sexta-feira, março 29, 2024

Os Melhores Filmes de James Cameron

Hoje é dia de celebração!

O lendário e aclamado diretor James Cameron completa 67 anos de um talento incomparável e de longas-metragens que mudaram a estética do cinema para sempre.

Começando sua carreira com o filme trash ‘Piranhas 2: Assassinas Voadoras’, Cameron ascendeu à fama ao comandar o icônico sci-fi ‘O Exterminador do Futuro’ e a sequência igualmente ovacionada pelos especialistas, ‘O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final’. Pouco depois, calcou uma carreira que lhe rendeu inúmeros prêmios, incluindo três estetuetas do Oscar (Melhor FilmeMelhor DireçãoMelhor Montagem) por ‘Titanic’.

Para celebrá-lo, criamos uma singela lista com seus melhores filmes, organizando-os por ordem de lançamento e não em ordem de grandeza ou importância.

Confira:

O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984)

O primeiro grande longa-metragem de Cameron foi lançado em 1984 e ficou conhecido mundo afora como ‘O Exterminador do Futuro’. A ação sci-fi, estrelada por Arnold SchwarzeneggerLinda Hamilton, é uma densa crítica às inteligências artificiais e tem como pano de fundo um cenário pós-apocalíptico em que a humanidade é extinta pelo levante das máquinas.

Também ficando responsável pelo roteiro, o filme desafiou todas as expectativas e fez um estrondo de bilheteria, além de ter dado origem a uma série de sequências e obras derivadas – entrando até mesmo para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para preservação em virtude de sua importância cultural.

ALIENS, O RESGATE (1986)

Se o gênero sci-fi era recebido com certo ceticismo pelos especialistas, foi graças a Cameron ajudou a desconstruir os estereótipos de tais narrativas com o aclamado e irretocável ‘Aliens, o Resgate’. Honrando o legado de Ridley Scott (que dirigira o primeiro filme da franquia, ‘Alien – O 8º Passageiro’), o realizador chocou a tradicionalista mentalidade crítica, conquistando nada menos que sete indicações aos prêmios da Academia.

Mesmo esnobado na categoria de Melhor Filme, Sigourney Weaver, que retornou em seu papel como Ripley, foi condecorada com uma nomeação para Melhor Atriz, consequência de uma performance estonteante, memorável e bastante profunda. Eventualmente levando para casa os prêmios de Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais, Cameron fez uma declaração bem explícita e mostrou que a ficção científica merecia tanto reconhecimento quanto qualquer outro gênero.

Não deixe de assistir:

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2: O JULGAMENTO FINAL (1991)

São poucas as sequências que conseguem manter o nível do filme original – e, felizmente, ‘O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final’ faz parte desse seleto grupo. Trazendo Cameron de volta à direção e o roteiro, o segundo capítulo da franquia foi lançado em 1991 e girou em torno do jovem John Connor, chave para a vitória da humanidade contra a rebelião de robôs do futuro. Entretanto, as coisas mudam drasticamente de tom quando ele vira alvo de T-1000, um exterminador metamorfo que foi enviado ao passado para matá-lo.

Aclamado pela crítica, o filme também fez um sucesso gigantesco na bilheteria e arrecadou US$520 milhões ao redor do mundo (a maior do ano em que foi lançado). Além disso, conquistou inúmeros prêmios, incluindo quatro estatuetas do Oscar.

TITANIC (1997)

‘Titanic’ não é apenas considerado o melhor filme de Cameron, mas também um dos melhores de todos os tempos. O drama romântico tem como escopo a trágica narrativa do transatlântico titular, que naufragou em 1912 após colidir com um icerberg; entretanto, é a competente e apaixonante história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) que nos envolve do começo ao fim e salpica essa “cinebiografia” com lágrimas e suspiros.

Quando lançado em 1997, o longa se tornou um clássico instântaneo – sendo ovacionado pela crítica mundial pelas performances, pela direção, pelo roteiro e, principalmente, pelos revolucionários efeitos visuais. Eventualmente, ‘Titanic’ levou para casa 11 estatuetas do Oscar (o mais premiado ao lado de ‘Ben-Hur’‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’), incluindo Melhor FilmeMelhor Direção, além de permanecer como a obra mais bem-sucedida do cinema até Cameron quebrar o próprio recorde com ‘Avatar’.

AVATAR (2009)

Demorou mais de uma década até Cameron retornar para o mundo da ficção cinematográfica – visto que, desde a massiva estreia de ‘Titanic’, focou essencialmente em produções de documentários. Entretanto, em 2009, o cineasta voltou com um estrondo ao lançar mais uma revolucionária produção: ‘Avatar’.

Ambientado em Pandora, uma lua habitável no sistema estelar de Alpha Centauri, a história mostra o conflito entre a ganância humana e habitantes locais conhecidos como Na’vi. O elenco trouxe inúmeros nomes famosos, incluindo Sam WorthingtonZoë SaldañaStephen LangMichelle RodriguezSigourney Weaver e, mais uma vez, foi aclamado pelos críticos. Levando três estatuetas do Oscar para casa, a produção carregou o título de mais bem sucedida da história por quase uma década, até ser destronado por ‘Vingadores: Ultimato’ em 2019.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS