terça-feira, abril 30, 2024

Nostalgia Máxima! ‘Abracadabra’, ‘Free Willy’, ‘Robin Hood’ – Relembre os Filmes de Julho há 30 anos nos Cinemas!

Julho é o auge do verão norte-americano. E também o auge das férias escolares da garotada por lá e pelo mundo, incluindo o Brasil. Isso significa que sem escola, as crianças e adolescentes só precisam se preocupar com a diversão e ocupar seu tempo com recreações e entretenimento. Os estúdios de cinema em Hollywood perceberam isso há muito tempo, e começaram a lançar seus grandes blockbusters – recomendados para toda a família – justamente em tal época, visando que os pais pudessem levar seus filhos em tal período lotando as salas de cinema. Desta forma, o verão americano ficou conhecido como “a casa” dos maiores lançamentos do ano.

Em 2023 a coisa não é diferente, e julho inaugura uma nova leva de blockbusters que dão a partida para a segunda metade do ano. Até o momento neste ano já tivemos muitas produções adoradas pelos fãs e grandes sucessos. Em julho, já vimos estrear ‘Sobrenatural – A Porta Vermelha’, quinto filme na franquia de terror bem-sucedida, e neste fim de semana o mundo recebe ‘Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1’, que promete causar estrondo e se tornar um dos maiores filmes de 2023.

Mas não para por aí, porque os cinemas ainda irão estremecer com as estreias de ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’, um verdadeiro duelo de titãs, estreando no mesmo dia (21 de julho) e fechando o mês com chave de ouro, teremos a assustadora produção da Disney ‘Mansão Mal-Assombrada’, uma brincadeira com o gênero do terror baseada em uma de suas maiores atrações dos parques temáticos.

Como nosso tópico recorrente é sempre a nostalgia, aqui iremos voltar nada menos que 30 anos no passado para recordar o que estava sendo lançado nos cinemas no mês de julho naquela época. Uma dica: duas produções miradas para toda a família, uma declarava seu amor pelas baleias e a outra era uma aventura assustadoramente cômica de bruxas que virou item cult. Confira abaixo.

Abracadabra

Começamos a lista dos lançamentos de 30 anos atrás em julho nos cinemas com o que é o filme mais querido do lote. ‘Abracadabra’ se tornou item cult, adorado por toda uma geração que cresceu com ele e ainda muito celebrado na época do halloween, o dia das bruxas. Tanto, que foi esse amor pelo longa das irmãs Sanderson (Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy) perdurando ao longo destas três décadas que fez a Disney finalmente tirar do papel uma sequência – lançada em 2022. Mas não para por aí, já que um terceiro filme acaba de receber sinal verde da Disney e vai acontecer muito em breve. Voltando ao filme original, ele não foi o que podemos chamar de um sucesso estrondoso, estreando em quarta posição do ranking das maiores bilheterias do fim de semana, no dia 16 de julho de 1993, isso porque tinha concorrência pesada de sucessos como ‘Jurassic Park’ e ‘A Firma’ – lançados no mês anterior. Mesmo assim, marcou a maior estreia daquele fim de semana.

Free Willy

Estreando no mesmo fim de semana de ‘Abracadabra’, a Warner comprava a briga com a Disney, e resolvia lançar no mesmo dia um filme que também serviu muito para reunir a família e ir ao cinema. Ao contrário da temática de “horror de mentirinha” do colega acima, ‘Free Willy’ era uma história mais inocente que declarava o amor e amizade de um menino por uma baleia orca, tentando conscientizar o mundo dos sentimentos dos grandes mamíferos, considerados agressivos e assassinos antes. E quem poderia esquecer a canção que o rei do pop Michael Jackson fez para o filme (‘Will You Be There’) ou a cena final que estampa o poster, com a baleia pulando por cima do menino para a liberdade. ‘Free Willy’ teve duas continuações lançadas nos cinemas, em 1995 e 1997. No confronto do dia 16 de julho de 1996, ‘Abracadabra’ levou a melhor ficando em quarto, enquanto ‘Free Willy’ descolou a quinta posição – mas se tornou um sucesso moderado e ganhou bastante fama mesmo assim.

Na Linha de Fogo

Não deixe de assistir:

Como sempre ocorre com os lançamentos dos cinemas em todos os meses, julho de 1993 também trouxe ofertas de filmes para todos os gostos. Agora, chega na lista um thriller policial estrelado pelo lendário Clint Eastwood. ‘Na Linha de Fogo’ traz o eterno durão do cinema em seu primeiro filme depois de parar o Oscar do mesmo ano com o sucesso ‘Os Imperdoáveis’, faroeste emblemático que “papou” os maiores prêmios daquela edição, incluindo melhor filme. Em seu projeto seguinte, Eastwood foi Frank Horrigan, agente do serviço secreto americano, designado a proteger o presidente dos EUA. Em seu caminho o psicopata vivido por John Malkovich, que ameaça de forma bem real a vida do líder da nação. ‘Na Linha de Fogo’ estreou no segundo fim de semana de julho daquele ano, no dia 9, e bateu de frente com o paredão formado por ‘Jurassic Park’ e ‘A Firma’, estreando em terceira posição, mas se tornando a maior estreia de seu fim de semana.

Sol Nascente

Seguindo a mesma linha de gênero de ‘Na Linha de Fogo’, tínhamos essa produção da 20th Century Fox estrelada por uma dupla de peso: Sean Connery e Wesley Snipes. Embora tenha feito certo sucesso em sua época de lançamento há 30 anos, o filme ganhou sobrevida após a estreia no mercado de vídeo. Snipes havia lançado no ano anterior ‘Passageiro 57’ e no mesmo ano deste filme lançaria ainda ‘O Demolidor’, com Stallone, se tornando assim um dos maiores nomes do gênero da ação nos anos 90. Connery então, nem precisamos falar. A dupla interpreta detetives investigando o assassinato de uma jovem em uma empresa japonesa sediada em Los Angeles – baseado no livro de Michael Crichton (mesmo autor de ‘Jurassic Park’). O longa estreou no último fim de semana de julho daquele ano, no dia 30, e descolou a primeira posição do ranking – se tornando assim o único filme lançado em julho de 1993 na lista a estrear como líder de bilheteria.

A Louca! Louca História de Robin Hood

No início dos anos 90, os filmes paródia faziam enorme sucesso e eram um filão garantido no cinema. Tudo isso graças a popularização do subgênero provida por mega sucessos como ‘Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu’, ‘Top Secret – Super Confidencial’ e ‘Corra que a Polícia Vem Aí!’. Em 1991, ganhávamos ‘Top Gang!’ e a sequência de ‘Corra que a Polícia Vem Aí’. Há 30 anos, um dos mais emblemáticos era esta paródia de ‘Robin Hood’ dirigida pelo icônico Mel Brooks, que tinha no currículo obras-primas do gênero como ‘Primavera para Hitler’, ‘O Jovem Frankenstein’ e ‘Alta Ansiedade’. Aqui, a paródia de Brooks (que retornou esse ano com a série ‘A História do Mundo Parte 2’) era justamente em cima do ladrão justiceiro das florestas britânicas, que roubava dos ricos para dar aos pobres. É claro que o diretor transformava tudo em escracho. Apesar de ter se tornado item cult, o filme não fez sucesso de bilheteria em sua estreia no fim de semana do dia 30, o último de julho daquele ano – ficando em sexto.

Um Morto Muito Louco 2

Talvez muitos só lembrem deste título graças ao funk carioca que resolveu “homenagear” a comédia cult dos anos 80 com uma música bem divertida, lançando até dança própria. Porém, o mais curioso é que a canção irreverente diz respeito justamente ao segundo filme, menos lembrado por todos os fãs. Isso porque é aqui na continuação que o morto anda e dança, do jeito descrito no funk, graças a um feitiço vudu. O primeiro ‘Um Morto Muito Louco’ trazia uma dupla de yuppies viajando até uma ilha para a festa de seu chefe, no local descobrindo que o patrão havia sido assassinado. Para não serem incriminados, decidem fingir que o sujeito ainda está vivo, e tudo o que basta para ninguém desconfiar é por nele óculos escuros. O filme virou cult e rendeu essa sequência quatro anos depois, que estreou junto com ‘Na Linha de Fogo’ e foi atropelado, ficando em nona posição.

O Genro dos Meus Sonhos

No início dos anos 90 o nome do humorista Pauly Shore estava em todos os lugares. Recentemente inclusive escrevi sobre os atores da época que sumiram do mapa (confira no link abaixo), e claro, inclui Shore. Pauly era a cara da geração MTV e justamente por isso tinha seu próprio programa na Music Television. No cinema, sua revelação foi em ‘O Homem da Califórnia’, com Brendan Fraser, onde roubou grande parte dos holofotes. Nos anos seguintes, fecharia contrato com a Disney, a Columbia e a MGM para seus novos filmes. O primeiro a chegar foi este ‘O Genro dos Meus Sonhos’, que trazia o malucão Pauly Shore com sua rotina de garoto da cidade, pronto para enlouquecer os pais conservadores e “gente do campo” de sua namorada com seus maneirismos. O filme estreou em sexta posição no dia 2 de julho de 1993.

Leia também: 10 Atrizes e Atores que Faziam muito Sucesso nos anos 90 – mas Foram ESQUECIDOS…

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS