Após adiamentos e até mesmo uma censura – cercada por questões políticas -, a cinebiografia de ‘Marighella‘ teve a sua estreia nos cinemas internacionais e conquistou 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Com apenas oito avaliações até o momento, o longa recebeu elogios da maioria da imprensa especializada, por sua qualidade fílmica e urgência narrativa. No entanto, o drama também recebeu duras críticas por não ser considerado “ético” e imparcial.

Confira as principais avaliações:

“À medida que as tragédias aumentam, o filme de Moura torna-se um lamento – não tanto sobre Marighella, mas sobre um idealismo consumido pelos jogos de Pirro de regimes sujos”. – Devika Girish, New York Times



“‘Marighella não está interessado em pesar a ética, preferindo um retrato carregado de testosterona da insurreição armada como um caminho glorioso para o martírio”. – Jay Weissberg, Variety

“Depois de aceitar sua visão de mundo binária nós-e-eles, Marighella funciona bem como uma estreia emocionante e altamente segura, com um elenco incrível em seu coração”. – Stephen Dalton, Hollywood Reporter

Marighella é um filme urgente em seu compromisso e intensidade cinematográfica, e dificilmente poderia ser mais oportuno”. – Jonathan Romney, Screen International

“Raivoso e brutalmente necessário para o Brasil de hoje, Marighella é montado com frieza e confiança pelo verde [Wagner] Moura”. – Rhys Handley, One Room With A View



Assista ao novo trailer:

Baseado no livro escrita pelo jornalista Mário Magalhães, o filme acompanha os últimos cinco anos em que o escritor, político e guerrilheiro Carlos Marighella esteve vivo, de 1964 até sua morte em 1969.

Aproveite para assistir:



Entenda a censura:

Mesmo após sua exibição no Festival de Berlim e em diversos eventos internacionais, o lançamento da produção havia sido proibido nos cinemas nacionais.

O filme foi duramente criticado por ideologias políticas e sofreu diversas polêmicas, até que os responsáveis publicaram uma nota oficial para divulgar o cancelamento.

Confira:

Nós, produtores do longa-metragem Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciamos que a data de lançamento do filme nos cinemas brasileiros, divulgada anteriormente para 20 de novembro de 2019, foi cancelada.



Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo.

Além de Seu Jorge, no papel principal, o elenco conta com Adriana Esteves, Bruno GagliassoHumberto CarrãoLuiz Carlos Vasconcelos.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva