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Os 10 Filmes de 007 com as melhores cenas de ação

Em comemoração ao 50º aniversário da franquia James Bond no aniversário do filme “Satânico Dr. No”, que teve sua pre-estreia mundial no dia 5 de Outubro de 1962, elegemos os filmes do personagem com as melhores cenas de ação. Quando se fala em 007, logo vem a cabeça o martini mexido e não batido, as bond girls, os vilões megalômanos, as locações exóticas, o humor cínico do agente e o inesquecível tema musical.

Outra lembrança é a ação implacável nas produções, com longas sequências, muito bem elaboradas, mirabolantes e muitas vezes inverossímeis, daí a charme e a graça da franquia. O ponto forte das cenas de ação é a perseguição, seja na clássica perseguição de carro e também a de esqui, de avião e até inovando com a perseguição a pé vista nos dois últimos filmes da série: ‘007 – Quantum of Solace’ e ‘007 – Cassino Royale’.

007 – Operação Skyfall’ (007 – Skyfall) chega aos cinemas nacionais dia 26 de Outubro de 2012. Enquanto isso, que tal relembrar os filmes de 007 com as melhores cenas de ação?

Confira!

10. 007 – Permissão Para Matar (Licence to Kill, 1989)

James Bond (Timothy Dalton) parte em busca de vingança quando seu amigo Felix Leiter é atacado pelo chefão do tráfico de drogas Franz Sanchez.

CENAS:

A abertura do filme traz Bond e o amigo Felix a caminho do casamento deste. Sanchez está chegando à cidade, por isso os dois mudam o percurso para capturá-lo. Há um tiroteio e Sanchez consegue fugir num avião. 007 e Felix num helicóptero o perseguem. Preso por um cabo, o agente chega até o avião e usa um outro cabo para prender a cauda da aeronave deixando Sanchez sem escapatória. Bond e o amigo saltam de paraquedas e chegam na igreja a tempo para o casamento.

Mais tarde, à procura de Sanchez, Bond entra no barco do negociador de drogas Krest. Nadadores e homens em pequenos barcos os perseguem no mar. Debaixo d’água, Bond com um arpão se prende a um monomotor, joga os pilotos para fora e consegue escapar.

Em outra cena, Bond salta em uma carreta carregada de cocaína e Sanchez está em um carro. O agente joga o motorista para fora e daí começa a perseguição pela estrada. Para desviar de um míssil, 007 pende a carreta para o lado esquerdo e percorre alguns metros. A estrada está em chamas por causa de um caminhão que explodiu. Para as rodas não pegarem fogo e assim escapar, Bond empina a carreta.

9. 007 Contra o Foguete da Morte (Moonraker, 1979)

James Bond (Roger Moore) une forças com a cientista da Nasa, Holly Goodhead para impedir que o industrial Drax, destrua a humanidade liberando no espaço, 50 globos de gás tóxico.

CENAS:

007 está em um avião voltando de uma missão na África. Numa briga Bond lança o piloto para fora da aeronave e acaba empurrado também para fora por Dentes de Aço. Bond está sem paraquedas, mas consegue alcançar o piloto, assim ele tira o equipamento do piloto e consegue chegar ao solo a salvo.

Em Veneza, Bond está em uma gôndola e passa a ser perseguido. Numa gôndola fúnebre, um homem sai do caixão equipado com facas e tenta matar o agente. Uma lancha também persegue 007. Como a gôndola de Bond é equipada com um sistema hidráulico, a embarcação sai da água e anda pelas ruas de Veneza como se fosse um carro.

Bond está de férias no Rio de Janeiro e Dentes de Aço reaparece. No Pão de Açúcar, 007 desfruta de um passeio no bondinho, mas o vilão para o veículo cortando com os dentes os cabos que sustentam o bondinho. Em um outro veículo, Dentes de Aço vai na direção onde Bond está parado e os dois brigam sobre o teto do bondinho.

Nas águas da Amazônia, mais especificamente na área do rio Tapirapé, Bond é perseguido por duas lanchas e logo depois vão parar nas Cataratas do Iguaçu.

8. 007 – O Espião que me Amava (The Spy Who Loved Me, 1977)

James Bond (Moore) se alia a agente russa Anya Amasova para impedir que o explorador Stromberg destrua tudo na superfície da Terra e crie uma civilização submarina.

CENAS:

Em missão na Áustria, Bond precisa interromper um tarde de amor. De esqui é perseguido a tiros por quatro homens. Ele salta de um precipício e abre seu paraquedas patriótico com a bandeira da Inglaterra estampada.

Na Sardenha há uma perseguição de carro. Bond em seu Lotus Esprit é seguido por uma moto e depois por um carro com Dentes de Aço a bordo. Mais tarde um helicóptero voa baixo e atira no carro de Bond. Para escapar a única saída é ele jogar o carro ao mar. Logo o veículo se transforma num submarino possibilitando o disparo de um míssil que destrói o helicóptero. Quando se pensa que Bond está a salvo, dois nadadores munidos de arpões e um homem num pequeno submarino vão atrás do agente. Ele consegue escapar e os frequentadores de uma praia se assustam quando o carro de 007 sai da água.

 

7. 007 – O Mundo Não é o Bastante (The World Is Not Enough, 1999)

James Bond (Pierce Brosnan) precisa proteger Elektra King (Sophie Marceau), herdeira de um oleoduto. O terrorista Renard (Robert Carlyle) está atrás dela e planeja tomar o controle da indústria petrolífera mundial.

CENAS:

Em uma negociação no Banco Suíço em Bilbao, Bond tenta reaver o dinheiro de uma transação quando um agente do MI6 foi morto. Ocorre um desentendimento e Bond consegue fugir pela janela. Mais tarde no QG do MI6, a maleta contendo o dinheiro tem uma bomba que explode. Isso o faz perseguir pelo rio Tamisa, uma misteriosa mulher a bordo de uma lancha. Bond está no barco Q. Deslizando pela água, Bond vai parar no asfalto, transformando o barco num carro. Ele passa a ser perseguido pela polícia o que o faz retornar para a água.

Nos Alpes Franceses, Bond e Elektra vão esquiar. Eles são perseguidos por homens a bordo de esquis motorizados equipados com paraquedas. Eles atiram, jogam bombas e continuam a perseguição em solo.

No Mar Cáspio, na fábrica de caviar de Valentin Zukovsky, Bond busca por informações que liguem Zukovsky a Elektra. Um helicóptero equipado com cinco serras circulares persegue Bond. O agente aciona por controle remoto o seu BMW Z8 e entra no carro. As serras do helicóptero partem o carro ao meio e continua perseguindo Bond que está a pé.

6. 007 – Na Mira dos Assassinos (A View to a Kill, 1985)

James Bond (Moore) enfrenta o industrial Max Zorin (Christopher Walken) que quer aniquilar o mercado de microchips. Com a pulsação magnética, uma explosão pode fazer com que todos os aparelhos que tenham microchip, sejam inutilizados.

CENAS:

Em mais uma perseguição na neve, Bond busca por um microchip. Homens de esqui e um helicóptero os perseguem. Ao som de “California Girls”, o agente desliza na neve em um monoesqui.

Em Paris, na Torre Eiffel, Bond almoça com Aubergine, um especialista em cavalos de corrida, que é morto. O agente vai atrás do assassino vestido de preto, que é a aliada de Zorin, May Day (Grace Jones). A perseguição acontece nas escadarias da Torre. Ela salta de paraquedas. O agente desce, rouba um taxi e segue a mulher para tentar capturá-la quando chegar ao solo. No percurso Bond bate o carro várias vezes, que vai se desmanchando.

Zorin convida Bond para participar de uma corrida cross-country com cavalo. Com obstáculos difíceis de ultrapassar, a corrida se torna perigosa para o agente.

Mais tarde, preso em um elevador, 007 tenta escapar de um incêndio. Quando o agente consegue sair do prédio, ele recebe voz de prisão e usa um caminhão de bombeiros para fugir e então é perseguido por policiais.

5. 007 – Um Novo Dia Para Morrer (Die Another Day, 2002)

James Bond (Brosnan) tentará impedir que Gustav Graves, um comerciante de diamantes, tome o poder. Ele cria o Ícaro, um artefato de luz prateada com poder de sol.

CENAS:

Na Costa de Pukch’Ong, Coreia do Norte, Bond surfando chega ao QG do coronel Tan-Sun Moon, uma área desmilitarizada. Ele faz uma transação de diamantes com Moon que dá errado. Acontece uma perseguição de hovercrafts equipados com lança-chamas e armas automáticas, por uma zona minada.

Bond vai a um centro de esgrima e enfrenta Graves numa luta em que os dois vão destruindo o local.

007 vai até a Islândia onde se hospeda no Palácio de Gelo. Bond é perseguido por Zao num lago congelado. O carro que Bond usa é um Aston Martin V12 Vanquish com camuflagem adaptável, assento ejetor, pneus com cravos para aderência no gelo e munido de torpedo e armas para derrubar objetos móveis. Zao está num Jaguar XKR. Os carros patinam e derrapam pelo lago numa perseguição explosiva que culmina no Palácio onde Jinx (Halle Berry) está presa.

4. 007 – Quantum of Solace (Quantum of Solace, 2008)

James Bond (Daniel Craig) quer vingança pela morte da amada Vesper (Eva Green). O plano o leva até o empresário Dominic Greene (Mathieu Almaric), interessado em extrair riquezas naturais da Bolívia.

CENAS:

A abertura traz uma frenética perseguição de carros por um túnel, com Bond em seu Aston Martin DBS. Ela continua numa pedreira de Mármore Carrara. Para esta sequência foram usados 14 Aston Martin e o perigo ficou por conta da escorregadia pista com pó de mármore.

Bond persegue a pé um dos capangas de Sr. White pelas ruas de Siena. Eles passam por um esgoto, por telhados de casas e termina numa igreja em obras no qual há um rápido plano-sequência que acompanha os dois no topo do prédio, atravessando a claraboia e caindo no interior do imóvel.

Em Porto Príncipe, Bond tenta resgatar Camille (Olga Kurylenko), que está no barco do general Medrano.

No QG de Medrano, numa área desértica na Bolívia, Bond e Camille atacam o lugar. Ela vai atrás do general e Bond atrás de Greene.

3. 007 Contra Goldeneye (Goldeneye, 1995)

James Bond (Brosnan) tenta reaver o programa de armas espaciais Goldeneye, roubado pelo coronel Ourumov. Além disso, ele precisa enfrentar um antigo amigo e agente do MI6, Alec Trevelyan (Sean Bean).

CENAS:

Bond salta de bungee jump em um dique e invade a Indústria de Armas Químicas Arkangel, numa missão com 006 (Bean). Para a fuga o agente entre em um avião em movimento prestes a decolar, mas ele e o piloto caem da aeronave. 007 usa uma moto para alcançar o avião que está quase no final da pista que fica no topo de uma montanha. O avião cai e Bond na moto se joga para chegar até ao avião. Ele alcança e consegue retomar o controle da aeronave. A sequência do salto de bungee jump entrou para o Guinness, o livro dos recordes.

Bond e a programadora de sistemas Natalya são capturados. O coronel Ourumov foge com ela e Bond em um tanque T-55 os persegue pelas ruas de São Petersburgo e vai destruindo tudo o que está a sua frente.

2. 007 – O Amanhã Nunca Morre (Tomorrow Never Dies, 1997)

James Bond (Brosnan) enfrenta o magnata da mídia Elliot Carver (Jonathan Pryce). Ele comanda atos trágicos para serem notícias exclusivas em seus meios de comunicação e assim ter o poder de influenciar as pessoas.

CENAS:

Bond está infiltrado num bazar terrorista de armas na fronteira russa. Lá tem ogivas nucleares e o agente fica sabendo que o local será atacado por um míssil disparado pela marinha britânica. 007 em um caça tenta impedir que as ogivas sejam detonadas, mas um outro caça o persegue.

O agente invade a gráfica de Carver e encontra um codificador de GPS, muito importante para o empresário. A sequência foi filmada na gráfica do jornal inglês ‘Daily Telegraph’.

Em Hamburgo, Bond recebe o seu carro, o BMW 750iL, que contém metralhadoras, lançador de foguetes, cortador de correntes e pneus reinfláveis. Além disso, é possível dirigi-lo via controle remoto pelo celular. Ele deixa o carro numa garagem. Homens tentam abrir o veículo e recuperar o GPS roubado, mas eles não conseguem. Com o controle remoto Bond liga o carro entra pela janela do banco traseiro, de onde ele o dirige remotamente pelos dispositivos contidos no seu celular. Outro carro o persegue que usa foguetes e outras munições para destruir Bond. Para a sequência foram usados 18 BMW, dos quais 15 foram destruídos.

Em Saigon, 007 e Wai Lin (Michelle Yeoh) fogem do prédio de Carver. Algemados um ao outro, eles escapam pulando de um andar e se agarram a um pôster preso a parede exterior, numa distância de 120 metros de altura. No chão eles roubam uma moto para escapar, mas são perseguidos por dois carros e depois por um helicóptero. Bond e Wai passam por varandas de um prédio e no final eles dão um salto com a moto sobre o helicóptero.

1. 007 – Cassino Royale (Casino Royale, 2006)

James Bond (Craig) garante sua licença para matar após executar dois homens. Sua primeira missão é em Madagascar, que o leva mais tarde a enfrentar o banqueiro Le Chiffre em um jogo de pôquer em Montenegro.

CENAS:

Em Madagascar, Bond deve capturar o terrorista Mollaka. Ele o persegue e os dois utilizam os movimentos do parkour, um esporte em que se usa o corpo para ultrapassar obstáculos de forma rápida e fluente, como saltos e escaladas. Eles passam por uma construção e a perseguição termina na embaixada de Nambutu.

No aeroporto Internacional de Miami, Bond persegue um homem que planeja explodir o protótipo do avião Skyfleet 570. A sequência foi a mais complicada de se filmar devido a quantidade de pessoas envolvidas na cena e o grande espaço da locação.

Em Montenegro Vesper é sequestrada. Bond vai atrás dela em seu Aston Martin DBS. Bond perde o controle do carro que capota sete vezes a mais de 110km por hora. Tal feito entrou para o livro Guinness.

Em Veneza, Bond procura por Vesper que se encontra com um homem e o entrega uma maleta de dinheiro. Eles vão parar num casarão em obras que começa a ruir e ser tomado pela água.

 

Por: Vanessa Wohnrath
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Frozen: Uma Aventura Congelante

(Frozen)

 

Elenco:

Vozes na versão nacional: Fábio Porchat, Guilherme Briggs, Taryn. Vozes na versão original: Kristen Bell, Josh Gad, Idina Menzel, Alan Tudyk, Jonathan Groff, Eva Bella, Livvy Stubenrauch, Chris Williams.

Direção: Chris Buck e Jennifer Lee

Gênero: Animação

Duração: 102 min.

Distribuidora: Disney

Orçamento: US$ 150 milhões

Estreia: 03 de Janeiro de 2014

Sinopse:

A história é sobre a destemida e otimista Anna, que se junta a Kristoff, um habitante das montanhas, e sua leal rena Sven em uma jornada épica em condições extremas, encontrando no caminho trolls místicos e um boneco de neve chamado Olaf. A missão é chegar até a irmã de Anna, Elsa, cujos poderes congelantes lançaram o Reino de Arandell em um inverno eterno.

 

Curiosidades:

» A animação Frozen: Uma Aventura Congelante’ surpreendeu nas bilheterias e se tornou o terceiro maior sucesso comercial da história da Walt Disney. O longa, que chega aos cinemas nacionais hoje, já arrecadou incríveis US$ 539,1 milhões mundialmente – valor que deve crescer significantemente nos próximos dias com a estreia em outros mercados internacionais. A estreia nos EUA aconteceu dia 22 de Novembro. A animação já figura como a terceira maior bilheteria do estúdio, atrás do clássico ‘O Rei Leão‘ (US$ 952 milhões) e o recente ‘Enrolados‘ (US$ 591 milhões).

» Adaptação do livro ‘A Rainha da Neve‘ (The Snow Queen). Assim como aconteceu com a clássica história de Rapunzel, que ganhou o título de ‘Enrolados‘ (Tangled), o próximo conto de fadas a ganhar uma versão da Disney teve seu título alterado para ‘Frozen‘, ‘Congelados‘ em português.

» Jennifer Lee (roteirista de ‘Detona Ralph’) codirige a nova animação da Walt Disney Animation. Ela trabalha com o diretor Chris Buck, que na década de 90 comandou a animaçãoTarzan‘.

» Kristen Bell (‘Veronica Mars’, ‘Gossip Girl’) dubla a protagonista, e empresta  sua voz para várias músicas da trilha sonora.

» A direção fica por conta de Chris Buck, que na década de 90 dirigiu a animaçãoTarzan” e a trilha sonora está nas mãos do musico Alan Menken, o mesmo dos clássicos “A Bela e a Fera“, “A Pequena Sereia“, “O Corcuda de Notre Dame“, entre outros.


Trailer:

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Fotos:

 

Breathe In

As músicas mais bonitas são aquelas que chegam ao coração de alguém que nos entende. Depois de conquistar plateias no mundo todo com o tênue romance Loucamente Apaixonados, o cineasta californiano Drake Doremus dirige e assina o roteiro da atraente fita Breathe In. Falando sobre a redescoberta da arte do viver em meio a um caos familiar derivado das conseqüências de atos naturais e impensáveis, o drama possui um enredo envolvente que vai conquistar o público do primeiro ao último minuto de fita.

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Na história, passada em uma pequena cidade de Nova Iorque, conhecemos a família de classe média do professor de música Keith (Guy Pearce). Aparentemente, são três pessoas que são felizes e conseguiram se acertar na vida depois de enfrentar certas dificuldades financeiras no passado. Certo dia, Sophia (Felicity Jones), uma estudante estrangeira chega de Londres para fazer intercâmbio e se hospeda na casa da família, despertando em Keith uma vida em que tenha, de fato, vontade de fazer as coisas.

A profundidade em que chegam os personagens quando são atingidos por novas perspectivas é visto nas telas com uma verdade tocante. A trama gira toda em cima de Keith que teve uma vida cheia de alegria interrompida muito cedo por conta da gestação de sua namorada e atual mulher. Um certo complexo de juventude paira pela cabeça dele com a chegada da linda Sophia. Qualquer lembrança sobre como era mais divertida sua vida vivendo de música e na cidade grande, é motivo para um isolamento instantâneo que só Sophia parece entender.

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Uma relação madura e carinhosa de desejo entre homem e mulher (e também pela arte que conhecem) vai dominando os dois personagens. Um encontra no outro um porto seguro. O jeito que se olham, aquele brilho no olhar, a maneira como sentem e se identificam com a música levam essas duas almas a um relacionamento de respeito, desejo, confiança e carinho, por mais que o restante dos envolvidos (mais precisamente a filha imatura e a passiva mulher de Keith) sofram as conseqüências desses atos.

Selecionado no Festival de Sundance em 2013, Breathe In é um daqueles trabalhos em que a força dos personagens faz a riqueza da história. As melancolias, os dramas, as situações constrangedoras são passadas ao público de maneira muito verdadeira. Os últimos 20 minutos de fita são cheios de momentos intensos, dramáticos, surpreendentes e avassaladores. Vocês não podem perder esse ótimo filme, afinal, quem nunca buscou novos sentidos para sua vida?

Até o Fim

O que fazer quando tudo está perdido, exceto a alma e o corpo? Depois de dirigir o excelente Margin Call – O Dia Antes do Fim, o diretor norte americano J.C. Chandor chega aos cinemas com um drama que lembra muito outros filmes de sobrevivência mas com o pecado de não ter uma apresentação decente sobre a história de seu protagonista. Até o Fim conta apenas com Robert Redford na frente das câmeras e isso infelizmente é muito pouco para agradar ao público.

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Na trama, acompanhamos um experiente velejado que precisa enfrentar o maior desafio de sua vida quando, em alto mar e sozinho, em seu barco atingido por um container gigante e repleto de sapatos. Com sérias avarias em seu barco, precisa lutar dia e noite para sobreviver. Não sabemos a história do protagonista, nem ao menos seu nome. Isso atrapalha a interação com o público. Uma breve introdução ajudaria muito a criar laços de empatia, até mesmo para aumentar a torcida para um desfecho feliz e suporte para aguentar as maçantes cenas de aventura em alto mar.

O veleiro é moderno e conta com toda a tecnologia disponível nos dias de hoje. Mesmo assim, não é páreo para a força da natureza e aos acasos que o destino coloca em nossa frente. Por conta do acidente, se transforma em uma jangada pouco operante. Mesmo tendo completo domínio sobre a embarcação, o protagonista precisa tomar rápidas e difíceis decisões. O personagem demonstra uma frieza muito grande ao enfrentar esse contratempo. Parece que assim que ocorre a fatalidade, liga o seu botão da razão e esquece a emoção.

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Respiração, transpiração e expressões de tensão são alguns dos poucos movimentos que percebemos do protagonista. Se Tom Hanks tinha o Wilson como companhia (no ótimo filme O Náufrago), o veterano Robert Redford tem apenas o esforço e talento de tentar passar toda a agonia e desespero de seu protagonista. Mesmo o filme tendo uma duração aceitável para trabalhos do gênero, falta muita coisa para agradar aos cinéfilos.

 

 

Tudo por Justiça

Até onde vai o controle emocional de uma boa pessoa quando percebe que seu mundo desabara ao seu redor? Contando uma história para lá de comovente e sofrida, o diretor Scott Cooper (Coração Louco) consegue em um único trabalho criar um clima de vingança e tensão poucas vezes visto nos últimos filmes norte-americanos do gênero ação. Cada sofrimento que acerta em cheio o protagonista tem uma razão, uma argumentação consistente para existir e a forma que o protagonista lida com isso é tocante e extremamente violenta, não deixando o público tirar os olhos da telona num por um segundo. Film Title: Out of the Furnace O foco central do filme é Russell (Christian Bale), o filho boa praça do paizão Rodney Baze (Bingo O’Malley). Um homem muito querido pela comunidade onde mora e que leva uma vida pacata trabalhando onde seu pai trabalhou e sonhando em construir uma família ao lado de sua namorada Lena (Zoe Saldana). Porém, tudo muda em sua vida quando, após pagar uma dívida de um integrante de sua família, se envolve em um terrível acidente de carro e vai parar na prisão. Após anos na cadeia, consegue sair em condicional e logo precisa enfrentar sérios problemas com a nova realidade que o aguarda, principalmente as enrascadas que seu irmão mais novo (Casey Affleck) provoca. Após quatro anos longe das câmeras, quando rodou seu primeiro longa metragem Coração Louco (que deu a Jeff Bridges seu primeiro Oscar), o bom diretor Scott Cooper reaparece no cenário hollywoodiano trazendo de volta a melancolia e a ótima captura do drama de seus personagens.  Com um orçamento de U$$ 22 Milhões, o cineasta apostou no material humano que tinha nas mãos e criou uma atmosfera de dor deixando seus atores, com muita naturalidade, executarem ao extremo cada personagem. out07 O elenco é admirável. O polivalente Woody Harrelson na pele do terrível bandido Harlan De Groat, Willem Dafoe interpretando o canastrão de bom coração John Petty e o excelente irmão de Ben Affleck, Casey, contribuem e muito para a ótima interação do público com todos os acontecimentos que se desenrolam na trama. Mas quem rouba a cena, mais uma vez, é o protagonista, Christian Bale. O ganhador do Oscar e o melhor intérprete do Batman de todos os tempos, dá mais um show de interpretação. O sofrimento de seu personagem é nítido em cada gesto, cada palavra de Bale. Só por isso, já vale o ingresso do filme. Uma ótima canção executada pela peculiar voz de Eddie Vedder, logo no início do filme, já era um sinal que os cinéfilos estariam diante de uma bela obra. Tudo por Justiça pode ser visto por alguns como apenas um filme de vingança. Mas garanto, é mais do que isso. A transformação súbita que passa seu protagonista é eletrizante, se vingar é apenas umas das armadilhas que a vida coloca em sua frente. Não deixem de conferir esse belo trabalho que possui muitos ingredientes para conquistar o público.

Circles

Quando você joga uma pedra na água, os círculos aparecem, se estendem. Depois de dirigir o sensacional Klopka no ano de 2007, o excelente cineasta sérvio Srdan Golubovic mais uma vez chega surpreendendo o mundo do cinema com o suspense dramático Circles. Filmado na Bósnia e Herzogovina, na Alemanha e na cidade de Belgrado, o longa metragem foi o indicado da Sérvia para concorrer a uma vaga ao próximo Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Em 112 minutos de fita, somos envolvidos por um mistério que é a chave de todos os acontecimentos dramáticos que se estendem da primeira cena até o desfecho.

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Logo no começo do filme, somos apresentados a Marko (Vuk Kostic), um soldado de bem com a vida que é muito feliz ao lado de sua namorada e adora jogar xadrez com seu amigo estudante de medicina Nebojsa (Nebojsa Glogovac). Certo dia, heroicamente, salva um pacato comerciante estrangeiro chamado Haris (Leon Lucev) do prepotente e irracional linchamento por outros soldados, comandados pelo temido Todor (Boris Isakovic). Logo após, sem sabermos as conseqüências deste ato, a fita dá um pulo temporal de 12 anos e somos apresentados a todos que estavam perto ou fizeram parte deste acontecimento com Marko. Assim, vamos acompanhando as surpresas, culpas, frustração, desejo de vingança e terríveis coincidências que acompanham esses personagens.

Será que um ato humano de bom coração é compreendido e traz algum aprendizado para as pessoas? O medo dos personagens é exatamente o legado da boa ação deixada por Marko. A consistência da história, escrita por Melina Pota Koljevic e Srdjan Koljevic, gira em torno de como uma situação trágica pode nunca ter uma solução no futuro. Seja para um abalado pai que precisa se relacionar profissionalmente com o filho de um dos soldados que linchavam o pobre comerciante, para o agora médico que é a única esperança de vida do ex-temido soldado, para a namorada que nunca esqueceu o grande amor e precisa proteger seu filho das garras de um bandido cruel ou mesmo para Haris que foi salvo e agora precisa ajudar alguém muito próximo ao homem que lhe salvou a vida.

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O espectador se sente de frente para um tabuleiro de quebra-cabeça em que lentamente uma nova peça é apresentada. A dedução é o melhor palpite para aqueles que tentam descobrir antes do tempo o que houve ao personagem chave. O desenrolar dos fatos são comoventes e o público fica totalmente refém dessa poderosa história. Pena que Circles escolheu um péssimo ano para tentar uma vaga entre os cinco escolhidos ao Oscar, senão tinha chances. Mas não deixa de ser um filme que precisa se conferido por todo aquele que ama cinema.

The Spectacular Now

Sonhos para quem sonha. Futuro para quem trabalha para ele. Mas, que tal os dois? Baseado na obra homônima de Tim Tharp, a grande surpresa do último Festival de Sundance, The Spectacular Now, é muito mais do que um filme maduro sobre o retrato da juventude. Dirigido por James Ponsoldt (que comandou o interessante Smashed: De Volta a Realidade), o drama promete conquistar todo o tipo de público principalmente por conta de seus diálogos para lá de envolventes.

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Na trama, conhecemos Sutter (Miles Teller) um jovem norte-americano que simplesmente não quer crescer. Desafios, dificuldades, futuro são algumas das palavras que não existem para ele. Certo dia, após uma bebedeira danada, acorda no quintal de Aimee (Shailene Woodley), uma garota que passa despercebida por todos nos corredores do colégio. Mesmo com o encontro inusitado, nasce uma história de amizade e amor que modifica a vida de Sutter. O conflito existencial de não ter a mínima idéia de como vai ser seu futuro vai transformando a cabeça do jovem e ele precisa cada vez mais entender que a maior dificuldade da vida dele sempre foi ele mesmo.

O contraste dos personagens é um ponto interessante a se destacar. Aimee é uma delicadeza em pessoa que acabara de passar para a faculdade, sonha em trabalhar na Nasa e ter uma família perfeita. Já Sutter é um acomodado, malandro por si só, que não almeja nada além de piadas prontas para seu vasto repertório de conchavos. Os dois passam por problemas com suas respectivas famílias, a primeira por ter que lutar por sua independência acadêmica e o segundo por ter sido abandonado pelo pai muito cedo prejudicando sua relação com a mãe.

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Não é um absurdo dizer que o filme lembra em alguns momentos (claro, cada qual no seu qual) os excelentes diálogos do clássico Antes do Amanhecer, principalmente por conta da maturidade e harmonia que são executadas as cenas pelos protagonistas.  O público é brindado com um enorme carisma que eles passam. Shailene Woodley e Miles Teller são os grandes responsáveis por toda essa positiva interação. Os jovens artistas dão um verdadeiro show em cena. Orçado em U$$ 2,5 Milhões, o longa-metragem ganhou o prêmio especial do Júri no Festival de Sundance 2013 em uma categoria de desempenho dos atores em cena.

Dos mesmos produtores de 500 Dias com Ela, The Spectacular Now é um daqueles filmes que todo cinéfilo vai gostar de ter em seu acervo.  Falando sobre a arte do sonhar e do amadurecer, a história vai cativar até os corações mais difíceis de agradar. Imperdível.

 

O Grande Herói

Depois de dirigir o horroroso Battleship: A Batalha dos Mares, o cineasta Peter Berg surpreende o mundo cinéfilo comandando o show de um dos melhores filmes de guerra dos últimos tempos, O Grande Herói. Os intensos dias de preparação de um grupo de Seals são postos em prática em uma terrível batalha física e psicológica nas montanhas do Afeganistão. Orçado em mais de U$$ 50 Milhões e com um elenco que corresponde a todo instante, o projeto tem tudo para ser aclamado por crítica e público aqui no Brasil, por mais que o nome em português não corresponda em nada ao que o filme mostra.

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Na trama, acompanhamos a saga de quatro soldados de um grupamento especial da marinha norte-americana que precisam tomar uma decisão importante, em pleno território inimigo, de vida ou morte, quando uma operação é comprometida. Sendo encurralados por um pelotão de centenas de talibãs, com artilharia pesada, correm contra o tempo para buscar ajuda com o que restam de munições e sanidade mental.

A direção de Peter Berg é excelente, transportando o público para dentro daquela batalha de sobrevivência a todo instante. Parece que o contestado diretor resolveu de fato fazer um cinema de qualidade, onde não só as explosões, bombardeios e tiroteios comandam a trama. Nesse projeto, diferente dos demais, há o fator drama muito desenvolvido e captado pelas lentes certeiras do cineasta nova-iorquino. A cena do avião militar sendo destruído por um míssil lançado pelos inimigos é aterrorizante, angustiante e impressiona pelo realismo obtido.

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O conflito, e grande clímax do filme, que se instaura já na metade do longa-metragem é se eles devem ou não matar aquelas pessoas que atrapalharam a missão. Uma mistura de medo, incerteza e bom senso tornam os acontecimentos seguintes guiados mais pela emoção do que pela razão. Os horrores de uma guerra são vistos pelos olhos cinéfilos da maneira mais real possível. O drama dos soldados e a luta pela sobrevivência tomam contornos extremos e surpreendentes.

A breve apresentação de um pouco da história dos personagens é o suficiente para entendermos suas atitudes futuras na história. Mesmo reunindo um grande número de rostos famosos do mundo do cinema, como: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Eric Bana e Ben Foster, ninguém que aparecer mais do que o outro, o que transforma O Grande Herói em um ótimo drama de guerra sobre um grupo de pessoas.

 

Conheça os 25 Filmes Mais Esperados de 2014

O ano de 2013 vai acabar em pouco mais de um mês, mas já é hora de pensar em tudo de bom que o cinema tem para oferecer em 2014. Entre as franquias mais populares do mundo, os heróis mais adorados, as adaptações dos livros mais lidos e as apostas com maior potencial, o menu para os apreciadores de Hollywood tem de tudo.

Esta lista reúne apenas 25 dos inúmeros longas que chegarão aos cinemas no ano que vem, mas traz os títulos mais esperados e as promessas mais interessantes. Se você assistir a apenas alguns filmes em 2014, aí vão os principais:

 

X-Men Dias de um Futuro Esquecido 6

1. X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

(Estreia: 23 de maio)

Considerado um pioneiro das adaptações de quadrinhos no cinema, o primeiro ‘X-Men’ serviu de inspiração para talentos do calibre de Christopher Nolan e gerou uma lucrativa e duradoura franquia. Após performances não muito espetaculares de ‘Wolverine: Imortal’ e ‘X-Men: Primeira Classe’, ‘Dias de um Futuro Esquecido’ promete elevar novamente o nível dos filmes baseados em HQs. A produção, a maior da Fox após ‘Avatar’, reúne os principais astros de todos os sete filmes da série e o diretor Bryan Singer, uma das principais razões do sucesso de ‘X-Men 1 e 2’. Com uma premissa explosiva envolvendo um futuro catastrófico, viagem no tempo e a icônica rivalidade entre o Professor Xavier e o Magneto, o novo ‘X-Men’ sem dúvida é um dos filmes mais esperados do ano que vem.

 

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2. Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

(Estreia: 21 de novembro)

A já inegável popularidade da franquia ‘Jogos Vorazes’ será colocada em teste nesta sexta, data em que o segundo longa, ‘Em Chamas’, estreia nos EUA e muitos outros países. Mesmo assim, não é cedo para prever que a primeira parte de ‘Jogos Vorazes: A Esperança’ atrairá seu grande séquito de fãs e, como o penúltimo filme da série, será um dos maiores eventos de 2014. O retorno dos astros e algumas adições notáveis ao elenco, como Julianne Moore, com certeza ajudarão e muito no sucesso do longa.

 

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3. RoboCop

(Estreia: 7 de fevereiro)

Muitos filmes de ficção científica originais tiveram resultados fracos em 2013. Por outro lado, RoboCop aposta em atualizar uma das mais conhecidas e celebradas produções do gênero. Mesmo que muitos critiquem a ideia de um reboot da franquia, até parte dos detratores irá conferir o longa, que reúne talentos como Samuel L. Jackson, Michael Keaton e Gary Oldman no elenco. Para completar, a Sony recrutou o brasileiro José Padilha, saído dos avassaladores ‘Tropa de Elite 1 e 2’, para dirigir. Resta saber se o novo RoboCop será tão popular quanto o clássico androide da armadura prateada.

 

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4. Noé

(Estreia: 4 de abril)

Com o perdão do trocadilho, Darren Aronofsky vem surfando uma onda cada vez maior com seus filmes. Cada um de seus longas superou o anterior nas bilheterias, culminando no vencedor do Oscar ‘Cisne Negro’, que ultrapassou US$ 329 milhões no mundo todo. A tendência não deve ser revertida com ‘Noé’, épico bíblico que pode ser o maior sucesso de um filme com teor religioso desde ‘As Crônicas de Nárnia’. As supostas discussões do cineasta com a Paramount e a má recepção em exibições-teste não deixam de ser pontos positivos, já que a polêmica atrairá um público maior e instigará os cristãos. Quanto à qualidade do longa, o elenco de jovens astros e vencedores do Oscar diz muito. Russell CroweEmma WatsonLogan LermanAnthony Hopkins e Jennifer Connelly têm talento de sobra para sustentar a visão de Aronofsky.

 

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5. Capitão América 2: O Soldado Invernal

(Estreia: 11 de abril)

A Disney tem aproveitado bem a onda de ‘Os Vingadores’: os dois filmes que deram sequência ao fenômeno de 2012, ‘Homem de Ferro 3’ e ‘Thor: O Mundo Sombrio’, registraram bilheterias bem maiores que seus predecessores. É cedo para saber se o mesmo acontecerá com ‘Capitão América 2: O Soldado Invernal’, mas parece que o trailer cumpriu a função de atiçar os espectadores, com muita ação e o ameaçador vilão que dá título à sequência. Vale lembrar que este será o último filme com um dos heróis principais de ‘Os Vingadores’ até o retorno do time completo, que acontecerá apenas em 2015.

 

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6. O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez

(Estreia: 19 de dezembro)

Como a última parte de uma trilogia, O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez sem dúvida será um dos maiores lançamentos de 2014. Muitos consideram que ‘O Hobbit: Uma Jornada Inesperada’ não atendeu às altas expectativas, e a segunda parte, ‘O Hobbit: A Desolação de Smaug’, ainda nem estreou, o que complica uma previsão sobre a qualidade e a bilheteria do longa. Mesmo assim, é difícil resistir à magia da Terra Média, ainda mais se tratando do filme final da saga. E quem leu o livro de J.R.R. Tolkien sabe que finalmente poderá assistir à imensa Batalha dos Cinco Exércitos no cinema. Não são poucos atrativos para uma das últimas estreias do ano.

 

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7. O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

(Estreia: 2 de maio)

A decisão de transformar ‘O Espetacular Homem-Aranha’ de uma trilogia para uma quadrilogia provou uma coisa: que a nova franquia do super-herói tem muita história para contar. Mesmo não alcançando as bilheterias dos três ‘Homem-Aranha’ originais, a primeira parte do reboot passou longe de ser um fracasso. O segundo filme contará com novos vilões, como o Electro (Jamie Foxx) e o Rino (Paul Giamatti), além, claro, de explorar o romance de Peter Parker (Andrew Garfield) com Gwen Stacy (Emma Stone). A expectativa certamente é alta para um filme espetacular.

 

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8. Transformers: A Era da Extinção

(Estreia: 18 de julho)

A franquia ‘Transformers’ já soma mais de US$ 2,6 bilhões nas bilheterias mundiais, graças a uma trilogia de filmes que registrou faturamentos cada vez maiores. Mesmo se não quebrar o recorde pela terceira vez, Transformers: A Era da Extinção é um sucesso garantido. Mesmo com a mudança de todo o elenco principal, o filme terá a estelar adição de Mark Wahlberg. De qualquer forma, foram mantidos os verdadeiros astros principais: o diretor Michael Bay e os robôs. Haverá versões novas dos Transformers mais conhecidos, Optimus Prime e Bumblebee, assim como vários novos, incluindo os Dinobots, que devem pelo menos atiçar a curiosidade de um público maior. Robôs, dinossauros, ação, explosões… Parece estar tudo em ordem com a franquia.

 

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9. Velozes & Furiosos 7

(Estreia: 18 de julho)

‘Velozes & Furiosos’ é uma anomalia em Hollywood. Após dois filmes de sucesso, a franquia quase foi enterrada no terceiro título, mas ressurgiu das cinzas quebrando seus recordes de bilheteria. Para a surpresa de muitos, o quinto e o sexto longas mantiveram a aceleração com faturamentos (e orçamentos) cada vez maiores. O sétimo filme, então, surge no ápice da popularidade da série e mantém todas as peças que fizeram a franquia cair no gosto dos espectadores: carros velozes, cenas de ação insanas e os astros, liderados pelos brutamontes Vin Diesel e Dwayne Johnson. Seguindo a escola ‘Os Mercenários’ de contratação de elenco, a nova sequência terá a adição outro ícone do gênero, Jason Statham, como vilão, e do conhecido tailandês Tony Jaa para temperar. E isto sem falar no já confirmado ‘Velozes & Furiosos 8’

 

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10. 300: A Ascensão do Império

(Estreia: 7 de março)

Em 2007, ‘300’ surpreendeu ao entrar no Top 10 de maiores bilheterias do ano, o único com censura alta (R) da lista. Para a sequência, que será lançada sete anos mais tarde, não retornam nem o astro principal, Gerard Butler, nem o diretor Zack Snyder, que só participa como produtor e co-roteirista. No entanto, os trailers já indicam que as cenas de ação continuarão estilosas e sangrentas, o que deve atrair muitos espectadores. Lena Headey reprisa o papel da rainha espartana e o brasileiro Rodrigo Santoro retorna como o rei persa, Xerxes. Desta vez, ele terá como aliada a perigosa Artemísia, vivida pela belíssima Eva Green. Para completar a lista de atrativos, a história é baseada mais uma vez em uma obra de Frank Miller, autor da graphic novel que inspirou o primeiro filme. O novo trabalho, intitulado ‘Xerxes’, ainda não foi lançado.

 

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11. Rio 2

(Estreia: 28 de março)

A cidade brasileira mais conhecida no mundo será mais uma vez palco das aventuras de uma revoada de pássaros. Como não podia deixar de ser, o diretor será novamente nosso conterrâneo Carlos Saldanha, que viajou pelas paisagens cariocas (no computador) com o bem-sucedido ‘Rio’. Anne Hathaway, Jesse Eisenberg e Rodrigo Santoro são apenas parte do elenco internacional que retorna para dublar os coloridos personagens. Se uma animação vai dar samba em 2014, não tenha dúvida de que vai ser Rio 2.

 

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12. Planeta dos Macacos: O Confronto

(Estreia: 15 de agosto)

Um dos sucessos mais surpreendentes de 2011 capitalizou em um astro inusitado: Andy Serkis. Conhecido como o ator que emprestou seus movimentos ao Gollum de ‘O Senhor dos Anéis’, Serkis novamente foi chamado para dar vida ao chimpanzé Caesar através de captura de performance em ‘Planeta dos Macacos: A Origem’. Três anos mais tarde, ele retorna para a continuação, cuja história vai apresentar um mundo dividido entre os humanos, quase dizimados por uma epidemia, e os símios, liderados por Caesar. Mesmo sem o retorno de James Franco, ‘Planeta dos Macacos: O Confronto’ conta com várias novidades no elenco e dará destaque aos primatas (também interpretados por humanos), que são a atração principal.

 

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13. Resident Evil 6

(Estreia: 12 de setembro)

Após três filmes de bilheterias modestas, ‘Resident Evil’ capitalizou bem a tecnologia 3D e rendeu quase US$ 300 milhões com o quarto longa. Embora inferior, o resultado de ‘Resident Evil 5 – Retribuição’ foi ótimo, e uma sexta (e supostamente última) parte já está garantida. Com tramas cada vez mais grandiosas explorando os efeitos globais dos experimentos da Umbrella Corporation, a franquia tem grandes chances de alcançar seu ápice com o último longa. Desta vez, o oponente será a Rainha Vermelha, que planeja aniquilar toda a raça humana. Além da protagonista Alice (Milla Jovovich), criada para o primeiro filme, retornarão vários personagens apresentados nos games, como Jill Valentine (Sienna Guillory), Leon S. Kennedy (Johann Urb), Ada Wong (Li Bingbing) e Wesker (Shawn Roberts). Será que o filme inspirado nos jogos juntará o melhor de dois mundos?

 

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14. Malévola

(Estreia: 30 de maio)

‘Alice no País das Maravilhas’, ‘Branca de Neve e o Caçador’, ‘Espelho, Espelho Meu’, ‘A Garota da Capa Vermelha’… Os contos de fadas ganharam nova vida no cinema recentemente, e o grande número de longas inéditos indica que a febre não vai passar tão cedo. Malévola, no entanto, tem uma particularidade: a história será contada do ponto de vista da vilã, a feiticeira que amaldiçoa a princesa Aurora, a Bela Adormecida. Mais do que isso, a superprodução conta com uma das maiores atrizes da atualidade, Angelina Jolie, no papel-título. Caso o filme se torne um sucesso, a Disney pode voltar a explorar seu lado sombrio, uma possibilidade tentadora para um estúdio repleto de vilões icônicos.

 

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15. Interstellar

(Estreia: 7 de novembro)

Um dos melhores exemplos de um diretor que se tornou grife é Christopher Nolan. Após repaginar o Batman nos cinemas com ‘Batman Begins’, ele se aventurou em filmes instigantes e complexos. Para incrementar seu renome, ele não encontrou sucesso apenas com ‘O Cavaleiro das Trevas’: sua ficção científica ‘A Origem’ arrasou as bilheterias mundiais com mais de US$ 825 milhões, firmando-o como um dos queridinhos de Hollywood. O cineasta retorna ao gênero com Interstellar, que aborda viagens no espaço e no tempo em um mundo à beira do apocalipse. Com uma premissa cheia de oportunidades para uma aventura cerebral e um elenco liderado por Matthew Mcconaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain, este deve ser mais um acerto de um dos principais cineastas da atualidade.

 

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16. Guardiões da Galáxia

(Estreia: 22 de agosto)

Este provavelmente será o filme mais arriscado da Marvel até agora. A não ser por uma breve cena no fim de ‘Thor: O Mundo Sombrio’, os personagens e o mundo de Guardiões da Galáxia nunca apareceram no cinema, e nem mesmo seus quadrinhos de origem são muito conhecidos. Ainda por cima, o estúdio fez uma escolha inusitada ao recrutar James Gunn, de ‘Seres Rastejantes’, para a direção. No entanto, a promessa de uma aventura espacial tresloucada e o grande elenco são mais do que o suficiente para gerar curiosidade. Não é todo dia que uma produção reúne Chris Pratt, Bradley Cooper, Vin Diesel, Zoë Saldana, Benicio Del Toro, Glenn Close e tantos outros astros do cinema e da TV.

 

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17. Walt Nos Bastidores de Mary Poppins

(Estreia: 10 de janeiro)

Muitos apostam que a comédia dramática baseada em fatos se dará bem nas bilheterias norte-americanas no fim de 2013. No entanto, com a estreia brasileira agendada para fevereiro, pode haver um atrativo ainda mais forte: o Oscar. O longa é tido como forte candidato aos prêmios da Academia, rendendo prováveis indicações para Emma Thompson no papel de P.L. Travers, autora do livro ‘Mary Poppins’, e Tom Hanks, como Walt Disney. Além disso, quem viu o trailer sabe que o filme promete um passeio divertido pelo mundo mágico e, mais importante, pelos acidentados bastidores da produção de um dos musicais mais adorados da Disney.

 

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18. A Menina que Roubava Livros

(Estreia: 17 de janeiro)

A esperada adaptação do livro A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, já estreou em circuito limitado nos EUA, e tem atraído os espectadores que procuram uma história sombria e emocionante sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial. Mesmo sem concordar sobre o filme em si, a crítica ressaltou a qualidade do elenco, encabeçado pelo vencedor do Oscar Geoffrey Rush. O drama será uma alternativa para os que procuram um filme mais intimista e distante das superproduções de Hollywood.

 

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19. Need For Speed

(Estreia: 14 de março)

Adaptações de games nunca foram uma garantia de qualidade ou de sucesso, mas Need for Speed tem pedigree para causar uma boa impressão. Trata-se da versão cinematográfica da mais popular franquia de jogos de corrida do mundo, característica que deve chamar a atenção do público que transformou os longas ‘Velozes & Furiosos’ em sucessos estrondosos. Acrescente o astro Aaron Paul, recém-saído da comentadíssima série ‘Breaking Bad’, e a receita para um longa de grande potencial está feita.

 

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20. Sin City: A Dama Fatal

(Estreia: 21 de março)

Originalmente intitulada Sin City: A Dama Fatal, a sequência de ‘Sin City – A Cidade do Pecado’ reúne mais uma vez um elenco estelar em um filme de estilo único. Josh Brolin, Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Jessica Alba, Eva Green, Mickey Rourke, Rosario Dawson e Lady Gaga são apenas alguns dos astros que povoam a adaptação da graphic novel de Frank Miller. A direção é novamente dividida entre Miller e Robert Rodriguez, então os fãs do primeiro longa podem se tranquilizar. Assim com seu predecessor, ‘A Dama Fatal’ não deve ser um grande sucesso de bilheteria, mas esbanjará talento e violência com suas imagens em preto e branco tiradas direto das páginas.

 

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21. Godzilla

(Estreia: 16 de maio)

A Legendary Pictures e a Warner Bros. apostaram alto com ‘Círculo de Fogo’, centrado na luta da humanidade contra criaturas gigantescas, e repetirá a dose com o reboot de ‘Godzilla’. Embora seja a nova versão do monstro mais conhecido do cinema, o longa também se destaca pelo elenco humano, que inclui os astros Bryan Cranston, Juliette Binoche, Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson. Uma escolha promissora, o diretor é Gareth Edwards, que realizou uma visão intimista de uma invasão alienígena em ‘Monstros’. E, se depender do fantástico trailer vazado recentemente, o lagarto mutante japonês ganhará um filme à altura.

 

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22. Os Mercenários 3

(Estreia: 22 de agosto)

Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Terry Crews, Randy Couture… com tantos veteranos da ação juntos, a chance de errar era pequena. A fórmula de ‘Os Mercenários’ foi incrementada no segundo filme, com Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris. Para o ‘Os Mercenários 3’, o nível subiu de novo: Harrison Ford, Mel Gibson, Antonio Banderas, Wesley Snipes e Kelsey Grammer estão entre as novidades. Não bastasse algumas das personalidades mais icônicas do cinema, a sequência é uma garantia de diversão com altas doses de adrenalina com o gostinho das décadas passadas.

 

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23. Divergente

(Estreia: 21 de março)

Adaptações de best-sellers infanto-juvenis não são tão fáceis de se transformar em sucessos no cinema. Para cada fenômeno como ‘Crepúsculo’ ou ‘Harry Potter’, há uma decepção como ‘Dezesseis Luas’ ou ‘Os Instrumentos Mortais’. ‘Divergente’, por sua vez, é mais semelhante a ‘Jogos Vorazes’, com sua trama futurista e seu governo opressor. A trilogia de livros de Veronica Roth é uma nova aposta, e não há como saber como o longa será recebido. Por outro lado, é possível saber, com uma rápida pesquisa, que as talentosas Shailene Woodley e Kate Winslet têm papéis centrais na história. Astros podem não garantir um filme bem-sucedido, mas são um bom começo.

 

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24. Academia de Vampiros

(Estreia nos EUA: 14 de fevereiro)

Falando em ‘Crepúsculo’, 2014 também promete ocupar o buraco deixado pela ‘Saga Crepúsculo’. Mais ou menos. ‘Academia de Vampiros’ também carrega semelhanças com ‘Harry Potter’ e ‘Percy Jackson’, já que a trama se passa dentro de uma academia destinada a treinar criaturas vampirescas. Com uma mitologia própria, uma galeria de vampiros diferentes e um ambiente escolar, o filme tem vários atrativos para o público adolescente. Por outro lado, seu sucesso certamente não dependerá de astros, pela falta deles: o nome mais conhecido do elenco é Olga Kurylenko, que vive a diretora da academia.

 

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25. Como Treinar o Seu Dragão 2

(Estreia: 19 de junho)

Com uma bilheteria próxima de meio bilhão de dólares e duas indicações ao Oscar 2011, ‘Como Treinar Seu Dragão’ é um caso raro de animação com grande bilheteria e uma excelente avaliação da crítica em geral. Tanto do ponto de vista comercial quanto criativo, a sequência fazia todo sentido, e tem boas chances de ser a mais rentável de 2014 – especialmente com a ausência da Pixar no ano. Por enquanto, a trama está sendo mantida em sigilo, e os trailers e cartazes destacam apenas a apaixonante dupla formada pelo viking Soluço e pelo dragão Banguela. Mesmo assim, quando a estreia acontecer, não resta dúvida de que os espectadores estarão mais que dispostos a embarcar na nova aventura e se maravilhar mais uma vez. A confiança em sua produção é tamanha que a Paramount já agendou o terceiro filme para estrear em 2016.

Crítica em vídeo | ‘Álbum de Família’ e ‘Até que a Sorte nos Separe 2’

Acaba de sair do forno a nova edição do CineAgenda, vídeo apresentado pelo editor Renato Marafon com as estreias deste final de semana (27 de Dezembro).

Toda semana, vamos informar sobre os lançamentos e comentá-los.

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Álbum de Família

A trama segue as mulheres de uma família dividida até que uma crise reúne todas sob o mesmo teto. Quando Beverly Weston, o patriarca de uma família, desaparece misteriosamente, a família é reunida por segredos, angústias e problemas do passado mal-resolvidos. Sua esposa é Violet (Meryl Streep), uma mulher viciada em antidepressivos e narcóticos, de língua afiada, e que faz tratamento contra um câncer na boca, tem fortes oscilações de humor e não hesita em contar os segredos da família para se dar bem, finalmente se confronta com Barbara (Julia Roberts), filha que não vê há anos.

 

Até que a Sorte nos Separe 2

Depois de perder a fortuna que ganhou na loteria no primeiro filme, Tino volta a passar dificuldades financeiras ao lado da esposa Jane e dos filhos Teté e Juninho. O que eles não esperavam é que Tio Olavinho (Maurício Sherman) fosse deixar uma herança de R$ 100 milhões ao morrer. Como último desejo, o ricaço exige que suas cinzas sejam jogadas no Grand Canyon. É então que Tino e a família resolvem dar uma passada em Las Vegas. Depois de se meter em muitas encrencas, Tino conta novamente com a ajuda do casal Amauri (Kiko Mascarenhas) e Laura (Rita Elmôr).