sexta-feira, abril 26, 2024

O que as Tartarugas Ninja e o Demolidor da Marvel têm em comum? Conheça toda a história da franquia!

As Tartarugas Ninjas é um dos grupos de super-heróis mais queridos e celebrados da cultura pop há décadas, capaz de gerar diversos quadrinhos, animações, filmes, brinquedos e artigos variados. Porém, antes de cair no gosto do público, a ideia inicial pra criação do famoso quarteto das tartarugas era bem mais simples e modesta do que se imagina.

Um dos criadores dos personagens, Kevin Eastman era um quadrinista iniciante que trabalhava fazendo capas e pequenas ilustrações para as editoras Comix Wave e Goodies ali pelo início da década de 80. Leitor voraz da Marvel, Eastman sempre foi um fã inveterado do Demolidor, o advogado penal Matt Murdock que é cego, mas à noite atua como um justiceiro mascarado combatendo o crime pelas ruas do seu bairro Hell’s Kitchen.

Matt sofreu um acidente quando criança, onde um caminhão que transportava um material químico radioativo tombou, deixando cair um recipiente e o fluído entrou em contato com os olhos do garoto que passava na rua naquele momento. Matt Murdock perdeu a visão, mas ganhou poderes especiais, como alguns sentidos sobrenaturais, ele é capaz de perceber mínimos movimentos ou mesmo identificar mentiras.

E assim, numa tarde sem muito trabalho, Kevin Eastman foi longe e pensou como seria se uma tartaruga, animal indefeso e conhecido por ser lento, ganhasse poderes especiais, se tornasse um ninja e saísse por aí enfrentando vilões, tal qual a lógica seguida pelo Demolidor. Foi aí que ele fez alguns esboços de uma tartaruga segurando um nunchaku, arma usada em artes marciais. Seu amigo e parceiro de trabalho, Peter Laird achou a ideia inusitada e interessante e resolveu fazer também um esboço de outra tartaruga.

Ambos fizeram mais algumas tartarugas com armas diferentes e chegaram então na equipe de quatro figuras. A coisa realmente parecia legal e eles pensaram fazer daquilo uma história em quadrinhos, decidindo assim abrir um pequeno estúdio chamado de Mirage Studios, usando a grana de um empréstimo feito com o tio do próprio Kevin e usando o valor que receberam numa restituição de impostos. A histórica primeira edição de Teenage Mutant Ninja Turtle foi produzida e publicada pela Mirage em 1984, com a pretensão de ser uma paródia direta do Demolidor, num volume único, a ideia era criar margem pra dupla publicar outras obras.

Kevin Eastman e Peter Laird

No entanto o sucesso foi enorme se comparado ao tamanho do estúdio, o que rendeu então mais histórias das Tartarugas que foram publicadas com o passar dos anos. A trama era claramente uma espécie de versão da origem do Demolidor, onde um caminhão que transportava um tipo de material radioativo sofre um acidente e deixa cair um pouco do líquido nos esgotos de Manhattan, justamente onde estavam os animais que seriam os protagonistas, surgindo daí a origem da transformação dos irmãos tartarugas e do rato que viraria o líder do bando.

O roedor em questão, chamado no desenho de Splinter, era o animal de estimação da lenda Hamato Yoshi, um mestre de ninjútsu. Muito inteligente, o pequeno mascote aprendeu a usar artes marciais imitando os movimentos do dono, até que presenciou o assassinato do próprio Hamato Yoshi pelas mãos do vingativo Oroku Saki, este que também no futuro iria se tornaria o principal vilão desse universo, sendo conhecido como Destruidor. Morando nos esgotos, Splinter decide adotar o primeiro nome de seu falecido dono e batizar as quatro tartarugas com os nomes de artistas renascentistas, Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo, algo que ele tinha visto num velho livro encontrado na sarjeta enquanto perambulava pelas ruas.

Com o passar dos anos, Splinter passou os ensinamentos do Ninjutsu para as tartarugas, tendo a intenção de se vingar do vilão que tirou a vida do seu antigo dono. Pra ajuda-los nessa jornada, eles contam apenas com dois humanos que vivem na superfície, a repórter April O’Neil e o também herói Casey Jones.

Não deixe de assistir:

Uma empresa da Califórnia chamada Playmates Toys se mostrou interessada em produzir uma linha de brinquedos relacionadas a franquia, mas exigiu que houvesse apelo comercial para dar mais segurança de investimento. Isto porque as histórias que tinham saído até aquele momento nas revistas em quadrinhos eram bem violentas e traziam uma linguagem chula.

A Playmates então sugeriu algo que era muito comum naquela época, vide He-Man, Transformers e G.I. Joe, eles queriam fazer um desenho animado das Tartarugas bem mais leve pra aumentar a popularidade e alcance da obra. Kevin e Peter adoraram a ideia e licenciaram os direitos dos quadrinhos para a empresa Murakami-Wolf-Swenson, chamada hoje de Fred Wolf Films, que rapidamente produziu a série animada dividida em 5 partes e exibida em dezembro de 1987. Depois aliás a animação cresceu e virou uma série longa com vários episódios.

A animação, claro, sofreu alterações afim de conquistar uma maior audiência. Por exemplo, as bandanas vermelhas carregadas pelas quatro tartarugas passaram a ter cores diferentes pra facilitar a identificação dos irmãos, antes eles eram distinguidos por suas armas e personalidades. Outra mudança foi a origem do Mestre Splinter, onde o próprio Hamato Yoshi é quem sofre a mutação dessa vez e fica com a aparência de um rato, pois não era adequado levar uma história de vingança para o público infantil. O desenho então se tornou um sucesso instantâneo e a Playmates Toys começou a produzir incontáveis brinquedos relacionados ao universo das Tartarugas Ninjas.

A franquia virou uma febre mundial, de modo que era difícil conhecer alguém que não tinha pelo menos ouvido falar das Tartarugas Ninja. Mais difícil ainda era achar alguém que não tivesse visto ou jogado um game baseado no quarteto de heróis. Teenage Mutant Ninja Turtles, o clássico da Konami lançado para os arcades em 1989, que fez muito sucesso também no primeiro console da Nintendo, o NES, é um dos jogos de beat ‘em up mais importantes do gênero e que foi abraçado pela comunidade.

Isso porque, mesmo com a imprensa especializada daquela época considerando o título uma experiência muito simplória, vide a dinâmica e a progressão de fases, o público em geral adorou e dizia que aquilo era dava a possibilidade de controlar as Tartarugas Ninjas do desenho animado dentro de um videogame. Pra variar, o jogo foi bem sucedido tanto nos fliperamas quanto nos consoles de mesa. Inclusive, em 1990, o título obteve a maior renda entre os games de arcade nos EUA.

É claro que depois de um sucesso desse tamanho, vindo de uma produção que a Konami nem investiu tanto assim, rapidamente teríamos uma continuação, além de outras com o passar dos anos. Tanto que, ainda no NES, as Tartarugas Ninjas ganharam mais duas sequências semelhantes: Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game e Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project.

Mas a continuação pra valer, que trouxe ideias modernas e gráficos atualizados, aconteceu com o sensacional Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time, também desenvolvido e lançado pela Konami para os arcades em 1991, sendo portado em 1992 já para o novo console de 4ª geração da Nintendo, o nosso querido Super Nintendo, agora com o título de Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time, seguindo a lógica sequencial dos jogos de NES. A digamos “versão” de Mega Drive/Genesis foi lançada no mesmo ano só que com outro subtítulo, Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist.

Em 2009 tivemos um remake chamado Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled, com novos gráficos, trilha sonora e efeitos visuais. Toda parte gráfica e estrutural foi refeita em 3D, podendo alterar in-game essa perspectiva. As cinematics da cena de abertura e o encerramento foram completamente refeitos com um visual de animação clássica em 2D estilizado. Os dubladres que participaram do desenho animado das Tartarugas Ninjas em 2003 foram responsáveis por dar voz aos personagens desse remake.

Re-Shelled foi baseado na versão original de arcade e não naquela do Super Nintendo. Como resultado, os estágios extras, personagens e inimigos da versão SNES foram excluídos. A jogabilidade permaneceu igual, exceto que agora você pode atacar em oito direções diferentes. O game também pode ser jogado online com até quatro pessoas. Essa versão também possui um modo de sobrevivência, o modo Quickplay, várias dificuldades e também suporte para conquistas e troféus. Relançamentos como esses são verdadeiras provas vivas que Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time é um clássico inesquecível!

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS