Há vinte anos, a adorada franquia Pequenos Espiões começava oficialmente.

Dirigido por Robert Rodriguez, o aclamado filme, que recebeu nada menos que 93% de aprovação no Rotten Tomatoes pela temática familiar e pela representatividade latina e feminina, girou em torno de Carmen e Juni Cortez (interpretado por Alexa VegaDaryl Sabara, respectivamente), dois jovens que são arrastados para um mundo de mentiras e de perigos após o sequestro dos pais – que descobrem serem lendários espiões.

Munindo-se do que puderem e aprendendo as técnicas mais insanas de combate, Carmen e Juni se tornam responsáveis por investigar o misterioso Fegan Floop (Alan Cumming), resgatar os reféns que ele mantém em seu castelo psicodélico e salvar o mundo de uma possível dominação.

É difícil acreditar, mas o filme completa duas décadas no dia de hoje, 30 de março. E, para celebrá-lo, o CinePOP separou uma breve lista com dez curiosidades sobre a produção.



Confira:

IDADE CONFLITANTE

Aproveite para assistir:

Carla Gugino hesitou em aceitar o papel de Ingrid Cortez no filme. A atriz comentou que era muito jovem para ter um menino de oito anos e uma garota de 12 – afinal, tinha 29 na época. Rodriguez, por sua vez, disse que a própria mãe o teve com a idade em questão, bem como seus irmãos. Gugino reconsiderou e, eventualmente, deu vida à personagem

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA



Gregorio (Antonio Banderas) e os filhos, Carmen e Juni, foram nomeados como homenagem ao membros da família de Rodriguez. Além disso, a personalidade de Gregorio foi inspirada em um famoso ladrão texano homônimo que viveu nos anos 1900.

TERI, THE POLICE

Antes de estrelar a aclamada dramédia ‘Desperate Housewives’ e dublar a vilã de ‘Coraline e o Mundo Secreto’Teri Hatcher foi uma das antagonistas coadjuvantes de Pequenos Espiões, a Sra. Gradenko. O nome da personagem faz referência à música homônima da banda The Police.

GUGINO AO RESGATE

Gugino não foi a primeira atriz a ser considerada para o papel de Ingrid. Angie Harmon estava na lista dos produtores para interpretar a personagem, mas, devido ao seu comprometimento com a série ‘Law & Order’, não pôde participar do filme. Kelly Preston (‘Jerry Maguire’) também foi cogitada, mas havia acabado de dar à luz e também se afastou do projeto.

CAPITÃ CORTEZ

Brie Larson é conhecida por seu premiado papel em ‘O Quarto de Jack’ e por viver a icônica super-heroína titular de ‘Capitã Marvel’, do MCU. Entretanto, quando mais jovem, fez audições para interpretar Carmen Cortez em Pequenos Espiões, cujo papel foi para Vega. Em seu canal do YouTube, Larson comentou que ainda está ressentida por não ter sido escalada para o filme.



“MELHOR QUE TOM CRUISE”

Robert Rodriguez comentou em uma das entrevistas para promover o filme que levou Alexa Vega para assistir a ‘Missão Impossível 2’ antes de começarem as gravações de Pequenos Espiões. No meio da sessão, ele se inclionou para Vega e disse: “você vai ficar muito mais legal que Tom Cruise“, astro da franquia em questão.

MARCA REGISTRADA

Danny Trejo é um rosto recorrente nos filmes de Rodriguez e seus personagens sempre são nomeados em alusão a um tipo de facas. Em Pequenos Espiões, ele dá vida a Isador “Machete” Cortez.

BEM-VINDO À O.S.S.


Organização de Super-Espiões (O.S.S., no original), tem as mesmas iniciais que o Serviço de Serviços Estratégicos (Office of Strategic Services), órgão da II Guerra Mundial precursos do que conhecemos hoje como C.I.A.

FEITO EM CASA

O filme foi rodado durante dez semanas e, para o processo de pós-produção, Rodriguez editou o longa-metragem em sua “garagem”. A garagem, na verdade, é um estúdio de montagem que construiu em sua própria casa, mas que preferiu apelidá-lo dessa maneira.

SUCESSO COMERCIAL

Além de ter sido bem recebido pela crítica, Pequenos Espiões fez um estrondo nas bilheterias, estreando com US$26,5 milhões em seu primeiro final de semana e permanecendo em primeiro lugar durante três semanas – até perder o posto para ‘O Diário de Bridget Jones’. No total, o filme arrecadou quase US$148 milhões.

Comentários

Não deixe de assistir: