quinta-feira, abril 25, 2024

Percy Jackson e os Olimpianos | Relembre a ICÔNICA saga criada por Rick Riordan

Cuidado: possíveis spoilers à frente.

A literatura infanto-juvenil e juvenil é marcada por diversas sagas de extremo sucesso, como, por exemplo, ‘Harry Potter’ e ‘Jogos Vorazes’. Entretanto, entre as várias incursões que dominam o escopo sobrenatural e/ou distópico, uma delas merece nossa total atenção: ‘Percy Jackson & Os Olimpianos’.

Assinada por Rick Riordan, a série de romances vendeu como água e encantou fãs ao redor do mundo pela apaixonante narrativa que mistura mitologia grega à cultura contemporânea dos Estados Unidos. Essencialmente, a trama é centrada no personagem titular, um jovem de doze anos diagnosticado com dislexia e TDAH que nunca se encaixou em nenhum lugar – até descobrir que é filho de um dos deuses mais poderosos do Olimpo, Poseidon, e ser arrastado para um exuberante e perigoso universo recheado de mentiras, enganações e criaturas monstruosas.

Ao longo de cinco volumes, as aventuras de Percy marcaram época e são celebradas até hoje por uma legião de leitores. Em 2010, o primeiro romance, ‘O Ladrão de Raios’, foi adaptado para as telonas e trouxe nomes como Logan Lerman e Alexandra Daddario para o elenco principal – mas os espectadores sentiam que a releitura cinematográfica não conseguiu capturar todas as nuances do livro (nem mesmo na caracterização dos personagens, que se mostravam muito mais velhos do que realmente eram). Três anos mais tarde, a mini-franquia foi encerrada com ‘O Mar de Monstros’, que sofreu dos mesmos males, apesar de fazer um sucesso considerável de bilheteria. Agora, quase uma década depois, Riordan nos convida a revisitar o universo arquitetou com tanto esmero com a vindoura série homônima que será lançada em breve na plataforma do Disney+.

Considerando que, dia após dia, novas informações sobre a produção são reveladas, montamos essa breve matéria relembrando os principais personagens e as tramas que Riordan criou para a saga.

OS PERSONAGENS

PERCY JACKSON

Como já mencionado nos parágrafos acima, Percy é um menino diagnosticado com dislexia e TDAH. Em ‘O Ladrão de Raios’, ele descobre ser filho de Poseidon, um dos três grandes deuses do Olimpo e, por essa razão, é dotado de algumas habilidades incríveis – como prender a respiração por bastante tempo debaixo d’água ou controlá-la para combates ou cura. Logo, ele é levado para o Acampamento Meio-Sangue, onde aprende a se defender e a lutar e, pouco depois, embarca em uma jornada perigosa para recuperar o raio roubado de Zeus.

Na saga de livros, Percy é o líder da missão tanto no primeiro volume quanto no quarto, ‘A Batalha do Labirinto’, em que deve enfrentar o labirinto criado por Dédalo para impedir que o temido Luke Castellan (filho de Hermes e servo do senhor dos titãs Cronos) invada e destrua o Acampamento. Além disso, ele é referido como a possível criança da Profecia dos Sete, que prenuncia a ascensão de um jovem semi-deus filho de Poseidon, Zeus ou Hades que deverá tomar a decisão de destruir ou salvar o Olimpo.

Na série do Disney+, Percy será interpretado por Walker Scobell, que ganhou proeminência depois de estrelar o sci-fi ‘O Projeto Adam’.

Não deixe de assistir:

ANNABETH CHASE

Uma das três personagens principais é Annabeth Chase. Filha de Atena, Annabeth é extremamente inteligente e tem domínio um tanto quanto assustador de várias armas de batalha e de estratégias bélicas. A princípio, ela posa como uma sabe-tudo impetuosa que não quer ter amigos, mas logo se alia a Percy para acompanhá-lo na jornada pelo raio de Zeus – e em outras três aventuras que têm nos livros. Em uma delas, ela é capturada por Luke e os outros antagonistas da saga, sendo resgatada e tornando-se namorada de Percy logo no final do quinto romance.

Annabeth possui uma longa história com o Acampamento Meio-Sangue, visto que fugiu de casa quando tinha apenas sete anos e reuniu-se com Luke e com Thalia Grace, filha de Zeus. Além disso, é descrita como uma garota inteligente e apaixonada por arquitetura.

Na vindoura adaptação seriada, ela será vivida por Leah Sava Jeffries.

GROVER UNDERWOOD

Grover é o melhor amigo de Percy muito antes dele entrar para o Acampamento Meio-Sangue, estando ao lado dele em diversas ocasiões. Entretanto, quando Percy é atacado por uma Fúria, cabe a Grover revelar quem realmente é e guiá-lo por esse novo mundo repleto de magia e de conspirações. Afinal, o personagem é um sátiro, responsável por ter encontrado quatro dos semi-deuses mais poderosos do século: Percy, Thalia e Nico e Bianca di Angelo (filhos de Hades). Ele também tem um par romântico, a ninfa das árvores Juniper, e é peça-chave nas várias empreitadas de Percy – além de ter sido capturado em ‘O Mar de Monstros’.

Na série, Aryan Simhadri dará vida à nova versão de Grover.

Além do trio protagonista, temos diversos personagens de importância ímpar para o desenrolar da história e que vão aparecendo à medida que a trama evolui. Por exemplo, temos os já mencionados Nico e Bianca di Angelo, irmãos filhos de Hades que têm participação ativa em ‘A Maldição do Titã’: Bianca, inclusive, se sacrifica para destruir um protótipo defeituoso de Talos, um homem de bronze gigante; sua morte causa uma raiva descontrolada em Nico, que jura vingança contra Percy e os outros, culpando-os pelo trágico acontecimento.

Thalia, filha de Zeus, fugiu de casa quando tinha apenas dez anos e cruzou caminho com Luke e Annabeth. Ambos se tornaram amigos e, em determinado momento, foram atacados por monstros. Thalia se sacrificou para protegê-los e, em virtude de seu ato de bravura, Zeus a transformou em um belíssimo pinheiro às margens do Acampamento Meio-Sangue, para lembrar a todos do que sua filha havia feito. No final de ‘O Mar de Monstros’, ela é trazida de volta à sua forma humana através do Velo de Ouro, pouco depois entrando para a aventura de ‘A Maldição do Titã’.

Luke é filho de Hermes e posa como um dos principais antagonistas da série. Ele finge ser aliado de Percy, chegando até mesmo a ensiná-lo algumas coisas, mas logo revela sua natureza maligna. Luke é movido pelo desprezo que sentiu do pai, dizendo que ele o abandonou, e se junta a Cronos para destruir o Olimpo. Entretanto, em ‘O Último Olimpiano’, ele muda de lado novamente e esfaqueia a si próprio para destruir o senhor dos Titãs e impedir que o Olimpo seja varrido da existência.

Clarisse La Rue também é uma das grandes personagens da saga: ela é filha de Ares e é caracterizada como uma forte e alta garota com temperamento explosivo e arrogante – e, apesar de não gostar de Percy, ela é capaz de demonstrar compaixão. Nas batalhas finais, ela é congelada por um gigante e, depois de perecer, ela é recebida pelo próprio pai no Olimpo por sua coragem.

O ACAMPAMENTO

Apesar das múltiplas locações dos livros, a principal delas é, sem sombra de dúvida, o Acampamento Meio-Sangue. O local serve como refúgio, moradia e campo de treinamento para os semi-deuses, estando na costa norte de Long Island. O Acampamento é comandado pelo deus do vinho Dionísio, apelidado carinhosamente como Sr. D pelos alunos, e por Chiron, um Centauro protetor que supervisiona as atividades principais.

O Acampamento possui fronteiras mágicas que são reforçadas pelo Velo de Ouro – objeto mágico recuperado por Grover, Percy, Clarisse, Annabeth e o ciclope Tyson, meio-irmão de Percy. E, como já imaginamos, é o único lugar que pode proteger os semi-deuses não apenas de um mundo que não os compreende, mas das forças malignas que querem destruí-los. Lá, os campistas moram, originalmente, em doze cabanas diferentes, cada qual representando o pai ou a mãe divina que lhes deu a vida. Com o passar dos anos, cabanas para os deuses menores também foram construídas.

Para o treinamento dos semi-deuses, diversas áreas foram construídas, como um campo de arco e flecha, uma arena para luta com escadas, uma parede de escalada com lava, um anfiteatro, estábulos, um arsenal e, é claro, uma casa principal que serve como ponto de encontro. Para escondê-lo, o Acampamento foi ocultado com o nome Serviço de Morangos Delphi, em homenagem ao Oráculo de Delfos – que premedita os acontecimentos dos grandes heróis da mitologia grega.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS