sábado, abril 27, 2024

Os Melhores Filmes de Yorgos Lanthimos

Yorgos Lanthimos é um dos diretores de maior renome no cenário do cinema e, desde sua estreia oficial em 2001 com o lançamento de ‘My Best Friend’, o cineasta grego ascendeu a um patamar de extremo respeito ao apresentar uma perspectiva nova à arte de se fazer filmes – e não é surpresa que já tenha recebido inúmeros prêmios ao longo de sua carreira.

Para celebrar o constante impacto do realizador, preparamos uma breve lista elencando seus cinco melhores longas-metragens e onde lhes assistir.

Confira abaixo o nosso ranking e conte para nós qual o seu favorito:

5. O SACRIFÍCIO DO CERVO SAGRADO (2017)

Onde assistir: Max, Prime Video

Em ‘O Sacrifício do Cervo Sagrado’, Steven (Colin Farrell) é um cirurgião casado e pai de dois filhos que leva uma vida relativamente tranquila até encontrar Martin, um garoto de 16 anos a quem resolve cuidar. Quando Martin entra em sua família, o mundo de Steven se torna caótico.

Mas esta é apenas a superfície, porque Lanthimos trata de nos apresentar através de pequenas nuances (algumas não tão pequenas assim), o comportamento errático de seus membros. Existe peculiaridade na forma como o casal, que também conta com Nicole Kidman conversa entre si e com colegas, entregando seus diálogos de forma robótica, como se deficientes de sentimentos, e inclusive na forma como transam entre quatro paredes.

4. O LAGOSTA (2015)

Onde assistir: Netflix

Não deixe de assistir:

Em um futuro próximo, uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é imediatamente preso e enviado ao Hotel, um lugar onde terá 45 dias para encontrar um parceiro. Caso não encontrem ninguém, essas pessoas são transformadas no animal de sua preferência e soltas no meio da floresta. Nesse contexto, um homem se apaixona em plena floresta. O problema é que isso também é expressamente proibido pelo sistema.

Essa é a trama de ‘O Lagosta’, o filme mais ambicioso da carreira de Lanthimos e uma das produções mais dilacerante dos anos 2010. Contando com nomes como Colin Farrell, Rachel Weisz, Olivia Colman e vários outros artistas estelares, o enredo explora o significado de amor do modo mais inesperado possível e, por essa razão, nos envolve desde os primeiros minutos.

3. DENTE CANINO (2009)

Onde assistir: MUBI

‘Dente Canino’ foi um dos títulos dirigidos em língua grega por Lanthimos e se configura como um dos thrillers dramáticos mais absurdos do cenário contemporâneo – e, por essa razão, merece nossa mais profunda atenção, principalmente pelas mensagens de alienação e de separação que delineia ao longo de seu roteiro.

Na trama, pai, mãe e três filhos vivem nos arredores de uma cidade. A casa é isolada por uma alta cerca que os filhos nunca puderam ultrapassar. Eles são educados, entediados e exercitados da maneira que seus pais acham correto, sem nenhuma interferência do mundo externo. Acreditam que o avião que veem passando ao longe no céu é um simples brinquedo, e zumbis são flores pequenas e amarelas. A única pessoa autorizada a entrar na casa é Christina, que trabalha no escritório do pai e visita o filho a fim de satisfazer suas necessidades sexuais. Toda a família gosta dela, em especial a filha mais velha. Um dia, Christina dá a ela uma bandana que brilha no escuro e pede uma outra coisa em troca.

2. A FAVORITA (2018)

Onde assistir: Netflix

Inspirado pela repugnância cômica como força-motriz do projeto, Lanthimos voltou ao século XVIII para explorar os segredos da monarquia inglesa e de que forma uma coroa em ruínas poderia ser reflexo de uma governante completamente insana e influenciada por duas consortes ainda mais tresloucadas.

Na trama, a Inglaterra está em guerra com os franceses. No entanto, corridas de pato e degustação de abacaxi estão prosperando. Uma frágil rainha Anne (Olivia Colman) ocupa o trono e sua amiga Lady Sarah (Rachel Weisz) governa o país em seu lugar enquanto cuida da saúde precária de Anne e seu humor impiedoso. Quando uma nova consorte Abigail (Emma Stone) chega, seu charme a leva a Sarah. Sarah leva Abigail sob sua asa e serva vê uma chance de retornar às suas raízes aristocráticas. Como a política de guerra passa a ocupar muito tempo de Sarah, Abigail entra na brecha para preencher o espaço como companheira da rainha. Sua crescente amizade dá a ela uma chance de cumprir suas ambições e ela não deixa mulher, homem, política ou coelho ficar em seu caminho.

1. POBRES CRIATURAS (2023)

Onde assistir: Star+

A última investida cinematográfica de Lanthimos é, de longe, sua mais original e espetacular. Intitulado ‘Pobres Criaturas’, a produção é uma festividade do melhor do estilo surrealista, nos transportando a um cosmos à la ‘Frankenstein’ completamente fora do tempo e do espaço como os conhecemos – mergulhando em uma narrativa que celebra o empoderamento sexual feminino e arrancou uma performance vencedora do Oscar de Emma Stone como a protagonista Bella Baxter.

A história segue a jovem Bella, que é trazida de volta à vida por um cirurgião excêntrico chamado Dr. Godwin Baxter. Querendo ver mais do mundo, ela foge com um advogado e viaja pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS