quinta-feira, abril 18, 2024

Nostalgia! 25 FILMES que Completam 30 Anos para Assistir no Streaming

Tão importante quanto assistirmos aos filmes atuais é revisitar o passado e aprender com ele. Seja no cinema ou em qualquer área da arte, referência é tudo. Para compreendermos um pouco melhor como funciona Hollywood e a indústria do entretenimento é só olharmos para o passado e ver o que vinha sendo produzido, nas décadas anteriores. Isso, é claro, sem contar o fator nostalgia para os que de fato viveram tal época.

Justamente pensando nisso, seja você da geração mais nova ou mais antiga, as plataformas de streaming estão repletas de produções do passado. Alguns inclusive fazendo aniversário em 2021. Aqui, iremos voltar 30 anos no passado, para 1991, e dar nada menos do que 25 dicas de filmes disponíveis nas mais diversas (e mais famosas) plataformas de streaming para você se deliciar. São filmes de todos os gêneros. Confira abaixo e não esqueça de comentar.

O Silêncio dos Inocentes

Clarice Starling (Jodie Foster) é uma das melhores personagens femininas da história do cinema. E Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) é um dos maiores vilões da sétima arte. Junte os dois e você tem um dos grandes suspenses já feitos em tela e o último vencedor do “Big Five” no Oscar – os prêmios de melhor filme, diretor, atriz, ator e roteiro.

Onde Assistir: Telecine Play

O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final

O maior filme do cinema de 30 anos atrás, o segundo Exterminador do Futuro revolucionou a área dos efeitos especiais, introduzindo o CGI de uma forma nunca antes vista. Com isso, a superprodução além de marcar época, seria um divisor para uma nova era de blockbusters.

Onde Assistir: Netflix

Caçadores de Emoção

Não deixe de assistir:

Clássico das exibições de sábado na Globo, este filme de ação e esportes radicais se tornou um sucesso cult após sua passagem pelos cinemas. Protagonizado pelo saudoso Patrick Swayze e pelo “muso” Keanu Reeves – que cimentava sua imagem de herói na telona. Muitos podem não saber, mas ele longa repleto de adrenalina foi dirigido pela primeira mulher vencedora do Oscar, Kathryn Bigelow.

Onde Assistir: Amazon Prime Video e Telecine Play

A Família Addams

A Família Addams voltou com tudo ao mundo do entretenimento atual. Isso porque sua animação de 2019 vai ganhar continuação nos cinemas e uma série em live-action dirigida por Tim Burton será lançada na Netflix. Para ir aquecendo os motores nada melhor do que a superprodução original, que completa 30 anos, e foi um grande sucesso nas telonas.

Onde Assistir: Netflix, Telecine Play e MGM

O Último Boy Scout

Bruce Willis se tornou um astro da ação graças ao sucesso de Duro de Matar (1988) e sua continuação Duro de Matar 2 (1990). No ano seguinte ele voltava ao gênero dirigido pelo saudoso Tony Scott (Top Gun) e fazendo parceria com Damon Wayans num buddy cop em ritmo de Máquina Mortífera.

Onde Assistir: HBO Max

Thelma & Louise

Hoje se discute muito o empoderamento feminino e a evolução da mulher na sociedade é notória e muito bem-vinda. No entanto, é muito prazeroso notar que algumas obras já faziam isso no passado, se mostrando muito a frente de seu tempo. É o caso com uma das aventuras dramáticas mais girl power da sétima arte – protagonizada por Susan Sarandon e Geena Davis.

Onde Assistir: Telecine Play e MGM

Meu Primeiro Amor

O menino Macaulay Culkin ganhou o mundo devido ao sucesso de Esqueceram de Mim. Assim, antes inclusive da sequência, ele já participava de clipes de Michael Jackson e ganhava seu próprio desenho animado (Perdido nas Estrelas). Além é claro, de estrelar esse romance juvenil que o que tem de gracioso tem de triste e dramático. Se prepare.

Onde Assistir: Netflix

Cabo do Medo

Não seria uma lista de dicas sem uma produção de Martin Scorsese, considerado o maior diretor vivo. Embora esse filme tenha feito muito sucesso em seu lançamento, hoje quase não se fala mais nele. Então essa é a chance de você conferir esse baita suspense, produzido por Steven Spielberg, e protagonizado por Robert De Niro, Nick Nolte e Jessica Lange.

Onde Assistir: Telecine Play

Os Donos da Rua

Drama muito representativo, o longa marca a estreia do saudoso cineasta John Singleton como voz ativa do cinema negro para os novos tempos – seguindo os passos do colega Spike Lee (Faça a Coisa Certa). Aqui, num bairro violento de Los Angeles, jovens tentam lutar por uma vida melhor, deixando o local. O filme ainda mantém dois recordes para Singleton: primeiro diretor negro e o mais jovem a ser indicado ao Oscar.

Onde Assistir: Netflix

Amigos, Sempre Amigos

De vez em quando ocorre um fenômeno que faz certos filmes serem muito mais queridos e famosos em determinados territórios do mundo do que em outros. Vira e mexe isso ocorre em seu país de origem, os EUA. É o caso com esta comédia com Billy Crystal sobre homens tendo crise de meia idade e trocando a cidade grande pela vida de caubói. O filme fez um baita sucesso nos EUA e ainda é muito querido por lá, mas aqui quase ninguém conhece. É a chance.

Onde Assistir: MGM

Tomates Verdes Fritos

Esse é um filme que mesmo que você nunca tenha visto, certamente já deve ter ouvido seu título exótico em algum lugar. Outra história bem feminina, a trama é narrada em duas linhas temporais, ambas mostrando mulheres em busca de sua emancipação, tomando as rédeas de suas vidas. No elenco, um quarteto muito especial: Kathy Bates, Jessica Tandy, Mary Stuart Masterson e Mary Louise Parker.

Onde Assistir: Amazon Prime Video

JFK – A Pergunta que Não Quer Calar

Voltando 30 anos no tempo, nos deparamos com um ano muito especial para a carreira do astro Kevin Costner. Além do sucesso estrondoso de Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões, o ator também protagonizava o thriller investigativo e político JFK, de Oliver Stone, sobre a reconstituição policial do assassinato do presidente Kennedy.

Onde Assistir: Telecine Play

A Bela e a Fera

Nos anos 80, as animações da Disney passaram por uma verdadeira epopeia de fracassos. Mas isso mudou com o lançamento de A Pequena Sereia, o divisor de águas para o estúdio. Depois disso, seu maior passo era dado com A Bela e a Fera, que viria a se tornar a animação de maior prestígio da empresa – ganhando a honraria de ser a primeira animação da história a ser indicada na categoria de melhor filme no Oscar.

Onde Assistir: Disney Plus

Dr. Hollywood – Uma Receita de Amor

O baixinho Michael J. Fox se transformava num astro após o sucesso retumbante De Volta para o Futuro (1985). Suas continuações vieram em 1989 e 1990. Depois disso, o astro emplacou o romance cômico Dr. Hollywood, que fala sobre as diferenças da vida na cidade grande e no interior, e o charme que a segunda pode ter. Um filme verdadeiramente encantador.

Onde Assistir: HBO Max

Rocketeer

Investida da Disney em um filme de super-heróis, bem antes de ter em suas mãos todo o acervo da Marvel. Aqui, baseado em quadrinhos underground, a história fala sobre um piloto descobrindo uma invenção, uma mochila a jato que lhe permite voar – e criando para si a identidade do Rocketeer, um herói dos anos 1930.

Onde Assistir: Disney Plus

Cortina de Fogo

Há 30 anos, os blockbusters do cinema eram diferentes. Essa era uma época não regida por super-heróis de quadrinhos. Assim, as fontes buscadas eram personagens como Robin Hood, Peter Pan, A Família Addams e… bombeiros! Esse filme de ação e suspense decidiu homenagear esses heróis reais do dia a dia, dando-lhes uma grande produção para estrelar. O longa ainda se mantém como “o filme” sobre o tema.

Onde Assistir: Netflix

Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo

Keanu Reeves se tornou um “muso” para a internet e a nova geração graças a seu jeito altruísta de viver e à franquia John Wick. Voltando 30 anos no passado, além de Caçadores de Emoção, o ator entregava a continuação de Bill & Ted, sobre dois amigos amalucados viajando pelo tempo.

Onde Assistir: MGM

De Volta à Lagoa Azul

O mundo se apaixonou pela história de amor de duas crianças crescendo juntas numa ilha deserta e vendo despertar uma paixão na fase adolescente. E claro, se apaixonou também pela musa Brooke Shields. A Lagoa Azul completou 41 anos de lançamento em 2021, e onze anos depois era lançada a continuação – que basicamente contava a mesma história, desta vez com Milla Jovovich em seu primeiro filme.

Onde Assistir: Netflix

Brinquedo Assassino 3

O boneco Chucky se tornou um ícone do terror logo em sua primeira aparição em 1988. Como os colegas famosos do slasher, ele logo engatou suas continuações pela Universal Pictures. Aqui, há 30 anos, ele chegava ao seu terceiro filme, onde desta vez atacava numa academia militar para rapazes, onde persegue o mesmo Andy dos filmes anteriores (desta vez interpretado pelo ator Justin Whalin).

Onde Assistir: Netflix

Barton Fink – Delírios de Hollywood

Sim, temos filmes cult na lista de recomendações. E um dirigido por ninguém menos que os irmãos Coen. Automaticamente, Barton Fink se mostra um dos melhores filmes desta matéria, que você precisa conhecer. Aqui, os celebrados cineastas contam a história de um dramaturgo teatral da Broadway nos anos 1940, contratado para escrever um filme em Hollywood, que começa a surtar com a experiência.

Onde Assistir: Telecine Play

Duplo Impacto

Jean-Claude Van Damme se tornava um astro dos filmes de artes marciais no fim da década de 80 e início de 90. No período destacam-se O Grande Dragão (1988) e Kickboxer (1989). O jogo só mudaria para o astro com Soldado Universal (1992), onde se tornaria conhecido do grande público. Antes disso, aparecia em papel duplo como irmãos gêmeos (um mais “engomadinho” e outro mais selvagem) neste longa de tiro, porrada e bomba.

Onde Assistir: MGM

As Tartarugas Ninja II: O Segredo do Ooze

Antes de Michael Bay produzir sua versão dos queridos personagens saídos da década de 80, para os novos tempos, As Tartarugas mais adoradas da cultura pop já haviam dado as caras nas telonas. Num filme bem sombrio (seguindo um pouco Batman, de Tim Burton), elas estreavam nos cinemas em 1990. A continuação é um pouco mais branda, mas ainda muito eficiente e nostálgica.

Onde Assistir: Amazon Prime Video

A Hora do Pesadelo 6: A Morte de Freddy

Uma das franquias definitivas do slasher, A Hora do Pesadelo ajudou a impulsionar o subgênero junto aos fãs ainda na década de 80. Há 30 anos no passado, Freddy Krueger chegava ao seu sexto filme, que prometia sua morte definitiva. Por um lado a cumpriu, já que depois disso nenhuma sequência direta foi produzida.

Aonde Assistir: HBO Max

Caninos Brancos

Muitos atores começaram suas carreiras ainda na adolescência. Foi o caso com o indicado ao Oscar Ethan Hawke, que aqui estrelava ainda jovenzinho. Baseado num livro clássico de Jack London, o ator é um resgatista que faz amizade com um cachorro mestiço de lobo no Alasca.

Onde Assistir: Disney Plus

Um Beijo Antes de Morrer

Terminando a lista temos outro suspense (gênero que adoramos). Na trama, Matt Dillon vive um psicopata que se envolve com irmãs gêmeas. Ele mata a primeira, sua namorada, sem que ninguém desconfie do crime, armando para soar como suicídio. Depois, ele se casa com a segunda e planeja conseguir sua herança. Ambas as mulheres são vividas por Sean Young.

Onde Assistir: Netflix

Bônus: Náufragos em Luta

Outra produção da Disney, essa abordava uma aventura pirata, anos antes de Piratas do Caribe. Na trama, um jovem norueguês começa a trabalhar como ajudante de um navio na Inglaterra de 1850, somente para descobrir que alguns de seus colegas são na verdade piratas.

Onde Assistir: Disney Plus

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS