sexta-feira, março 29, 2024

Mais uma POLÊMICA! J.K. Rowling é acusada de incentivar anti-semitismo na saga ‘Harry Potter’; Entenda!

Nos últimos anos, a escritora J.K. Rowling, criadora da saga ‘Harry Potter’ se tornou uma figura controversa por espalhar comentários transfóbicos em suas redes sociais.

Para quem não sabe, a maioria de suas publicações relacionadas ao assunto afirmava que “mulheres trans não são mulheres e não merecem os mesmos direitos do gênero feminino”.

E parece que a autora está no centro de uma nova polêmica, desta vez em relação à ideologia anti-semita, que envolve os povos judeus.

Em uma recente edição do podcast The Problem, o apresentador Jon Stewart afirma que os goblins do banco Gringotes são representações pejorativas dos judeus.

“Recentemente, Jon Stewart quebrou o silêncio total de Hollywood sobre JK Rowling propagando o folclore anti-semita por meio da saga ‘Harry Potter‘.”

Ao longo do programa, Stewart compara trechos da saga com descrições dos judeus tiradas do livro ‘Os Protocolos dos Sábios de Sião‘, uma obra abertamente declarada como anti-semita.

Stewart apontou o que vê claras conexões entre o livro e a franquia criada por Rowling.

As imagens do povo judeu n’Os Protocolos dos Sábios de Sião‘ os descrevem como gremlins com garras e nariz gigante, geralmente com corpos retorcidos ou grotescos e orelhas grandes, justamente como os goblins do Gringotes.

Em um trecho do programa, Stewart diz que:

‘Harry Potter‘ se passa em um mundo mágico, no qual os personagens podem até montar em dragões e possuir uma coruja de estimação, mas quem trabalha nos bancos?”

Não deixe de assistir:

Na última frase, ele se refere aos fato dos judeus serem conhecidos como os fundadores do primeiros bancos, o que causou um grande revolta em toda a Europa por conta do acúmulo de riquezas deles.

Após a edição do podcast, o ativista Rafael Shimunov compartilhou um trecho do programa Satuday Night Live, no qual o humorista Pete Davidson fez críticas parecidas em 2020.

“A floresta de Hogwarts é controlada por centauros, as escolas são dirigidas por bruxos e fantasmas. Mas quem controla os bancos? Judeus, obviamente. Judeus goblins narigudos”, diz ele, em tom de piada.

Confira:

Diversos usuários das redes sociais também apontaram outros elementos preconceituosos na franquia, como o nome da principal personagem asiática ser Cho Chang e o sobrenome um dos principais personagens negros ser Shacklebolt, considerado por muitos como um termo pejorativo.

“Precisamos que J.K. Rowling fique atrás das grades, mano, que p#rr@ é essa!”

Falando em ‘Harry Potter‘, o especial em comemoração aos 20 anos de estreia de ‘A Pedra Filosofal’ já foi lançado no HBO Max.

Ao longo da produção, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson viajam de volta para Hogwarts pela primeira vez desde ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2‘, junto com o diretor Chris Columbus e outros membros do elenco

Confira e siga o CinePOP no YouTube:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS