O universo viking anda em alta em Hollywood e na indústria cinematográfica nortenha. E o mais novo representante dessa categoria é o longa épico de terrorO Homem do Norte’, estrelado pelo bonitão Alexander Skarsgård,  e dirigido pelo premiado Robert Eggers. Como sabemos que nossos leitores do Cinepop adoram esse universo de Valhala, separamos aqui 10 curiosidades sobre o filme:

10 – O longo plano-sequência favorito

Quando você for assistir ‘O Homem do Norte’, perceba logo no início da jornada de Amleth há uma cena de plano-sequência de batalha em que a câmera acompanha a carnificina que ele e seu grupo estabelecem em uma vila. Essa cena é a favorita de Alexander Skarsgård, no filme, e o ator contou que para gravá-la o elenco teve que se preparar durante meses! Foram muitas as tentativas para chegar à cena perfeita, e, quando finalmente conseguiram acertar, o clima de celebração no set era como se tivessem ganhado o SuperBowl.



9 – Björk

Aproveite para assistir:

Outro ponto que nossos leitores devem perceber é a presença da cantora Björk no longa. Ela aparece em apenas uma (incrível) cena, caracterizada como uma bruxa da floresta. Björk, que é da Islândia, no longa profetiza o destino do protagonista em ir para as terras islandesas atrás de sua vingança. De todo o elenco contratado, a cantora era a pessoa que Alexander Skarsgård, mais queria conhecer.

8 – Língua nórdica antiga

Muito das línguas nórdicas antigas conseguiu ser preservado e chegar até nós. Isso possibilitou que o longa tivesse diversos diálogos realizados nesses idiomas. O ator Alexander Skarsgård explicou que chegou a aprender algumas coisas, que foram mostradas mais na parte final do longa, e também o mantra do destino de Amleth “eu vou vingá-lo pai, eu vou salvá-la mãe, eu vou matá-lo Fjölnir“, embora hoje já não se lembre de mais nada.



7 – Tempo histórico

O longa se passa em 914 AD (Anno Domini, que significa “no ano do Senhor”), época do início da formação da Islândia, também conhecido como o período das disputas de terras (“landnámsöld).

6 – Estrutura do filme

O longa é dividido em quatro partes, que podem ser chamadas de atos cênicos ou de arcos, e recuperam  a estrutura dos cantos das aventuras épicas como ‘Odisseia’. Cada ato avança um pouco no tempo em direção ao destino do herói/protagonista, e todos eles têm um título, escrito em runas antigas, que dão a localização do herói.



5 – O mito de Odin

Em determinada cena, Amleth se encontra com um feiticeiro no meio da floresta, que está segurando uma cabeça decapitada porém extremamente preservada (Willem Dafoe) de um outro bruxo, que fala através dele. Segundo a mitologia, há uma história de que Odin era discípulo de Mimir, e quando este fora decapitado pelos deuses inimigos de Odin, o aprendiz aprendeu a reanimar a cabeça através de mágica, para que Mimir continuasse a ensiná-lo.

4 – Amleth, o herói real

Embora não oficialmente, ‘O Homem do Norte’ se inspira levemente na história de Amleth, herói que aparece na Gesta Danorum (“Saxo Grammaticus: The History of the Danes”, em outras palavras, a história dos dinamarqueses). Este livro é uma coleção de histórias orais antigas datadas do século XII. Amleth inspirou, entre outros, o personagem Hamlet, de Shakespeare.



3 – Valkiria

Há duas cenas em que aparece uma Valkiria na trama. Percebam que ela, além de usar aparelho dentário, também utiliza um capacete que simboliza um cisne. De acordo com a Mitologia Nórdica, as valkírias assumiam o formato de cisnes.

2 – Locações

O longa foi rodado em três locações: Escócia, Ucrânia e Islândia. Entretanto, o segundo ato inicialmente estava planejado para ser gravado em terras britânicas, porém, graças a intervenção de Alexander Skarsgård (que é sueco), o segundo ato foi movido para ser rodado em terras mais nórdicas.



1 – Presentinhos

Após o fim das gravações, o elenco principal recebeu presentinhos da produção. Nicole Kidman ganhou uma espada, Willem Dafoe ganhou um barco inteiro de madeira, Björk levou três cavalos e Alexander Skarsgård ganhou uma prótese de língua ensanguentada que ele teve que usar por uma semana para gravar a cena final, em que aparece em apenas um frame.



Não deixe de assistir: