De acordo com o jornal O Povo, o deputado federal Jaziel Pereira (PL-CE), propôs à Câmara dos Deputados a criação do ‘Dia de Ler Tolkien‘, em homenagem ao escritor J.R.R. Tolkien, criador de ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘O Hobbit’.

Para o político, a decisão é uma forma de incentivo à leitura das obras de Tolkien e também à valorização da literatura de forma geral.

Caso seja aprovada, a homenagem deve ser celebrada em 25 de março, assim como acontece em diversos outros países.


Para quem não sabe, a data foi oficializada ao redor do mundo pela The Tolkien Society, uma instituição de caridade educacional liderada por Priscilla Tolkien, filha mais nova do escritor.

Em entrevista ao jornal, Jaziel ainda disse que diversas teses e dissertações são criadas sobre a influência do autor na literatura brasileira, justificando a criação da data.

Aproveite para assistir:

“Os livros de Tolkien são formados por textos diversificados, que são foco de estudos e pesquisas acadêmicas iniciadas por jovens interessados nas línguas, na mitologia e outros aspectos criados por ele. Ao apresentar o projeto, pretendemos nos unir aos milhares de amantes do Tolkien em todo o mundo para celebrar sua influência no dia 25 de Março.”

Deputado Jaziel Pereira. Imagem: O Povo

Lembrando que ‘O Senhor dos Anéis‘ vai ganhar uma série de TV produzida pela Amazon Prime.

A trama da série acontecerá antes dos eventos mostrados no primeiro livro escrito por Tolkien.

Os dois primeiros episódios serão dirigidos por Juan Antonio Bayona (‘Jurassick World: Reino Ameaçado’), que também será o produtor executivo ao lado de Belén Atienza.

Assista ao primeiro teaser da produção:

Vale lembrar que a produção já foi renovada para a 2ª temporada.

O roteiro fica por conta de JD Payne e Patrick McKay.


O elenco conta com Maxim Baldry (Doctor Who, Uma Segunda Chance para Amar), Robert Aramayo como o protagonista, Owain ArthurNazanin BoniadiTom BudgeMorfydd ClarkIsmael Cruz CórdovaEma HorvathMarkella KavenaghJoseph MawleSophia NomveteMegan RichardsDylan SmithCharlie VickersDaniel Weyman e a novata Tyroe Muhafidin.

Por enquanto, mais detalhes não foram informados, exceto que a série tem previsão de estreia em meados de 2021.

A trilogia de romances de Tolkien foi adaptada para os cinemas entre 2001 e 2003, ganhando 17 estatuetas do Oscar, entre elas o prêmio de Melhor Diretor para Peter Jackson e Melhor Filme em 2004 para O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’. Mais tarde, a franquia ganhou também um trilogia prequela intitulada O Hobbit.

Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE