sábado, abril 27, 2024

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Quem é o misterioso trio introduzido no 5º episódio?

Cuidado: muitos spoilers à frente.

‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’ retornou esta semana com um ótimo episódio e, apesar de dar continuidade sólida a tramas que já estavam estagnadas nos capítulos anteriores, abriu espaço para mais personagens e mais perguntas.

Para além dos enredos envolvendo Galadriel (Morfydd Clark), Nori (Markella Kavenagh), Elrond (Robert Aramayo), Arondir (Ismael Cruz Córdova), Durin (Owain Arthur) e tantos outros, o público foi introduzido a mais três misteriosas personagens logo nos primeiros minutos – e, ainda que tenham aparecido pontualmente, o trio pode ter importância significativa para o desenrolar da história e podem ter prenunciado a aparição de um dos antagonistas mais conhecidos da cultura pop mundial: Sauron.

Mas vamos por partes: na cena de abertura, o Estranho (Daniel Weyman), cuja identidade segue em segredo, continua a ajudar Nori e sua família, eventualmente tornando-se uma peça essencial para manter os Pés-Peludos vivos em meio a tantas adversidades. Entretanto, em uma das sequências, ele tenta se curar depois de ter enfrentado criaturas perigosas e acaba por assustar Nori com uma habilidade mágica controversa, que, por pouco, não tira a vida da jovem. E é bem provável que esse feitiço se relacione com o trio supracitado e formado por Bridie Sisson, Kali Kopae e Edith Poor.

No site do IMDb, as atrizes são creditadas respectivamente como a Habitante, a Ascética e a Nômade (em tradução livre para o português) – e, desde o anúncio da produção, pouquíssimas informações foram reveladas sobre os personagens coadjuvantes. Porém, é possível que elas tenham uma relação profunda com o retorno de Sauron à Terra-Média e com a ascensão das forças das trevas – e a iconografia com que são caracterizadas pode revelar alguns detalhes essenciais.

Além de estarem cobertas com grandes mantos brancos, as misteriosas mulheres carregam objetos que nos recordam, em certa instância, de um imaginário religioso. A Habitante, por exemplo, carrega um belíssimo cajado adornado; a Ascética segura um espelho de bronze; e a Nômade utiliza um elmo de ferro – tal construção nos arremessando para os clássicos arquétipos dos jogos de RPG. É claro que a sombria trilha sonora e a delineação de suas personas indicam que elas, de fato, não estão do lado certo da história, mas um elemento específico nos indica ainda mais: se observamos com cuidado, a Habitante, que posa como líder do grupo, tem os dedos negros, o que revela sua inclinação para magia das trevas. Dessa forma, não ficaríamos surpresos se elas estivessem a serviço de Morgoth, uma entidade venerada como deus e a partir de quem todo o mal emana (sendo inclusive responsável por levar Sauron para o lado maligno e postando-o como seu braço direito).

Considerando a cronologia de ‘Os Anéis de Poder’, sabemos que os elfos lutaram bravamente para derrotar Morgoth e Sauron; todavia, a presença crescente dos orcs nas Terras do Sul e a agonizante opressão promovida por Adar (Joseph Mawle) mostrou que Galadriel esteve certa em sair de Valinor e continuar sua missão interminável por vingança e justiça. Logo, é apenas natural que encaremos esse trio como asseclas que querem terminar o trabalho de seus mestres – e que precisam encontrar o Estranho para cumprirem seu objetivo.

E isso não é tudo: em entrevista à Time, a produtora executiva Lindsey Weber revelou que as personagens em questão viajaram até as Terras do Sul das longínquas terras de Rhûn. Se pegarmos o cânone assinado por J.R.R. Tolkien, tal território permanece com poucas descrições, visto que abrange tudo o que está à Leste do mapa apresentando em ‘O Senhor dos Anéis’. A única coisa que sabemos, de fato, é que as raças de anões, homens e elfos vieram desta parte do mundo, mas muitos milênios atrás – o que abre espaço mais que o suficiente para que ‘Os Anéis de Poder’ explore com profundidade o que se esconde em Rhûn e qual a relação desse lugar com as misteriosas mulheres que procuram pelo Estranho.

Em relação à identidade do personagem vivido por Mawle, é preciso esperar os próximos episódios para ver quem ele realmente é. Diversas teorias vêm rodeando o estranho homem que caiu no céu, incluindo o fato de que ele pode ser um dos Magos Azuis que migrou para o Leste (o que faria sentido, considerando que a Habitante, a Ascética e a Nômade vieram de lá); o próprio Sauron, disfarçado ou sem memória de quem é depois de ter caído dos céus (o que explica seu sinistro comportamento no quinto episódio); ou até mesmo o Homem da Lua, apelido dado ao elfo Aglarel, que vive nos céus com seu cachorro branco e combate os dragões que lá vivem, controlando os eclipses lunares (o que também faria sentido ao explicar a fascinação do Estranho pelo astro).

Não deixe de assistir:

De qualquer forma, tudo permanece nebuloso demais para tirarmos conclusões certeiras – e, como sempre, teremos que esperar o desenrolar do enredo para confirmar ou descartas as hipóteses.

Lembrando que o próximo episódio será exibido no dia 30 de setembro.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS