terça-feira, abril 23, 2024

Os 35 Melhores Filmes LGBTQ+ de todos os tempos

O festival BFI Flare: O Festival de Cinema LGBT de Londres divulgou uma lista com os melhores filmes do gênero de todos os tempos.

Nós do CinePOP, aproveitando o gancho mais que propício, trazemos para você a lista do prestigiado instituto.

Para tal eleição foram ouvidos mais de 100 profissionais da área, entre críticos, escritores e programadores. A média foi tirada e os filmes foram colocados em ordem (o número quebrado da lista se deve justamente por isso, o empate de alguns filmes).

Veja abaixo e comente dizendo se concorda, e quais são os seus preferidos.

35 | Priscilla – A Rainha do Deserto (1994), de Stephan Elliott

Dois artistas drag e uma mulher transgênero viajam através do deserto para apresentarem seu estilo único de cabaré.

País: Austrália.

34 | Blue (1993), de Derek Jarman

Contra uma simples e imutável tela azul, uma trilha sonora densa de vozes, efeitos sonoros e música tentam pintar um retrato de Derek Jarman, e suas experiências com a AIDS, junto a uma exploração dos significados associados a cor azul.

Não deixe de assistir:

País:Reino Unido / Japão.

33 | O Funeral das Rosas (1969), de Toshio Matsumoto

As desventuras e tribulações de Eddie (Pîtâ) e outros travestis no Japão.

País: Japão.

32 | Tomboy (2011), de Céline Sciamma

Uma família se muda para uma nova vizinhança, e a filha Laure (Zoé Héran), de 10 anos, propositalmente se apresenta como um menino, Mikhael, para as crianças do local.

País: França

31 | Domingo Maldito (1971), de John Schlesinger

Alex (Glenda Jackson), uma mulher divorciada que trabalha, e Daniel Hirsh (Peter Finch), médico judeu bem sucedido, dividem não apenas o serviço de acompanhantes, como também os favores do jovem Bob Elkin (Murray Head), que pula de cama entre eles e seus temperamentos.

País: Reino Unido.

30 | Pink Narcissus (1971), de James Bidgood

Um poema erótico passado nas fantasias de um jovem rapaz gigolô.

País: EUA.

29 | Morte em Veneza (1971), de Luchino Visconti

Adaptação do livro de Thomas Mann. O compositor Gustave Aschenbach (livremente baseado em Gustav Mahler) viaja para um resort em Veneza, e no local desenvolve uma atração problemática por um adolescente, de férias com a família. O rapaz personifica o ideal de beleza que o compositor há muito buscava.

País: Itália / França / EUA.

28 | Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet

Um homem assalta um banco para pagar pela operação de mudança de sexo de seu amante. O crime se transforma numa situação com reféns, logo se tornando um circo midiático.

País: EUA.

27 | Portrait of Jason (1967), de Shirley Clarke

Os melhores momentos de uma entrevista de 12 horas com Aaron Payne, vulgo Jason Holliday, um ex-servente, que viria a se tornar artista de cabaré, e autoproclamado malandro da noite.

País: EUA.

26 | Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch

Após um acidente na estrada Mulholand Drive, uma mulher fica com amnésia. Ela e uma aspirante a atriz em Hollywood procuram por pistas e respostas ao longo de Los Angeles, numa jornada repleta de reviravoltas além de sonhos e realidade.

País:França / EUA.

25 | Pariah (2011), de Dee Rees

Uma adolescente do Brooklyn transita entre conflitos de identidade, amizades, família e sofrimento, numa busca desesperada por sua expressão sexual.

País:EUA.

24 | The Watermelon Woman (1996), de Cheryl Dunye

Cheryl é uma jovem negra e lésbica, trabalhando na Filadélfia com sua amiga Tamara, num projeto cinematográfico que a consome: um documentário sobre sua busca por uma atriz negra da Filadélfia, que participou de filmes na década de 1930, conhecida como Watermelon Woman.

País:EUA.

23 | Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini

A trama centra em um estranho visitante na casa de uma rica família. Ele seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai, antes de ir embora alguns dias depois. Nenhum deles consegue viver do mesmo jeito de antes, após a saída do estranho. Quem era ele? Poderia ser Deus?

País: Itália.

22 | Um Estranho no Lago (2013), de Alain Guiraudie

Verão. O cenário: as margens de um lago se transformam em local de relações rápidas para homens gays. Franck se apaixona por Michel, um atraente, mas letalmente perigoso sujeito.

País: França.

21 | Delicada Atração (1996), de Hettie Macdonald

Nos subúrbios de Londres, o jovem Jamie foge durante os jogos de esportes para não se tornar vítima de seus camaradas. O jovem Ste, seu vizinho, apanha de seu pai, pedindo abrigo para dormir na casa de Jamie. Ao dormirem na mesma cama, os dois descobrem um novo sentimento.

País: Reino Unido.

20 | Bom Trabalho (1999), de Claire Denis

O filme foca em um ex-oficial da Legião Estrangeira, enquanto ele se lembra de sua então gloriosa vida, liderando tropas na África.

País: França.

19 | Looking for Langston (1989), de Isaac Julien

Uma recriação no estilo de fantasia, em preto e branco, de homens gays da alta sociedade durante a renascença do Harlem, na qual filmagens de arquivo e fotografias entrecortam a narrativa.

País: Reino Unido.

18 | Je, tu, il, elle (1974), de Chantal Akerman

‘Je’ é uma menina voluntariamente trancada em um quarto. ‘Tu’ é o roteiro. ‘Il’ é um motorista de caminhão. ‘Elle’ é a namorada.

País: França / Bélgica.

17 | Meu Passado Me Condena (1961), de Basil Dearden

Um advogado proeminente investiga um chantagista que ameaça expor homens gays (na época, atos homossexuais eram ilegais), sendo ele mesmo gay.

País: Reino Unido.

16 | Orlando – A Mulher Imortal (1992), de Sally Potter

O jovem nobre Orlando é ordenado pela Rainha Elizabeth I a permanecer para sempre jovem. Milagrosamente, ele faz justamente isso. O filme o segue por diversos séculos da história britânica, experimentando variadas vidas, relacionamentos e até mesmo mudança de sexo.

País: Reino Unido / Rússia / Itália / França / Holanda.

15 | Amigas de Colégio (1998), de Lukas Moodysson

O filme fala sobre duas adolescentes de uma pequena cidade na Suécia. Elin é bonita, popular e entediada com sua vida. Agnes não possui amigos, é triste e secretamente apaixonada por Elin.

País: Suécia / Dinamarca.

14 | Senhoritas em Uniforme (1931), de Leontine Sagan

Em uma escola interna só para meninas, Manuela se apaixona por uma professora, o que irá gerar terríveis consequências.

País: Alemanha.

13 | Azul é a Cor Mais Quente (2013), de Abdellatif Kechiche

A vida de Adèle muda quando ela conhece Emma, uma jovem de cabelos azuis. Através de seu amor, ela descobrirá o desejo e se tornará mulher e adulta. Adèle se descobrirá através do amor e da perda.

País: França / Bélgica / Espanha.

12 | As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972), de Rainer Werner Fassbinder

Uma designer de moda arrogante se apaixona por uma mulher linda e fria que deseja se tornar modelo.

País: Alemanha.

11| Tangerine (2015), de Sean S. Baker

Uma prostituta vasculha as ruas de Tinseltowen (Hollywood) atrás do cafetão que partiu seu coração. Inteiramente filmado com Smartphones.

País: EUA.

10 | Garotos de Programa (1991), de Gus Van Sant

Dois melhores amigos, vivendo das ruas em Portland como trapaceiros, embarcam numa jornada de autodescoberta e se deparam com os tropeços de sua relação ao longo do caminho.

País: EUA.

09 | Canção de Amor (1950), de Jean Genet

Dois prisioneiros em completo isolamento, separados por paredes grossas de tijolos, e desesperadamente necessitados de contato humano, criam a mais inusitada forma de comunicação.

País: França.

08 | Tudo Sobre Minha Mãe (1999), de Pedro Almodóvar

O jovem Esteban deseja se tornar um escritor, e também descobrir a identidade de seu pai, cuidadosamente escondida por sua mãe Manuela.

País: Espanha / França.

07 | Minha Adorável Lavanderia (1985), de Stephen Frears

Um ambicioso paquistanês britânico e seu namorado caucasiano lutam pelo sucesso e esperança ao abrirem uma glamourosa lavanderia.

País: Reino Unido.

06 | Mal dos Trópicos (2004), de Apichapong Weerasethakul

Um romance entre um soldado e um rapaz do campo, envolto em um folclore tailandês sobre um xamã com habilidade sobrenatural de mudança de forma.

País: Tailândia / França / Alemanha / Itália.

05 | Paris is Burning (1990), de Jennie Livingston

Uma crônica do cenário drag de Nova York, na década de 1980, focando em bailes, modelos, as ambições e sonhos daquelas que deram à época seu fervor e vitalidade.

País: EUA.

04 | O Segredo de Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee

A história de uma relação proibida e secreta entre dois caubóis, e suas vidas ao longo dos anos. Vencedor de 3 Oscar.

País: EUA / Canadá.

03 | Felizes Juntos (1997), de Wong Kar-Wai

Yiu-Fai e Po-Wing chegam de Hong Kong na Argentina, e pegam a estrada para o feriado. Algo termina por esfriar sua relação e os dois se afastam. Quando Po-Wing retorna, a vida de Yiu-Fai seguiu, e novos ares se apresentam com Chang, que veio e Taiwan. Enquanto a nova vida de Yiu-Fai brilha, a de Po-Wing se despedaça.

País: Hong Kong / Japão / Coreia do Sul

02 | Weekend (2011), de Andrew Haigh

Após uma festa regada a bebidas com seus amigos héteros, Russell (Tom Cullen) sai para uma boate gay. Antes do local fechar ele encontra Glen (), mas o que parecia ser apenas um caso de uma noite, mostra-se algo mais, algo especial.

País: Reino Unido.

01 | Carol (2015), de Todd Haynes

Uma aspirante a fotógrafa (Rooney Mara) desenvolve uma relação íntima com uma mulher mais velha (Cate Blanchett), na década de 1950, em Nova York.

País: Reino Unido / EUA.

Menções Honrosas:

Ligadas pelo Desejo (1996), de Lana e Lilly Wachowski
Meninos Não Choram (1999), de Kimberly Peirce
Cabaret (1972), de Bob Fosse
Corações Desertos (1985), de Donna Deitch
Eduardo II (1991), de Derek Jarman
O Par Perfeito (1994), de Rose Troche

O Direito do Mais Forte à Liberdade (1975), de Rainer Werner Fassbinder
Hedwig – Rock, Amor e Traição (2001), de John Cameron Mitchell
Minhas Mães e Meu Pai (2010), de Lisa Cholodenko
A Lei do Desejo (1987), de Pedro Almodóvar
Nighthawks (1978), de Ron Peck
Orgulho e Esperança (2014), de Matthew Warchus
Querelle (1982), de Rainer Werner Fassbinder
Scorpio Rising (1965), de Kenneth Anger
Direito de Amar (2009), de Tom Ford
The Times of Harvey Milk (1984), de Rob Epstein
Young Soul Rebels (1991), de Isaac Julien

Born in Flames (1983), de Lizzie Borden
Nunca Fui Santa (1999), de Jamie Babbit
Traídos Pelo Desejo (1992), de Neil Jordan
Fireworks (1947), de Kenneth Anger
Almas Gêmeas (1994), de Peter Jackson
I Don´t Want to Sleep Alone (2006), de Tsai Ming-liang
Michael (1924), de Carl Th. Dreyer
Mistérios da Carne (2004), de Gregg Araki
Veneno (1991), de Todd Haynes
Sebastiane (1976), de Paul Humfress e Derek Jarman
Tongues United (1989), de Marlon Riggs

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS