quinta-feira, abril 18, 2024

O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) | Antes de Anne Hathaway, Saiba Quais Atrizes Quase Viveram a Mulher-Gato

O ano de 2022 definitivamente é um marco importante para a trajetória do que é considerado por muitos o maior herói criado em histórias em quadrinhos: O Homem-Morcego, Batman. Em primeiro lugar, obviamente, temos um novo exemplar na forma de uma superprodução do personagem nas telonas, The Batman. O filme vem arrancando todos os elogios possíveis da imprensa especializada e batendo recordes de bilheteria nestes tempos pandêmicos. Dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson e Zoë Kravitz, o novo Batman visa estabelecer uma nova franquia do herói na Warner.

Mas as comemorações para o Morcego não terminam por aí. O ano de 2022 também é o aniversário de 30 anos de lançamento de Batman – O Retorno, ainda considerado por muitos o filme preferido do herói as telonas. Para quem viveu a época, definitivamente é um dos mais marcantes, em especial por ter continuado o primeiro longa do herói nas telonas, novamente dirigido por Tim Burton. Terminando as festividades, outra produção muito querida do personagem completa 10 anos de sua estreia em 2022. Trata-se de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, encerramento de uma das trilogias mais adoradas não apenas do gênero de super-heróis, como também do cinema de forma geral – dirigida por Christopher Nolan.

É claro que não irão faltar homenagens para o Batman no CinePOP, e aqui eu continuo com a série de matérias sobre as atrizes que quase interpretaram uma personagem importantíssima na mitologia do protagonista, a Mulher-Gato. Desta vez, vamos dar uma olhada em quem chegou muito perto de viver a vilã em O Cavaleiro das Trevas Ressurge – e confira abaixo as outras matérias da série: sobre Batman – O Retorno e The Batman.

Leia também: Batman – O Retorno (1992) | Antes de Michelle Pfeiffer, Saiba Quais Atrizes Quase Viveram a Mulher-Gato

Lady Gaga

Já imaginaram essa imagem? A cantora Lady Gaga é uma figura excêntrica por si só, e talvez caísse como uma luva para a personagem. Muitos fãs no início de carreira traçavam um paralelo entre Gaga e Madonna, talvez pela ousadia e forma despudorada que ambas as intérpretes criavam suas personas. É curioso notar assim como ambas visavam outra coisa em comum: o papel da Mulher-Gato em um determinado filme do Batman. Madonna é mais velha e foi uma das finalistas para a personagem em Batman – O Retorno (1992). Gaga surgiu para o mundo do entretenimento em 2008, e em 2012 já era uma estrela da música pop, mas nunca havia participado de um filme (a não ser uma pontinha em Homens de Preto 3). Gaga não ficaria com o papel no fim das contas, e faria sua estreia nas telonas no fracasso Machete Mata em 2013. Em 2018, ela atingiria o auge de sua carreira como atriz com a indicação ao Oscar pela nova versão de Nasce uma Estrela.

Leia também: The Batman | Antes de Zoë Kravitz, Saiba Quais Atrizes Foram as Finalistas para a nova Mulher-Gato

Jessica Biel

A jovem Jessica Biel começou a carreira ainda na adolescência no seriado Sétimo Céu. Sua transição para papeis mais maduros ocorreu no remake do clássico terror O Massacre da Serra Elétrica em 2003 – uma das refilmagens mais elogiadas não apenas do gênero. Após o filme foi quando a carreira de Biel ascendeu, com superproduções como Ameaça Invisível (2005) e O Ilusionista (2006). Nesta fase, a atriz teve a chance de participar de um filme de quadrinhos, no papel de uma heroína durona, a caçadora de vampiros Abigail Whistler, de Blade Trinity (2004). O papel foi o que fez os produtores garantirem lugar para ela dentre as finalistas para a Mulher-Gato no filme de Christopher Nolan. A atriz chegou inclusive a fazer um teste em vídeo, após ter passado na primeira fase da audição. No fim das contas, Biel não ficou com o papel e seguiu para participar de longas igualmente famosos como o remake de O Vingador do Futuro e Hitchcock, lançados também há dez anos.

Não deixe de assistir:

Kate Mara

É sempre duro ter um companheiro ou parente que desempenha a mesma profissão que você, isso porque as comparações serão sempre inevitáveis. E invariavelmente, um sempre terminará à sombra do outro. Não tem jeito. É o caso com a jovem Kate Mara, que embora até tenha começado na carreira de atriz há mais tempo, viu o surgimento meteórico de sua irmã mais nova, Rooney Mara – hoje dona de mais prestígio, fama e uma carreira, digamos, mais significativa. Kate começou como adolescente em filmes infantis, já Rooney chegava chutando a porta com o impactante Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011), de quebra descolando uma indicação de atriz no Oscar. Rooney já tem duas nomeações, mas foi Kate a pré-selecionada para viver a Mulher-Gato. Assim como Jessica Biel, Kate Mara foi uma das finalistas, gravando até mesmo um teste em vídeo. No fim das contas, como sabemos, ela não ficou com o papel, mas seguiria para estrelar a série política House of Cards na mesma época.

Keira Knightley

Outra atriz bastante renomada que fez teste para o papel foi a duas vezes indicada ao Oscar Keira Knightley – que àquela altura tinha apenas uma indicação. Por outro lado, a jovem estrela britânica já tinha no currículo blockbusters como a trilogia Piratas do Caribe e os Oscarizados dramas de época Orgulho & Preconceito (2005) e Desejo e Reparação (2007). Ou seja, a aquisição de Knightley para o elenco seria muito bem-vindo. A inglesinha, no entanto, foi outra que ficou pelo caminho, abrindo espaço para Anne Hathaway, e seguiu para protagonizar mais um épico clássico, a nova roupagem do russo Anna Karenina, lançado no mesmo ano.

Natalie Portman

Por falar em prestígio, nenhuma outra atriz que testou para viver a Mulher-Gato na conclusão da trilogia O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, tinha mais moral do que Natalie Portman. Isso porque ela havia acabado de vencer a estatueta da Academia por Cisne Negro em 2011. Ou seja, seria uma estrela extremamente badalada no elenco. Talvez o que tenha pesado um pouco na contratação da jovem estrela seja o fato de que Portman estava também no elenco de Thor, da rival Marvel, lançado no início de 2011. Ou seja, talvez seu contrato para a sequência do Deus do Trovão tenha sido uma barreira na hora de viver a Mulher-Gato. Mesmo assim, Portman também testou para o papel.

Blake Lively

Outra atriz que não é estranha a superproduções de heróis de quadrinhos, a loiríssima Blake Lively foi a protagonista feminina de Lanterna Verde (2011), outro personagem da DC Comics. O fato de já estar incluída no elenco de tal filme, e com a possibilidade de continuações (que como sabemos, nunca vieram), podem ter afetado a decisão dos realizadores de O Cavaleiro das Trevas Ressurge na hora da contratação de fato. Lively viveu a piloto Carol Ferris no filme flopado – cuja experiência trouxe ao menos uma coisa boa para a atriz, o casamento com seu parceiro de cena Ryan Reynolds na vida real. No mesmo ano do filme de Nolan, ela estrelou Selvagens, thriller dramático de Oliver Stone.

Gemma Arterton

Mais uma britânica entre as atrizes que fizeram teste para a Mulher-Gato de Nolan, a ruivinha Gemma Arterton talvez seja um dos nomes menos conhecidos da lista que chegaram perto de serem escalados para o papel. O fato de a atriz ser inglesa e não americana poderia ser contornado, é claro. Seja por uma mudança na forma como a personagem era descrita, ou através de treinadores de diálogos, que muitas vezes conseguem eliminar por completo o sotaque de um ator. No início dos anos 2010, Arterton até tinha mais fama, participando de superproduções como Fúria de Titãs e O Príncipe da Pérsia. O que aconteceu foi que estes filmes, que seriam a porta de entrada para o estrelato da atriz, terminaram se tornando fracassos ou não rendendo o esperado. Seja como for, no mesmo ano do terceiro Batman de Christopher Nolan, a atriz protagonizou o filme de vampiro de Neil Jordan (o mesmo de Entrevista com o Vampiro), Byzantium.

Bônus: Zoë Kravitz

Uma última curiosidade da lista é Zoë Kravitz, atriz que como sabemos está em cartaz nos cinemas atualmente interpretando a Mulher-Gato no recente The Batman. Em 2015, Kravitz deu uma entrevista onde afirmou que fez teste para o elenco de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, mas não para o papel da vilã mencionada, e sim uma personagem secundária. Kravitz, que na época tinha 24 aninhos, disse ter ouvido de um dos membros da equipe do filme, que a testou para o papel, o seguinte: que “não estavam procurando um estilo urbano” para aquele determinado personagem. Kravitz não citou o nome do profissional, mas a jovem estrela acredita ter sido vítima de racismo na época. Dez anos depois, ela daria a volta por cima e fisgaria o papel da protagonista feminino em um filme do herói em The Batman, dirigido por Matt Reeves.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS