de Anthony E. Zuiker foi uma verdadeira mina de ouro. A origem de tudo foi o ‘CSI’ principal, lançado em 2000, durando absurdas 15 temporadas até 2015. A ideia por trás do programa era apresentar uma formidável equipe de policiais médicos forenses desvendando os crimes mais peculiares e sinistros através da ciência.

Esse programa principal, que se passava em Las Vegas, derivou ‘CSI Miami’ em 2002 – que durou 10 temporadas até 2012. Dois anos depois deste, chegava o nosso tópico: ‘CSI Nova York’, que trazia o indicado ao Oscar Gary Sinise à frente da equipe de uma das maiores cidades do mundo. Mas não parou por aí, pois a franquia seriada ainda geraria mais dois programas: ‘CSI Cyber’ em 2015 e o mais recente, ‘CSI Vegas’ em 2021 – que é uma espécie de reboot do seriado original.

Boston Legal

Para esta série de comédia e drama sobre advogados passada em Boston, um verdadeiro timaço foi trazido. Para começar, o programa teve criação de David E. Kelly, um dos Midas da TV norte-americana, também conhecido como o marido da atriz Michelle Pfeiffer. O roteirista e produtor se especializou em séries de qualidade, muitas com a temática da advocacia – como por exemplo ‘O Desafio’ (The Practice) e, principalmente, ‘Ally McBeal’, um fenômeno da segunda metade dos anos 90.

É justamente nessa pegada de ‘Ally McBeal’, ou seja, misturando muito humor em temas sérios, que David E. Kelly criou ‘Boston Legal’. E para protagonizar trouxe ninguém menos que James Spader, que nos anos 80 e início dos anos 90 era um astro do cinema. A série foi a primeira estrelada por Spader em sua carreira. Aliás, seu personagem nasceu justamente em ‘O Desafio’, onde participou de 22 episódios, até ganhar um derivado próprio há 20 anos. Spader, é claro, estrelaria depois a série de espionagem ‘Lista Negra’ – outro enorme sucesso.

Mas não para por aí, pois coprotagonizando no elenco tínhamos o eterno Capitão Kirk de ‘Star Trek’, William Shatner, em um de seus papeis mais divertidos. Completando o trio principal, a veterana Candice Bergen, imortalizada como a jornalista Murphy Brown, no programa homônimo ainda da década de 1980. No Brasil, ‘Boston Legal’ ficou conhecido como ‘Justiça Sem Limites’.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS