sábado, abril 27, 2024

Os 10 Filmes Mais Populares da Nova Década – os Anos 2020 (Até o Momento)

O cinema tem o poder de transformar imagens em momentos inesquecíveis. A sétima arte é a junção de muitas outras formas de arte, como a fotografia, a música, a arquitetura, as artes plásticas, a moda dos figurinos, tudo embalado em cenas que marcam para sempre as nossas vidas. Cada um de nós possui momentos preferidos no cinema, são situações que falam conosco por um motivo específico – que causa identificação por nossas vivências e nossa história. Seja um diálogo que nos motiva ou nos apaixona, um lugar que gostaríamos de visitar, mesmo que não exista na realidade e só possa ser habitado em sonhos, ou um personagem que nos inspira, os filmes fazem parte de nossas vidas.

A verdade é que a porcentagem de filmes que nos marcam verdadeiramente é pequena. E mesmo o cinéfilo mais aplicado, que consome centenas de filmes por ano, só é marcado verdadeiramente por um punhado deles, mesmo que goste de grande parte. Como dito, cada um de nós possui um preferido, ou preferidos, mas existe também o consenso. Nessa nova matéria falaremos justamente deste consenso. Ou seja, os filmes mais comentados pela grande maioria – seja para o bem ou para o mal.

Vale a pena frisar que não são necessariamente os melhores filmes, mas sim os mais populares, que despertaram mais falatório e chamaram atenção do grande público. Nossa avaliação tem como foco os filmes mais populares desta nova década, ou seja, dos anos 2020. E você, tem ideia de quais sejam? Não deixe de comentar quais são os seus.

Ps. Para esta matéria levamos em conta o número de avaliações que determinado filme obteve no IMDB, o maior site de cinema da rede. Sendo assim, filmes incrivelmente populares, como ‘Barbie‘, ficaram de fora, pois no IMDB não despertaram a paixão dos usuários como os demais 10 filmes na lista.

Leia também: As 10 Séries Mais Populares da Nova Década – os Anos 2020 (Até o Momento)

10 | Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Falar dos filmes mais populares, é falar da Marvel no cinema. Não tem jeito. Não tem como ir contra. O estúdio se tornou a fábrica de blockbusters oficial de Hollywood, encantando plateias pelo mundo todo com suas histórias fantásticas e aproximando de vez a nona arte (as histórias em quadrinhos) do cinema – mostrando que os dois tem tudo a ver. Aqui, o diretor Sam Raimi retorna a este gênero que ajudou a criar com a trilogia original do ‘Homem-Aranha’ e adiciona elementos de terror a la ‘Evil Dead’. O filme recebeu 455 mil votos no IMDB.

09 | Oppenheimer (2023)

Agora temos um verdadeiro fenômeno dos nossos tempos chegando à lista em nona posição. ‘Oppenheimer’, filme sobre o criador da bomba atômica, fez uma das dobradinhas mais interessantes da história do cinema, criando a amálgama ‘Barbenheimer’, na qual junto ao filme ‘Barbie’ dominou os cinemas no mês de julho – imprimindo uma marca tão forte que não deve ser igualada tão cedo. Acima de tudo ‘Oppenheimer’ trouxe de volta a experiência de ver um filme adulto em grande estilo nas telonas – fazendo valer mais uma vez a máxima ‘In Nolan We Trust’! E viva Christopher Nolan. O filme teve 456 mil votos no IMDB.

Não deixe de assistir:

08 | Avatar – O Caminho da Água (2022)

Em oitava posição temos mais um ícone de nossos tempos. ‘Avatar’ fez de novo e dominou os cinemas com sua trama ecológica, efeitos revolucionários e um visual próprio para ser degustado nas salas de cinema. É a maneira que os realizadores encontraram de manter as salas de exibição abertas e funcionando no pós-pandemia. Ou seja, recriar um evento tão épico que só pode ser conferido no maior espaço possível. O segundo ‘Avatar’ foi um dos grandes responsáveis por “salvar os cinemas”, deixando para trás qualquer descrença de que um novo filme não se igualaria ao original. E viva James Cameron. ‘Avatar 2’ teve 462 mil votos no IMDB.

07 | Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)

A grande surpresa do ano passado, ninguém sabia muito bem o que esperar deste filme, que chegou meio que na surdina e foi conquistando cada vez mais espaço. Foi uma trajetória bonita de se ver, impulsionada pelos envolvidos, em especial pela atriz Jamie Lee Curtis, que fez uma campanha ferrenha a favor do longa. Logo, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ se tornou um cult muito adorado, e sua popularidade o fez chegar até a maior noite do cinema: O Oscar – onde descolou o prêmio máximo de melhor filme – além de alguns outros. A verdade é que o filme não é para todos os gostos, sendo necessário manter a mente aberta e ter o mínimo apreço para gêneros como a ficção científica, aventura e fantasia. O filme tem 482 mil votos no IMDB.

06 | Tenet (2020)

Se alguns filmes como ‘Avatar 2’ e outros que veremos na lista mais abaixo foram responsáveis por “salvar os cinemas”, o diretor Christopher Nolan já se via nessa cruzada há mais tempo. Mas talvez seu timing não tenha sido dos melhores, já que quis bancar um lançamento nas telonas em meio ao auge da pandemia – contra todas as críticas e o bom-senso. O filme em questão era esse ‘Tenet’, mistura de 007 com ‘A Origem’. Mesmo mostrando ao diretor que na época não valia a pena arriscar vidas para exibir um filme, ‘Tenet’ é uma produção de Christopher Nolan, e como todas do diretor, acertou em cheio o coração dos fãs – que o colocaram em sexta posição dos mais populares dos anos 2020, com 563 mil votos no IMDB.

05 | Não Olhe para Cima (2021)

Agora chegamos no Top 5 com um filme que funciona tanto como entretenimento, quanto como crítica ácida e sufocante de para onde nossa sociedade está caminhando com tamanha polarização de ideologias. Dessa forma, ‘Não Olhe para Cima’ se tornou um dos maiores e mais sagazes retratos de nosso tempo – dono de uma sátira certeira. Nem mesmo um asteroide vindo em direção ao planeta Terra parece ser capaz de nos unir, sem que os ideais políticos de poderosos se coloquem na frente. A ganância, a estupidez e as divergências se mostram enormes barreiras para nossa salvação – ao contrário do que era mostrado, digamos, nos anos 90 nos filmes de mesmo gênero. O filme possui 572 mil votos no IMDB.

04 | Top Gun – Maverick (2022)

Segundo Steven Spielberg, Tom Cruise salvou o cinema com ‘Top Gun – Maverick’. Até entendemos o que o diretor quis dizer: o lançamento de um blockbuster à moda antiga, que não parece um desenho animado e sim um filme de verdade. Era disso que o grande público estava faminto no pós-pandemia. E nesse quesito, ‘Maverick’ se encaixa direitinho, com Cruise realizando as façanhas de dentro da cabine de um jato. Uma pena o astro não ter conseguido repetir a dose este ano com o sétimo ‘Missão: Impossível’ – muito devido à proximidade de estreia com o “Barbenheimer” – mesmo se jogando de um penhasco com uma moto. ‘Maverick’, por outro lado, mexeu em todas as nossas emoções, e obteve 633 mil votos no IMDB.

03 | Duna (2021)

Agora chegamos ao top 3 com ‘Duna’, a nova versão do livro clássico de ficção científica, fantasia e aventura escrito por Frank Herbert. A obra icônica inspirou até mesmo George Lucas com ‘Star Wars’, afinal foi lançado em 1965. Nos anos 80 uma versão estreava nos cinemas, mas viveu para se tornar um fracasso retumbante e depois um longa cult. Mas anos depois, Denis Villeneuve fez da maneira certa, e escreveu o nome de ‘Duna’ no panteão dos blockbusters com qualidade, e um dos filmes mais adorados do cinema em anos recentes. Justamente por isso conquistou a terceira posição com 719 mil votos no IMDB. E ano que vem tem mais, com o segundo filme e a conclusão da história.

02 | The Batman (2022)

Em segunda posição com a medalha de prata, temos o que é provavelmente o personagem mais popular saído das histórias em quadrinhos e também um dos personagens mais marcantes da história do cinema igualmente. O Batman é o herói mais real de todos, porque ele não possui super poderes. Ele é um homem como eu ou você. Um bilionário que usa seu status no combate ao crime, ajudando a polícia a superar seus próprios limites em uma cidade infestada pela corrupção. O interessante deste novo projeto do personagem é coloca-lo dentro de uma visão social moderna e pertencente aos dias de hoje. Ou seja, é reimaginar qual o papel do vigilante atualmente. E para isso, temos uma subversão do que era esperado da família do herói e de seus vilões, mais humanizados como vítimas dos verdadeiros vilões, os poderosos corruptos que mandam e desmandam na cidade. ‘Batman’ possui 735 mil votos no IMDB.

01 | Homem-Aranha – Sem Volta para Casa (2021)

Fechando a matéria em primeiríssimo lugar, com a medalha de ouro dos filmes mais populares da década de 2020 (até o momento), temos o que é também o segundo filme mais rentável do pós-pandemia – atrás somente dos US$2.3 bilhões de ‘Avatar 2’. O terceiro longa ‘Homem-Aranha’ no MCU somou US$1.9 milhões ao redor do mundo, mas se tornou um filme-evento ao apostar na nostalgia máxima provida pelo multiverso – ao trazer diversos personagens das franquias anteriores do herói, como a trilogia de Sam Raimi e os dois filmes de Marc Webb. Ou seja, Tobey Maguire, Andrew Garfield e seus vilões deram as caras no filme protagonizado por Tom Holland. Humor, ação, aventura e muita emoção geraram um hype absurdo no primeiro grande evento no pós-pandemia. O filme soma 834 mil votos no IMDB.

Bônus: The Kashmir Files (2022)

Na lista optamos em colocar apenas os filmes populares, ou seja, os filmes que geraram comoção e fizeram o grande público do mundo inteiro votar neles – seja para dar nota positiva ou negativa. O que precisa ser levado em conta é que tais filmes são conhecidos, mesmo que você não tenha particularmente gostado dele. Afinal a popularidade de um filme é medida pela quantidade de pessoas que ele atingiu.

Mas o que acontece aqui é que dentre os filmes citados acima, temos um que deveria ocupar verdadeiramente a sexta posição no lugar de ‘Tenet’, o que eventualmente tiraria ‘Doutor Estranho 2’ da lista. Acontece que esse filme é o drama indiano ‘Kashmir Files’, um grande sucesso da Índia que relata tragédias da vida real e causou comoção por lá. Porém, o filme só ficou conhecido na Índia. Mas como se trata de um país extremamente populoso, o número de votos dos fãs por lá foram o suficiente para impulsionar o filme com 571 mil votos no IMDB.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS