quinta-feira, maio 9, 2024

Netflix espera queda de assinantes após PROIBIR compartilhamento de senhas

No fim do ano passado, a Netflix anunciou que planeja acabar de uma vez por todas com o compartilhamento de senha em 2023.

Obviamente, o desafio é implementar a medida sem perder um grande número de assinantes.

No entanto, o novo co-presidente da plataforma, Greg Peters, disse à Variety que a companhia já espera uma queda de usuários.

“Temos ciência de que este não será um movimento universalmente popular, haverá reações negativas e cancelamentos de assinaturas.”

Por outro lado, o executivo disse que esta é a melhor forma de alertar aos usuários contribuintes que eles estão pagando pela diversão dos outros sem a mínima retribuição.

Embora o motivo exato por trás da decisão não tenha sido esclarecido, relatórios anteriores indicaram que o rastreamento de endereços IP, localização de login e atividade da conta foram o principal fator.

Em outras palavras, a plataforma poderia ter acumulado mais assinantes se tivesse implementado a estratégia há mais tempo.

Anteriormente, o Wall Street Journal afirmou que, durante a pandemia de COVID, a plataforma teve um aumento significativo no número de visualizações, mas grande parte dessa audiência usava contas de amigos ou familiares.

As únicas medidas possíveis para acabar com a prática seriam rastrear o endereço de IP dos usuários, validar o login por localização e rastrear a atividade das contas – mas nenhuma dessas opções impedirá a ira dos assinantes.

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Em uma conferência recente, oco-presidente Ted Sarandos comentou sobre o assunto: “É uma situação muito parecida com o aumento nos preços. Os consumidores não irão gostar disso no começo, mas precisamos mostrar que eles que há valor nisso.”

Em 2019, um estudou declarou que a Netflix perde mais de US$ 135 milhões por mês por causa do compartilhamento de senhas. Na época, Peters havia declarado que o serviço estava explorando opções para limitar esse compartilhamento – incluindo a possibilidade de cobrar uma taxa pela prática.

“Nós criamos uma abordagem considerável para monetizar o compartilhamento de contas e começaremos a implementá-la no serviço em 2023,” declarou a Netflix.

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